Luzerna implanta grupos de modalidades para combater a falta de interesse na educaA�A?o fA�sica

p_20170310_105952Desde o inA�cio do ano, o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Luzerna tem atuado com uma nova proposta para as aulas prA?ticas de educaA�A?o fA�sica. A instituiA�A?o, que oferta o Ensino MA�dio Integrado em AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho, estA? lidando com uma forma diferente para combater a falta de interesse nas atividades da disciplina. Agora, os estudantes do segundo e do terceiro ano tA?m a possibilidade de escolher um grupo de modalidades: esportes de invasA?o (handebol, basquete, futsal e rugby), esportes de rede (vA?lei, badminton e tA?nis) e ginA?stica e danA�a (tango e flamenco).

A iniciativa partiu do professor Humberto LuA�s de Cesaro, que, em seu doutorado, realizou um estudo sobre o abandono discente nas aulas de educaA�A?o fA�sica a�� ou seja, o processo pelo qual estudantes do ensino mA�dio vA?o demonstrando cada vez menos interesse pelas atividades prA?ticas desta disciplina, chegando ao ponto de nA?o mais praticA?-la. a�?Entre os motivos para este abandono estA? a falta de interesse pelas atividades, seja por nA?o gostar de um determinado conteA?do, seja por nA?o ter habilidade para acompanhar os colegasa�?, explica o professor.

Com os dados em mA?os, o docente apresentou ao IFC uma nova organizaA�A?o das atividades, separadas por grupos de interesse. As aulas de educaA�A?o fA�sica acontecem ao mesmo tempo das aulas de lA�ngua estrangeira, assim, A� possA�vel formar grupos que envolvam as duas turmas de segundo ano, ou as duas turmas do terceiro ano.

p_20170310_110006a�?No terceiro ano, por exemplo, estudantes das duas turmas (AutomaA�A?o e SeguranA�a) terA?o aulas de esportes de invasA?o na segunda-feira, enquanto os colegas que optaram pela danA�a estarA?o na aula de lA�ngua estrangeira; na terA�a, A� o contrA?rioa�?, destaca Humberto. A nova organizaA�A?o permite o aprofundamento das prA?ticas corporais que mais interessam a cada estudante. a�?Quando os conteA?dos sA?o diluA�dos ao longo do ensino mA�dio, a aprendizagem A� superficial; isso nA?o ocorre nessa organizaA�A?o porque hA? mais tempo para o desenvolvimento de cada conteA?do.a�?

No IFC, a disciplina de educaA�A?o fA�sica A� dividida entre aulas prA?ticas e teA?ricas. a�?Cada um dos trA?s anos tem um eixo norteador: saA?de e lazer no primeiro ano, anatomia no segundo, fisiologia no terceiro. Esses conteA?dos sA?o trabalhados de forma teA?rica, sempre buscando estabelecer relaA�A�es com a prA?ticaa�?, fala o professor. a�?No estudo da fisiologia, por exemplo, alA�m de compreender os processos bA?sicos para o funcionamento do corpo humano, os alunos estudam os efeitos que o exercA�cio produz sobre o organismoa�?, finaliza Humberto.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

thinking meaning, zithromax without prescription.