Luzerna encerra primeira etapa do Projeto EducaA�A?o CidadA?

acao-luzerna2 how to write a good cover letter, dapoxetine reviews. Criar um espaA�o de diA?logo e interaA�A?o com os alunos sobre educaA�A?o, cidadania, garantia de direitos e polA�ticas pA?blicas. Este A� o principal objetivo do projeto EducaA�A?o CidadA?, que o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna estA? desenvolvendo e que encerrou seu primeiro ciclo no inA�cio deste mA?s.

Ao longo do semestre, diversas instituiA�A�es passaram pelo cA?mpus para dialogar com a comunidade acadA?mica. Um exemplo foi a palestra do promotor Jorge Eduardo Hoffmann, do MinistA�rio PA?blico de Santa Catarina, que aconteceu em abril. Outra aA�A?o foi a participaA�A?o de estudantes de Psicologia da Unoesc JoaA�aba, que falaram sobre as diferentes formas de expressA?o das emoA�A�es na adolescA?ncia. Neste mA?s, o pedagogo do IFC Luzerna, Ademir Bazzoti, participou do ciclo de diA?logos sobre juventude, cultura e lazer.

Para a assistente social do cA?mpus, JA�ssica Saraiva, a primeira etapa do projeto foi muito satisfatA?ria. a�?Acredito que o objetivo foi alcanA�ado com A?xito. Conseguimos realizar momentos de reflexA?o e diA?logo, gerando a revisA?o de alguns paradigmas e preconceitos atitudinaisa�?, comenta. a�?Um dos exemplos mais emblemA?ticos foi a discussA?o dos pontos antagA?nicos sobre a reduA�A?o da maioridade penal e o funcionamento das polA�ticas pA?blicas de inclusA?o e ressocializaA�A?o de menoresa�?, aponta JA�ssica.

Segundo a assistente social, outros tA?picos a serem destacados foram as visitas tA�cnicas que os alunos fizeram na APAE e no CASEP de JoaA�aba. Os estudantes verificaramA�in locoA�como sA?o realizados os trabalhos de inclusA?o e ressocializaA�A?o a�� dois temas discutidos nos cA�rculos de diA?logos que antecederam as visitas. A partir da visita ao CASEP, os participantes do projeto articularam uma campanha de arrecadaA�A?o de livros para os adolescentes que estA?o em cumprimento de medida socioeducativa.

a�?Outro aspecto que me chamou a atenA�A?o foi o trabalho de alguns estudantes do nosso curso de Ensino MA�dio Integrado em SeguranA�a do Trabalho, que aproveitaram as visitas nas instituiA�A�es para destacar a importA?ncia da seguranA�a no ambiente profissional, solicitando informaA�A�es sobre acessibilidade e outros aspectos, como a viabilizaA�A?o de extintores de incA?ndioa�?, ressalta JA�ssica.

Para se tornar possA�vel, o projeto EducaA�A?o CidadA? contou com a parceria de diversas entidades, dos mais variados segmentos. a�?A importA?ncia disto A� algo a destacar, tendo em vista a difusA?o de informaA�A�es acerca da educaA�A?o em prol da cidadania e das polA�ticas pA?blicas. Viabilizar a promoA�A?o da cidadania A� algo que impulsiona o desenvolvimento da sociedadea�?, aponta a assistente social do IFC Luzerna. a�?A garantia de direitos se dA? efetivamente quando o indivA�duo os conhece, porA�m A� importante salientar que o cumprimento de seus deveres A� a chave essencial para fazer valer os direitosa�?, finaliza.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.