Língua Portuguesa, Poesia e Música no Campus São Francisco do Sul

Marcelo2No dia 05 de novembro, o poeta e professor de literatura da UFPR, Marcelo Sandmann, esteve no IFC – Campus São Francisco do Sul para duas atividades. A primeira foi a palestra “Música e Língua Portuguesa: Trovadorismo Galego-Português”, na qual o escritor abordou as relações entre a origem do nosso idioma e as cantigas medievais produzidas pela nobreza ibérica. Na ocasião, Marcelo analisou as principais características das cantigas de amigo, das cantigas de amor e das cantigas satíricas. Uma das cantigas que a plateia pode ler e ouvir foi composta pelo poeta e trovador Matin Codax (séculos XIII e XIV), que é o mais antigo texto escrito no idioma que hoje chamamos de Língua Portuguesa.

No início da noite, a segunda atividade foi o I Sarau Poético do IFC – Campus São Francisco do Sul, no qual Marcelo Sandmann abordou sua trajetória como poeta e compositor e fez uma leitura de poemas de diferentes fases de sua trajetória, perpassando os quatro livros lançados até o momento (Lírico renitente; Criptógrafo amador; Na franja dos dias e A fio). Logo após, foi divulgado o resultado do I Concurso de Poemas do Campus, cujos vencedores foram os seguintes: na categoria estudantes de nível médio, Paola Ribas Gonçalves, com o poema Oito ou oitenta; na categoria estudantes de nível superior, Edson Antonio Novais Júnior, com o poema Solidão; e na categoria servidores, Giselle Vanessa Trevisan, com o poema A hipocrelítica. Na segunda metade do Sarau, servidores e alunos também leram alguns de seus poemas prediletos, sendo os poetas Paulo Leminski, Murilo Mendes e Maya Angelou alguns dos citados nas leituras.

As atividades foram uma iniciativa do programa de extensão Instituto Cultural e teve como objetivo promover a sensibilização da comunidade acadêmica e francisquense para a produção poética contemporânea e para apreciação das relações intrínsecas entre o nosso idioma e as formas artísticas, como a música e o poema, valorizando também a produção poética de estudantes e servidores.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 10 de novembro de 2015, às 19:35 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).