Mestrandas do IFC apresentam trabalho no maior evento nacional de educação

As alunas do Mestrado Profissional em Ensino do IFC Campus Blumenau Karem Resende e Luana Tillmann participaram da 39ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), maior evento nacional de educação, que ocorreu de 20 a 24 de outubro, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Pela primeira vez, cegas usuárias de cães-guias apresentaram trabalho em uma reunião da ANPEd.

Elas apresentaram o trabalho Didática e Inclusão Educacional: Contribuições para o Trabalho Docente no Âmbito do Ensino Médio Integrado com Estudantes Cegos, que tem orientação da professora e reitora do IFC, Sônia Regina de Souza Fernandes. “Abordamos a didática na relação com os processos de inclusão educacional, especialmente no contexto do ensino médio integrado, fazendo um recorte dos nossos projetos que estão em andamento, que tratam de materiais táteis didáticos acessíveis e de tecnologias assistivas para favorecer o processo de ensinagem para alunos cegos. Estes estudos serão organizados, ao final do mestrado, na forma de produto educacional”, explicou Karem.

Ambos cães-guias, Dallas e Mambo foram treinados pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do IFC Campus Camboriú. Elas contam que, desde a abertura do evento, até o último momento em que estiveram nas dependências da UFF, os cães foram o fator socializador. “Não houve um momento sequer em que as pessoas deixassem de perguntar de onde eles vieram, como foi o período de socialização e treinamento, e, é claro, se podiam fazer carinho, momento no qual explicávamos todo o processo”.

Sobre o evento, elas consideraram a experiência de estar na presença de grandes nomes, inclusive de nomes que compõem o referencial teórico do mestrado, como Boaventura de Souza Santos, Maria Ciavatta, Demerval Saviani, Gaudêncio Frigotto, Maria Izabel da Cunha e Celso Ferreti, “indescritível”. “Nós só temos a agradecer à orientadora Sônia, por acreditar em nosso potencial e por ensinar e aprender com nossas particularidades, resultando nas pesquisas que apresentamos; à coordenadora Inge Suhr, que nos acompanhou e que proporcionar tamanho aprendizado nesses dias, estreitando laços e respeitando a individualidade de cada uma de nós e dos cães-guia. E ao IFC, por nos proporcionar educação pública, gratuita e de qualidade”.

Texto: Cecom/Blumenau/Gisele Silveira
Imagem: Divulgação