Luzerna forma novos profissionais através do Pronatec

luzerna-pronatec2Cerca de 40 alunos participaram no dia 22/5 da formatura dos cursos do Pronatec em Luzerna. A solenidade, que aconteceu no auditório do Colégio Padre Nóbrega, concedeu os certificados de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Operador de Computador e de Eletricista Industrial, além de Técnico em Segurança do Trabalho. Os cursos foram ofertados através de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) Câmpus Luzerna, Prefeitura Municipal e CRAS.

O Pró-Reitor de Desenvolvimento Humano e Social do IFC, professor Neri Jorge Golynski, participou da solenidade. “O instituto vê com muito amor e carinho o Pronatec. Ele oportuniza a muitas pessoas que não teriam uma oportunidade de fazer um curso de Formação Inicial e Continuada ou um curso técnico a chance de realizar este sonho”, disse o professor. “Estamos tendo um feedback altamente positivo. Vemos as pessoas comentando, principalmente nos câmpus mais antigos, que nunca tiveram a oportunidade de estudar em um ambiente como este e agora podem”, destacou.

A formanda Ivete Favetti, do curso de Operador de Computador, diz que já trabalhava com informática. Fez o curso para aprender um pouco mais e, ainda, estimular algumas colegas que não tinham o domínio. “Estamos hoje aqui para comemorar com muita alegria. Acho que os cursos só vêm a somar para toda a sociedade. Pela gratuidade, penso que é uma oportunidade ímpar. Só não faz quem não quer”, disse.

O prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, enalteceu a parceria com o IFC. “Em relação a estes cursos, identificamos a demanda com o trabalho do CRAS. Depois de tudo formatado, nós buscamos as instituições parceiras”, comentou. “É uma grata satisfação termos em nosso município o Instituto Federal Catarinense, que tem profissionais de alto padrão. O município só tem a ganhar. Hoje, quando falamos em institutos de excelência, logo lembramos dos institutos federais”.

De acordo com Michele Tedesco, do CRAS, as entidades entram em contato para firmar as parcerias e pactuar os cursos via Pronatec: “Isto acontece desde 2012 e, cada vez mais, as pessoas estão procurando os cursos e se interessando pelo programa”, comentou.

luzerna-pronatec1

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 27 de maio de 2015, às 13:11 por Nicole Trevisol.