Luzerna forma novos profissionais atravA�s do Pronatec

luzerna-pronatec2Cerca de 40 alunos participaram no dia 22/5 da formatura dos cursos do Pronatec em Luzerna. A solenidade, que aconteceu no auditA?rio do ColA�gio Padre NA?brega, concedeu os certificados de FormaA�A?o Inicial e Continuada (FIC) de Operador de Computador e de Eletricista Industrial, alA�m de TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho. Os cursos foram ofertados atravA�s de uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Luzerna, Prefeitura Municipal e CRAS.

O PrA?-Reitor de Desenvolvimento Humano e Social do IFC, professor Neri Jorge Golynski, participou da solenidade. a�?O instituto vA? com muito amor e carinho o Pronatec. Ele oportuniza a muitas pessoas que nA?o teriam uma oportunidade de fazer um curso de FormaA�A?o Inicial e Continuada ou um curso tA�cnico a chance de realizar este sonhoa�?, disse o professor. a�?Estamos tendo umA�feedbackA�altamente positivo. Vemos as pessoas comentando, principalmente nos cA?mpus mais antigos, que nunca tiveram a oportunidade de estudar em um ambiente como este e agora podema�?, destacou.

A formanda Ivete Favetti, do curso de Operador de Computador, diz que jA? trabalhava com informA?tica. Fez o curso para aprender um pouco mais e, ainda, estimular algumas colegas que nA?o tinham o domA�nio. a�?Estamos hoje aqui para comemorar com muita alegria. Acho que os cursos sA? vA?m a somar para toda a sociedade. Pela gratuidade, penso que A� uma oportunidade A�mpar. SA? nA?o faz quem nA?o quera�?, disse.

O prefeito de Luzerna, MoisA�s Diersmann, enalteceu a parceria com o IFC. a�?Em relaA�A?o a estes cursos, identificamos a demanda com o trabalho do CRAS. Depois de tudo formatado, nA?s buscamos as instituiA�A�es parceirasa�?, comentou. a�?A� uma grata satisfaA�A?o termos em nosso municA�pio o Instituto Federal Catarinense, que tem profissionais de alto padrA?o. O municA�pio sA? tem a ganhar. Hoje, quando falamos em institutos de excelA?ncia, logo lembramos dos institutos federaisa�?.

De acordo com Michele Tedesco, do CRAS, as entidades entram em contato para firmar as parcerias e pactuar os cursos via Pronatec: a�?Isto acontece desde 2012 e, cada vez mais, as pessoas estA?o procurando os cursos e se interessando pelo programaa�?, comentou.

luzerna-pronatec1 how to analyse an article, purchase clomid.

* Texto e fotos: CECOM/Luzerna.