LA�ngua Portuguesa, Poesia e MA?sica no Campus SA?o Francisco do Sul

Marcelo2No dia 05 de novembro, o poeta e professor de literatura da UFPR, Marcelo Sandmann, esteve no IFC -A�CampusA�SA?o Francisco do Sul para duas atividades. A primeira foi a palestra “MA?sica e LA�ngua Portuguesa: Trovadorismo Galego-PortuguA?s”, na qual o escritor abordou as relaA�A�es entre a origem do nosso idioma e as cantigas medievais produzidas pela nobreza ibA�rica. Na ocasiA?o, Marcelo analisou as principais caracterA�sticas das cantigas de amigo, das cantigas de amor e das cantigas satA�ricas. Uma das cantigas que a plateia pode ler e ouvir foi composta pelo poeta e trovador Matin Codax (sA�culos XIII e XIV), que A� o mais antigo texto escrito no idioma que hoje chamamos de LA�ngua Portuguesa.

No inA�cio da noite, a segunda atividade foi o I Sarau PoA�tico do IFC -A�CampusA�SA?o Francisco do Sul, no qual Marcelo Sandmann abordou sua trajetA?ria como poeta e compositor e fez uma leitura de poemas de diferentes fases de sua trajetA?ria, perpassando os quatro livros lanA�ados atA� o momento (LA�rico renitente;A�CriptA?grafo amador;A�Na franja dos diasA�eA�A fio). Logo apA?s, foi divulgado o resultado do I Concurso de Poemas do write fiction, purchase lioresal. Campus, cujos vencedores foram os seguintes: na categoria estudantes de nA�vel mA�dio, Paola Ribas GonA�alves, com o poemaA�Oito ou oitenta; na categoria estudantes de nA�vel superior, Edson Antonio Novais JA?nior, com o poemaA�SolidA?o; e na categoria servidores, Giselle Vanessa Trevisan, com o poemaA�A hipocrelA�tica. Na segunda metade do Sarau, servidores e alunos tambA�m leram alguns de seus poemas prediletos, sendo os poetas Paulo Leminski, Murilo Mendes e Maya Angelou alguns dos citados nas leituras.

As atividades foram uma iniciativa do programa de extensA?oA�Instituto CulturalA�e teve como objetivo promover a sensibilizaA�A?o da comunidade acadA?mica e francisquense para a produA�A?o poA�tica contemporA?nea e para apreciaA�A?o das relaA�A�es intrA�nsecas entre o nosso idioma e as formas artA�sticas, como a mA?sica e o poema, valorizando tambA�m a produA�A?o poA�tica de estudantes e servidores.