Luzerna compartilha resultados de projeto de ExtensA?o sobre suicA�dio

Na noite do dia 17 de agosto de 2017, no AuditA?rio Afonso Dresch, na Unoesc, foi realizada uma mesa-redonda com a temA?tica Uma visA?o interdisciplinar do suicA�dio. O evento contou com a participaA�A?o de cerca de 300 pessoas, sendo o pA?blico formado por estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e egressos de vA?rios cursos da A?rea da saA?de da Unoesc, alA�m de alunos e colaboradores do IFCA�CampusA�Luzerna.

O coordenador de extensA?o doA�CampusA�Luzerna, Roberto Carlos Rodrigues, comemorou o sucesso da mesa-redonda: a�?Foi uma grande noite, em que tivemos um encontro multidisciplinar com vA?rios profissionais de diferentes A?reas. OA�IFCA�CampusA�Luzerna, atravA�s do fomento desse projeto de extensA?o, demonstra para a sociedade que estamos atentos A�s diversas necessidades da regiA?o em diversas A?reas, nA?o somente nas A?reas das tecnologiasa�?.

Cavalcante, professor de sociologia do IFCA�CampusA�Luzerna, destaca que o evento superou as expectativas de pA?blico no espaA�o da Unoesc. a�?O projeto sobre o fenA?meno suicA�dio na regiA?o meio-oeste catarinense mostrou, por meio de dados estatA�sticos, a necessidade de se rediscutir, urgentemente, nos municA�pios pesquisados, uma polA�tica pA?blica de prevenA�A?o do suicA�dioa�?. De acordo com o professor,A�o projeto foi muito importante para o Instituto, jA? que mostrou que o foco da instituiA�A?o nA?o A� apenas em tecnologia e automaA�A?o, fazendo-se ensino, pesquisa e extensA?o, tambA�m, nas A?reas de Humanidades. Portanto, o resultado desse trabalho, tanto na mA�dia, quanto nos eventos regionais (mesa-redonda, encontros, mostra cientA�fica, etc) foi extraordinA?rio no sentido da divulgaA�A?o positiva doA� writing workshops, buy dapoxetine. CampusA�regionalmente, enfatizou o professor Cavalcante.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, Scheila Beatriz Sehnem, comemora o sucesso do evento: a�?A prevenA�A?o comeA�a sempre pela desmistificaA�A?o e esse evento corroborou com esse processoa�?. A professora Scheila ainda destaca que precisamos aprender a trabalhar de forma multidisciplinar, uma vez que muitos profissionais ainda possuem muita resistA?ncia a este tipo de trabalho, dificultando o entrosamento das ciA?ncias. Segundo ela, esse tipo de atividade demonstra aos acadA?micos que a multidisciplinaridade A� possA�vel e que, dessa forma, a ciA?ncia se fortalece. Com relaA�A?o A� temA?tica, comenta que ainda hA? muito medo de se falar sobre o suicA�dio e a promoA�A?o de atividades como essa, ajuda a combater esses tabus, consequentemente auxiliando na prevenA�A?o desse, que A� um grave problema de saA?de pA?blica.

*Texto: Campus Luzerna, por Roberto Carlos Rodrigues | Assistente de Alunos.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Luzerna.