Luzerna realiza aA�A�es de cuidado com o meio ambiente

meio-ambiente-luzerna1Duas aA�A�es de cuidado com o meio ambiente estA?o em curso no IFC Luzerna. A primeira A� a disponibilizaA�A?o, por parte do NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) do campus, de recipientes para pilhas e baterias usadas, que serA?o enviadas A�s entidades para o encaminhamento correto deste tipo de material. Os locais de coleta sA?o a CoordenaA�A?o de Infraestrutura e ServiA�os (CIS), no Bloco Administrativo, e a Secretaria AcadA?mica, no Bloco A.

Outra aA�A?o partiu da servidora Jaqueline AmA?bile Ropelato, tA�cnica em assuntos educacionais. AcadA?mica de Direito da Unoesc JoaA�aba, Jaqueline idealizou, para a disciplina de direito ambiental do seu curso, uma campanha de conscientizaA�A?o sobre o descarte de medicamentos vencidos. a�?PrecisA?vamos desenvolver uma aA�A?o sustentA?vel na comunidade, no local de trabalho ou em casa. Escolhi fazer no IFC pois a campanha tem um cunho educativo, seu foco principal A� a conscientizaA�A?o sobre os impactos que o descarte de medicamentos tem no meio ambientea�?, comenta.

De acordo com a servidora, muitas pessoas nA?o sabem que os medicamentos contaminam o solo, a A?gua e o ar. a�?Por isso A� importante divulgar esta informaA�A?o para que todos evitem o descarte no lixo comum ou no vaso sanitA?rio, que A� muito comum. As estaA�A�es de tratamento de esgoto nA?o sA?o capazes de eliminar todos os componentes quA�micos dos medicamentos, assim, quando o medicamento A� descartado no meio ambiente, esses resA�duos acabam retornando para o consumo humanoa�?, fala Jaqueline. a�?HA? ainda o perigo de uso destes remA�dios pelas pessoas que vivem prA?ximas aos aterros sanitA?rios ou que trabalham com a reciclagem de lixo.a�? A servidora ainda elaborou um a�?mascotea�? para a campanha, batizado de Tarjinha (confira nas fotos abaixo).

new movie review, buy dapoxetine online.

A campanha A� permanente e os medicamentos coletados serA?o destinados aos postos de saA?de da regiA?o, que cuidam da forma correta de destinaA�A?o. A caixa coletora estA? localizada no tA�rreo do Bloco A atA� o final do mA?s. Depois, ficarA? na Secretaria AcadA?mica.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Deixe um comentário