Ministro anuncia novas aA�A�es para a educaA�A?o de jovens e adultos em evento internacional

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A A�ndia ticuna Djuena Tikuna cantou o Hino Nacional na abertura da conferA?ncia (foto: Isabelle AraA?jo/MEC).

Unir a dimensA?o tA�cnico-profissional A� educaA�A?o oferecida na vida adulta e pensar a formaA�A?o de professores com uma pedagogia especA�fica para essa modalidade de ensino. Estas sA?o algumas das novas aA�A�es do MinistA�rio da EducaA�A?o para a educaA�A?o de jovens e adultos. As iniciativas foram anunciadas pelo ministro Aloizio Mercadante na abertura da ConferA?ncia Internacional de EducaA�A?o de Adultos, a Confintea Brasil +6, aberta nesta segunda-feira, 25.

Seis anos apA?s sediar a primeira ediA�A?o da conferA?ncia no hemisfA�rio sul, o Brasil volta a reunir sociedade civil, organismos internacionais e especialistas no tema para avaliar e discutir os avanA�os na A?rea. a�?Queremos trabalhar a ideia Pronatec-EJA e nA?o mais separar essas duas dimensA�esa�?, disse Mercadante. a�?A formaA�A?o tA�cnico-profissional, a qualificaA�A?o profissional, motiva esses trabalhadores a voltar A� escola, a voltar a estudar, e eles podem concluir os anos iniciais, os anos finais, o ensino mA�dio com uma formaA�A?o.a�?.

Segundo o ministro, os institutos federais de educaA�A?o, ciA?ncia e tecnologia estA?o trabalhando nessa direA�A?o, com o Sistema S, para criar novas matrA�culas para jovens e adultos no Programa Nacional de Acesso ao Ensino TA�cnico e Emprego (Pronatec). Um grupo de trabalho jA? foi formado no MEC, para planejar a formaA�A?o de mais professores com atuaA�A?o na educaA�A?o de jovens e adultos. Segundo Mercadante, A� importante trabalhar uma pedagogia especA�fica dentro dos cursos de licenciatura, para que os professores respondam melhor A� realidade dos alunos que chegam A� escola em etapa posterior A� regular.

Durante a abertura do fA?rum, representantes de organismos internacionais, como o gerente do Instituto para a Aprendizagem ao Longo da Vida da OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas para EducaA�A?o, CiA?ncia e Cultura (Unesco), Werner Mauch, e a secretA?ria-geral do Conselho Internacional de EducaA�A?o de Adultos (Icae), Katarina Popovic, elogiaram o comprometimento do governo brasileiro com a inclusA?o de jovens e adultos na escola. Para Katarina, a educaA�A?o dos adultos nunca foi tA?o necessA?ria e tA?o pouco valorizada no mundo, mas o Brasil tem a�?levado muito a sA�rioa�? a responsabilidade sobre a educaA�A?o voltada para a esse pA?blico.

Mercadante ressaltou as polA�ticas pA?blicas que o paA�s implementou desde a Confintea realizada em BelA�m, em dezembro de 2009. O ministro lembrou as conferA?ncias nacionais de educaA�A?o ocorridas em duas ediA�A�es e a criaA�A?o do Plano Nacional de EducaA�A?o (PNE), com metas especA�ficas para a educaA�A?o de jovens e adultos.

Medalha a�� Promovido pelo MinistA�rio da EducaA�A?o, com o apoio da Unesco e a da OrganizaA�A?o dos Estados Ibero-Americanos para EducaA�A?o, CiA?ncia e Cultura (OEI), o evento foi palco, ainda, da entrega da Medalha Paulo Freire. Concedida pela Secretaria de EducaA�A?o Continuada, AlfabetizaA�A?o, Diversidade e InclusA?o (Secadi) do MEC desde 2005, a comenda, de valor cultural, reconhece experiA?ncias bem-sucedidas na educaA�A?o de jovens e adultos no Brasil.

Entre as 65 concorrentes deste ano, cinco receberam menA�A?o honrosa e outras cinco foram premiadas com a medalha. Bahia, ParanA?, SA?o Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina sA?o os estados que tiveram instituiA�A�es agraciadas.

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Texto: Assessoria de ComunicaA�A?o Social/MEC, com adaptaA�A�es.

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