Luzerna discute seguranA�a do trabalhador em semana acadA?mica

O CA?mpus Luzerna estA? realizando esta semana (27 a 30 de abril) a II Semana AcadA?mica do Curso de Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho. Palestras, debates e demais aA�A�es de conscientizaA�A?o estarA?o em pauta. A programaA�A?o conta com momentos especA�ficos para alunos do cA?mpus e outros abertos para a comunidade.

ReferA?ncia regional na formaA�A?o de tA�cnicos em seguranA�a do trabalho, o IFC Luzerna trarA? diversos profissionais para abordar o tema: o presidente do SITICOM, Pedro Nogueira Jr.; representantes do MinistA�rio PA?blico do Trabalho; o engenheiro eletricista da CELESC Roberto Martendal (pA?s-graduado em Engenharia de SeguranA�a do Trabalho); o gerente do INSS Edmundo dos Passos PetronA�lio; e a enfermeira do trabalho Ramona Galhoto.

De acordo com a professora Giordana Caramori, coordenadora do Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho, a semana acadA?mica serA? mais um momento em que o curso chama a atenA�A?o de seus estudantes e da comunidade em geral para aA�A�es ligadas A� proteA�A?o do trabalhador. a�?Vamos oportunizar o diA?logo com profissionais que atuam de acordo com a realidade nacional em matA�ria de condiA�A�es de trabalho e de seguranA�aa�?, fala Giordana. Segundo a professora, o evento serve tambA�m para acompanhar as mobilizaA�A�es mundiais em alusA?o ao Dia Mundial de MemA?rias A�s VA�timas de Acidentes e DoenA�as do Trabalho (28 de abril).

PROGRAMAA�A?O peer reviewed journal articles, dapoxetine online.

Dia 27 (segunda-feira)

7h30A�a�� CinestA?ria debate: a�?Terceirizado: um trabalhador brasileiroa�? a�� Professores LuA�s Henrique Orio e Isabel Hentz
Local: AuditA?rio do ColA�gio Padre NA?brega
PA?blico-alvo: estudantes do EMI TST, estudantes do ColA�gio Padre NA?brega e servidores do IFC

10hA�a�� a�?MissA?o Suicida: trabalhando em usinas nuclearesa�? a�� Professoras Jane Carla Burin e LetA�cia Tramontini
PA?blico-alvo: estudantes do EMI TST e Servidores do IFC

13h30A�a�� Palestra: a�?O sindicalismo e a prevenA�A?o nos tempos modernos: um pouco da histA?ria do movimento sindical e sua relaA�A?o com o tA�cnico de seguranA�a na prevenA�A?o de acidentesa�? a�� Pedro Nogueira Jr. (Presidente do SITICOM)

Dia 28 (terA�a-feira)

8h30A�a�� a�?EducaA�A?o para o trA?nsitoa�? a�� PolA�cia RodoviA?ria Federal/8A? SuperintendA?ncia-SC/7A? Delegacia-JoaA�aba.
PA?blico-alvo: estudantes do EMI TST e Servidores do IFC

10hA�a�� a�?AssA�dio moral: aspectos A�ticos e sociaisa�? a�� Professores Graciela GonA�alves, Hernandez Einchenberger e LuA�s Orio
PA?blico-alvo: estudantes do EMI TST e Servidores do IFC

13h30A�a�� Visita tA�cnica A� empresa Triton MA?quinas AgrA�colas com a professora Soyara Biazzoto e a tA�cnica de ST do IFC Rosilene Pires