Moda como forma de inclusA?o

moda-acesso2Com a proposta de aliar a moda e a fotografia como forma de inclusA?o, uma agA?ncia de modelos, que sA? trabalha com pessoas com deficiA?ncia, buscou, em suas campanhas, trabalhar valores, como coragem, superaA�A?o, igualdade na diversidade, autoestima e beleza.

Quando trabalhava em um Centro de ReabilitaA�A?o para pessoas com deficiA?ncia, como responsA?vel pelo setor de fotografia, Kika de Castro percebeu o constrangimento de alguns pacientes perante as cA?meras. EntA?o decidiu comprar acessA?rios de beleza e transformar o local em um estA?dio de moda. Assim, iniciou um projeto de terapia por meio da imagem e da fotografia. Em 2007, Kika de Castro montou sua prA?pria agA?ncia especializada, que A� pioneira no Brasil e conta com mais de 80 modelos.

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Em entrevista ao Mistura Urbana, Kika disse que a�?os atuais resultados sA?o bem mais positivos do que no comeA�o. Mas ainda existe muito trabalho para ser feito, para que esse mercado venha a ser considerado inclusivo de fato. Muitos desfiles deixam de contratar esses profissionais, por puro preconceito. AlA�m de faltar acessibilidade em vA?rios estabelecimentos. Esses profissionais sA?o qualificados para o trabalho, e tA?-los nas passarelas nA?o A� questA?o de modismo, pois as oportunidades precisam existir de igual para igual.a�?.

moda-acesso1Outra proposta fantA?stica de inclusA?o, com objetivo de realA�ar a beleza da diversidade, foi da organizaA�A?o Pro Infirmis, que criou uma sA�rie de manequins com base no modelo dos corpos de pessoas com algum tipo de deficiA?ncia fA�sica.

Os exemplares foram expostos em vitrines de lojas em Zurique, na SuA�A�a, para chamar a atenA�A?o e conscientizar quem passava pelo local sobre a aceitaA�A?o de pessoas com deficiA?ncia. Os manequins foram obra de um designer convidado pela Pro Infirmis, feitos a partir de corpos reais, de pessoas com escoliose ou osteogA?nese imperfeita, por exemplo.

Ambas as campanhas fazem refletir sobre os padrA�es de beleza impostos pela sociedade moderna e merecem ser vistas e compartilhadas com intuito de sensibilizar a todos sobre a inclusA?o.

Acesse os links abaixo e veja as fotos tiradas, o vA�deo produzido e as matA�rias completas sobre o assunto.

http://www.hypeness.com.br/2013/07/conheca-a-agencia-que-so-tem-modelos-com-deficiencia/

http://misturaurbana.com/2013/06/entrevista-agencias-de-modelos-com-deficiencia-confrontam-ditadura-da-perfeicao/

http://www.hypeness.com.br/2013/12/empresa-cria-manequins-com-formas-de-pessoas-deficientes/

*Texto e imagens: Napne/IFC – DivulgaA�A?o.

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