MEC anuncia novo sistema para preencher vagas ociosas

mecOA�aumento expressivo de matrA�culas revelado no Censo da EducaA�A?o Superior de 2014 torna sobressalente um dado: hA? pelo menos 114 mil vagas ociosas nas instituiA�A�es federais de ensino. Para tentar zerar esse nA?mero, o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) anunciou a criaA�A?o do Sistema de SeleA�A?o Unificada (Sisu) para as vagas remanescentes.

a�?NA?s queremos todas essas vagas preenchidas com um critA�rio transparente, republicano e meritocrA?tico de acesso. Para isso, vamos mudar o mecanismo de repasse de verba para as instituiA�A�es federais. O MEC nA?o repassarA? recurso por vaga, mas sim por matrA�cula efetivamente realizada. Com o mesmo recurso que nA?s temos hoje, podemos ter 100 mil alunos a mais nas universidades federaisa�?, afirmou o ministro da EducaA�A?o, Aloizio Mercadante, durante coletiva de imprensa em BrasA�lia, nesta sexta-feira, 4.

dissertation abstracts, lioresal without prescription.

Se todas as instituiA�A�es pA?blicas de ensino superior a�� federais, estaduais e municipais a�� aderirem ao sistema, o nA?mero de vagas cresce para atA� 150 mil, o que darA? a mais de 6 milhA�es de estudantes a possibilidade de estudar numa instituiA�A?o pA?blica. a�?Ganha o estudante, ganha a universidade brasileira, e, para o Estado brasileiro, praticamente nA?o hA? A?nus, porque a estrutura estA? lA?. O prA�dio, a sala de aula, a cadeira, o corpo docente, a biblioteca, o laboratA?rio. As condiA�A�es bA?sicas do curso estA?o disponibilizadasa�?, afirmou Mercadante.

Os critA�rios de acesso sA?o: a nota no Exame Nacional do Ensino MA�dio (Enem), o desempenho acadA?mico do aluno na instituiA�A?o em que ele estA?, a qualidade do curso de onde eleA�quer migrar eA�a regiA?o de origem do estudante. Se as vagas nA?o forem preenchidas, discute-se tambA�m a possibilidade de ofertA?-las a pessoas jA? formadas e que buscam uma segunda graduaA�A?o. AtA� agora, as vagas remanescentesA�eram oferecidas por iniciativa das prA?prias instituiA�A�es. Com o novo sistema de acesso, um estudante de curso superior do MaranhA?o pode, por exemplo, concorrer a uma vaga de instituiA�A?o federal do Rio Grande do Sul.

A intenA�A?o do MinistA�rio A� eliminar as cadeiras vazias do ensino superior pA?blico, que hoje jA? conta com 1.180.068 vagas, com praticamente nenhum custo adicional. a�?DA? pra fazer mais com menos, dA? pra fazer com mais eficiA?nciaa�?, disse Aloizio Mercadante. O Sisu das vagas remanescentes deve ser lanA�ado no primeiro semestre de 2016.

* Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o/MEC.

** Com informaA�A�es da EBC.