MEC vai premiar experiA?ncias de combate ao Aedes aegypti e de inovaA�A?o tecnolA?gica

mobilizacao_professoresO MinistA�rio da EducaA�A?o vai premiar as melhores ideias e experiA?ncias bem-sucedidas que promovam a inovaA�A?o na educaA�A?o profissional e tecnolA?gica e apresentem soluA�A�es para o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e A� microcefalia. A aA�A?o faz parte dos concursos O Desafio da EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica e Desafio da EducaA�A?o ZikaZero, ambos abertos A� participaA�A?o de estudantes, profissionais e demais interessados.

Os prA?mios podem chegar a R$ 2 mil, na categoria individual, e R$ 25 mil, na categoria de curso ou instituiA�A?o indicada. Nessa A?ltima classificaA�A?o, podem concorrer escolas pA?blicas, estaduais e municipais, do paA�s e cursos de graduaA�A?o e tA�cnicos de universidades federais e institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia.

Para o titular da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MEC, Marcos Viegas, os concursos inovam ao colocar a sociedade em papel de protagonismo, alA�m de estimular o desenvolvimento e o intercA?mbio de ideias. a�?A� uma estratA�gia de mobilizaA�A?o que possibilita A� populaA�A?o propor, avaliar e compartilhar soluA�A�es inovadoras de alto impacto para aprimorar temas relevantes de interesse social, a exemplo da educaA�A?o profissional e tecnolA?gica e da saA?de pA?blicaa�?, observa.

No caso do concurso Desafio da EducaA�A?o ZikaZero, temos conhecimento de vA?rias iniciativas que estA?o apresentando resultados positivos, mas estA?o dispersas.a�?

Temas a�� No concurso Desafio da EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, os inscritos podem contribuir com dez temas, que serA?o divididos em trA?s rodadas, conforme o cronograma disposto em edital.

admission essay, cheap Zoloft.

Na primeira rodada, os temas avaliados sA?o:
a�? Construir mecanismos de integraA�A?o entre o ensino mA�dio e o ensino tA�cnico e profissional.
a�? Encorajar o acesso, a permanA?ncia e o A?xito de estudantes na educaA�A?o profissional e tecnolA?gica, para inclusA?o socioprodutiva.
a�? Aprimorar a formaA�A?o de professores e gestores do ensino profissional e tecnolA?gico.

Na segunda rodada:
a�? Engajar o setor produtivo com a educaA�A?o profissional e tecnolA?gica.
a�? Construir currA�culos de cursos alinhados A�s necessidades do mundo de trabalho.
a�? Fortalecer o sistema de ensino profissional e tecnolA?gico a distA?ncia.

Na terceira rodada:
a�? Impulsionar a captaA�A?o e a aplicaA�A?o de recursos destinados ao desenvolvimento de inovaA�A�es tecnolA?gicas para aprimoramento do ensino.
a�? Desenvolver mA�todos de avaliaA�A?o de ensino e aprendizagem para a educaA�A?o profissional e tecnolA?gica.
a�? Construir estratA�gias de formaA�A?o inovadoras que compatibilizem a formaA�A?o cidadA? com a inserA�A?o profissional do trabalhador.
a�? Construir prA?ticas pedagA?gicas inovadoras em educaA�A?o profissional e tecnolA?gica.

Zika a�� Para o Desafio da EducaA�A?o ZikaZero, os competidores serA?o estimulados a apresentar propostas que possam contribuir com estratA�gias ou ferramentas para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A�As sugestA�es cadastradas nas plataformas de cada um dos concursos ficarA?o disponA�veis para avaliaA�A?o popular. Ao final do perA�odo estabelecido pelos editais, serA? gerado um ranking com os primeiros colocados, classificados por critA�rios como o somatA?rio de pontos e o engajamento com o tema.

Para participar, basta ter acesso A� plataforma virtual de cada prA?mio. ApA?s a validaA�A?o da inscriA�A?o, os participantes devem indicar, para fins de premiaA�A?o, um curso tA�cnico ou de graduaA�A?o de instituto federal, universidade federal ou escola pA?blica estadual ou municipal.

Mais informaA�A�es nos editais nA? 52/2016, sobre o Desafio da EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica, e nA? 55/2016, sobre o Desafio da EducaA�A?o ZikaZero, publicados no DiA?rio Oficial da UniA?o de 12 de maio deste ano.

Confira:
a�? Plataforma do Desafio da EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica
a�? Plataforma do Desafio da EducaA�A?o ZikaZero

A�A�
A� *Texto e foto: DivulgaA�A?o/MEC.