Luzerna encerra quarta ediA�A?o da SECITEC ampliando discussA?o sobre ciA?ncia

secitec-luzerna3Principal evento cientA�fico do Instituto Federal Catarinense (IFC)A�CampusA�Luzerna, a Semana da CiA?ncia e Tecnologia (SECITEC) foi marcada por apresentaA�A�es de projetos acadA?micos e Trabalhos de ConclusA?o de Curso (TCCs), minicursos, palestras e cA�rculos de diA?logos. A abertura aconteceu na terA�a-feira (01/09) A� noite, no Centro de Eventos SA?o JoA?o Batista. A palestra inicial foi com o professor FA?bio Lazzarotti, da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), que abordou o quadro da inovaA�A?o no Meio Oeste catarinense.A�Na ocasiA?o, tambA�m, o IFC realizou a solenidade de formatura de 14 novos profissionais tA�cnicos em AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho.

A quarta ediA�A?o da SECITEC seguiu nos dois dias seguintes nas dependA?ncias doA�campus. Propriedade intelectual, nanotecnologia, educaA�A?o financeira e eficiA?ncia energA�tica foram alguns dos temas abordados por alunos, servidores e convidados. Mais de 40 pA?sters de trabalhos cientA�ficos foram expostos no novo bloco de ensino da instituiA�A?o.

Na quinta-feira de manhA?, um dos temas discutidos foi a descriminalizaA�A?o das drogas. De acordo com a professora Isabel Cristina Hentz, a sugestA?o do assunto foi levantada pelos prA?prios alunos. a�?Eles tA?m muita curiosidade de saber sobre essa questA?o. Achamos importante porque estA? acontecendo um debate internacional da descriminalizaA�A?o, com os caminhos possA�veis e o que os outros paA�ses estA?o percebendoa�?, comentou Isabel.

Segundo o professor Hernandez Eichenberger, a SECITEC A� importante tambA�m para expandir o conceito de ciA?ncia. a�?A�s vezes acabamos tendo uma visA?o um pouco estereotipada a respeito do que A� a ciA?ncia, ligada a um sujeito de guarda-pA? branco em um laboratA?rio, por exemploa�?, disse. a�?As ciA?ncias estA?o atuando industrialmente e de modo laboratorial, mas tambA�m existe um debate, um modo investigativo e metodolA?gico capaz de responder algumas das questA�es que instigam a sociedade como um todoa�?, destacou Hernandez.

great cover letter, purchase lioresal.

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.