Ministra Damares sinaliza apoio ao Programa Cães-guia do IFC

A ministra Damares Alves, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, sinalizou apoio ao Programa Cães-guia do Instituto Federal Catarinense (IFC), na quinta-feira (25/04), durante o lançamento do Programa federal de envelhecimento saudável.

Segundo o coordenador do Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia do IFC, Luiz Alberto Ferreira, durante o evento, os membros do Centro conversaram com Damares sobre o funcionamento do Programa e ela afirmou que pretende criar uma coordenação nacional, na pasta do ministério, para tratar da temática. Na oportunidade, a equipe do IFC aproveitou para entregar um exemplar do livro “Cães-guia no Brasil: primeiros estudos”. A obra reúne artigos produzidos a partir da oferta do primeiro curso de treinador e instrutor de cães-guia, realizado pelo IFC. O livro foi organizado por Márcia Santos de Souza, Diana Cuglovici Abrão, Luiz Alberto Ferreira e Olivia Von der Weid.

Sobre o curso – O curso de pós-graduação em Treinador e Instrutor de Cães-guia do IFC já formou nove profissionais, que ingressaram em 2012. A primeira turma foi formada por servidores públicos pertencentes aos Institutos Federais (IFs) onde seis outros Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia estavam, na época, em fase de implantação. De acordo com o coordenador do Centro, os servidores formados serão responsáveis pela multiplicação do curso nos demais Institutos.

Final de 2018, o IFC lançou o edital para a comunidade ingressar no curso de pós-graduação em Treinador e Instrutor. Atualmente, o Centro conta com oito novos estudantes em formação.

Números – O Programa Cães-guia do IFC já entregou 29 cães, nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Atualmente estão em treinamento mais 28 cães. Vale ressaltar, no entanto, que apenas 30% dos cães que entram no programa de treinamento chegam à fase final. Tal fato se deve aos problemas de saúde ou comportamentais que os cachorros podem apresentar.

Todos os cães entregues pelo IFC são intermediados por Edital específico de chamada pública para cadastramento de candidatos à utilização da tecnologia assistiva. Todo custeio da formação é realizado por verba federal e a pessoa com deficiência visual recebe o cão-guia gratuitamente.

Sobre o Programa Cães-guia – O projeto cães-guia iniciou em 2008 como uma ação do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFC Camboriú. Em 2011, foi incorporado ao “Viver sem limite”, do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O projeto, que visa o aumento do número de cães-guia pela oferta inédita de curso de treinador e instrutor de cães-guia no Brasil, está sendo ampliado para outros seis Institutos Federais de diferentes regiões do país.

O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia está localizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Camboriú e foi o primeiro dos 06 Centros que instalados no Brasil. Atualmente também já estão em funcionamento o IF Espírito Santo – Campus de Alegre e IF Goiano – Campus Urutaí.

Confira a lista dos Institutos Federais que estão em fase de implantação de Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia:

F de Sergipe – Campus São Cristóvão
IF do Amazonas – Campus Manaus
IF do Ceará – Campus Limoeiro do Norte
IF Sul de Minas – Campus Muzambinho

Famílias socializadoras – São pessoas voluntárias que se dispõe a socializar o futuro cão-guia durante, aproximadamente, 15 meses. O papel das famílias é conduzir o cachorro a todos ambientes sociais possíveis (trabalho, transporte público, comércio etc) para que o futuro cão-guia desenvolva um comportamento apropriado para exercer o trabalho de guiar.

Caso você tenha interesse em ser uma família socializadora, entre em contato por e-mail com ctcaesguia.camboriu@ifc.edu.br

Texto: Cecom/Camboriú/Marília Massochin
Imagem: Liliane Rodrigues