Luzerna compartilha resultados de projeto de Extensão sobre suicídio

Na noite do dia 17 de agosto de 2017, no Auditório Afonso Dresch, na Unoesc, foi realizada uma mesa-redonda com a temática Uma visão interdisciplinar do suicídio. O evento contou com a participação de cerca de 300 pessoas, sendo o público formado por estudantes dos cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e egressos de vários cursos da área da saúde da Unoesc, além de alunos e colaboradores do IFC Campus Luzerna.

O coordenador de extensão do Campus Luzerna, Roberto Carlos Rodrigues, comemorou o sucesso da mesa-redonda: “Foi uma grande noite, em que tivemos um encontro multidisciplinar com vários profissionais de diferentes áreas. O IFC Campus Luzerna, através do fomento desse projeto de extensão, demonstra para a sociedade que estamos atentos às diversas necessidades da região em diversas áreas, não somente nas áreas das tecnologias”.

Cavalcante, professor de sociologia do IFC Campus Luzerna, destaca que o evento superou as expectativas de público no espaço da Unoesc. “O projeto sobre o fenômeno suicídio na região meio-oeste catarinense mostrou, por meio de dados estatísticos, a necessidade de se rediscutir, urgentemente, nos municípios pesquisados, uma política pública de prevenção do suicídio”. De acordo com o professor, o projeto foi muito importante para o Instituto, já que mostrou que o foco da instituição não é apenas em tecnologia e automação, fazendo-se ensino, pesquisa e extensão, também, nas áreas de Humanidades. Portanto, o resultado desse trabalho, tanto na mídia, quanto nos eventos regionais (mesa-redonda, encontros, mostra científica, etc) foi extraordinário no sentido da divulgação positiva do Campus regionalmente, enfatizou o professor Cavalcante.

A coordenadora do curso de Psicologia da Unoesc, Scheila Beatriz Sehnem, comemora o sucesso do evento: “A prevenção começa sempre pela desmistificação e esse evento corroborou com esse processo”. A professora Scheila ainda destaca que precisamos aprender a trabalhar de forma multidisciplinar, uma vez que muitos profissionais ainda possuem muita resistência a este tipo de trabalho, dificultando o entrosamento das ciências. Segundo ela, esse tipo de atividade demonstra aos acadêmicos que a multidisciplinaridade é possível e que, dessa forma, a ciência se fortalece. Com relação à temática, comenta que ainda há muito medo de se falar sobre o suicídio e a promoção de atividades como essa, ajuda a combater esses tabus, consequentemente auxiliando na prevenção desse, que é um grave problema de saúde pública.

*Texto: Campus Luzerna, por Roberto Carlos Rodrigues | Assistente de Alunos.

**Imagens: Divulgação/Luzerna.

Esta notícia foi editada na terça-feira, 29 de agosto de 2017, às 13:49 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).