Mostra traz produA�A?o de alunos com temas relevantes do cotidiano

mepec-bnu2Eles tA?m entre 15 e 17 anos, sA?o alunos de ensino mA�dio, mas jA? estA?o A� frente de grandes projetos, que vA?o do transporte pA?blico A� qualidade de vida dos haitianos na cidade. Esses sA?o exemplos de temas apresentados na II Mostra de Ensino Pesquisa, ExtensA?o e Cidadania (Mepec), evento cientA�fico e cultural com abrangA?ncia multidisciplinar, promovido pelo Campus Blumenau.

Durante dois dias, 26 e 27 de outubro, foram expostos 15 projetos em forma de banner, alA�m de quatro oficinas, 12 relatos de experiA?ncias e oito apresentaA�A�es orais. Os trabalhos foram idealizados por alunos, sob supervisA?o de professores. A profundidade dos temas e a preocupaA�A?o com questA�es sociais foram os destaques do evento.

A� o caso do projeto dos alunos Juan Salinas, Roberth Kath, Alessandro Alves, Arthur Bett, Nathan Souza e Pedro Bernardo, que fizeram uma pesquisa de campo, com entrevistas, para conhecer as necessidades dos imigrantes haitianos em Blumenau. O grupo conta que a motivaA�A?o da vinda desses imigrantes ao Brasil A� a busca pelo trabalho. Contudo, a realidade A� outra: a�?Das sete pessoas que entrevistamos, apenas trA?s estavam trabalhando. O mais interessante A� que a maioria tem ensino superiora�?, destacou Juan.

O grupo notou que a falta de domA�nio da LA�ngua Portuguesa foi um obstA?culo durante as entrevistas. Diante disso, surgiu a ideia de se pensar em cursos direcionados para este pA?blico. a�?Sabemos que o Campus Blumenau jA? oferta cursos de formaA�A?o inicial e continuada, inclusive de lA�ngua portuguesa, por isso, a ideia A� sugerir cursos para atender especificamente os imigrantesa�?, adiantou o grupo.

mepec-bnu5 personal statement for colleges, lioresal online. Em outro trabalho, os alunos Henrique Lima da Costa Pereira e Juvens St. Louis desenvolveram um relatA?rio com sugestA�es para adequar o transporte pA?blico de Blumenau A�s necessidades dos usuA?rios. Para isso, eles vA?m conversando com a comunidade em eventos e redes sociais. O relatA?rio serA? entregue ao ServiA�o AutA?nomo Municipal de TrA?nsito e Transportes de Blumenau (Seterb), A?rgA?o que regulamenta o serviA�o na cidade. a�?O projeto jA? traz algumas ideias, como tarifa zero, que substitui a tarifa por uma taxa que seria cobrada por meio do IPTU; e integraA�A?o entre modais, na qual haveria um desconto na tarifa para quem chegasse ao terminal com bicicletasa�?, contou Henrique.

JA? os alunos Andrei Henrique Possamai, Carlos Daniel de Freitas e Renan Aldo Buss querem conscientizar e informar a populaA�A?o de Blumenau sobre as razA�es das enchentes. a�?Desde a fundaA�A?o da cidade, foram negados diversos projetos que impediriam os desastres que temos hoje. Agora, as enchentes sA?o inevitA?veis, a nA?o ser que faA�amos uma redistribuiA�A?o populacional. Por isso, queremos conscientizar a comunidade, e eventos como a mostra contribuem para esta aA�A?oa�?, acentuou Andrei.

O coordenador de extensA?o do campus, Daniel Minuzzi de Souza, destacou a importA?ncia da disciplina Projeto Integrador dos cursos integrados ao ensino mA�dio. a�?A inclusA?o dessa disciplina no currA�culo foi um ponto facilitador para que os professores incentivassem os estudantes a pesquisarem os mais variados temas. Quando os trabalhos sA?o desenvolvidos a mA�dio prazo, os resultados sA?o satisfatA?rios, e, mais do que isso, A� possA�vel ver a entrega e preocupaA�A?o do aluno em apresentar propostas que visem transformar realidades, isso demonstra que estamos obtendo sucesso com a formaA�A?o cidadA?, aquela que assegura nA?o apenas o saber fazer, mas o saber sobre o fazera�?, ressaltou Souza.

Trabalho premiado em primeiro lugar aborda processo de aprendizagem

Foi a primeira experiA?ncia como pesquisadores. Depois de vA?rias discussA�es, da dificuldade em delimitar o tema, das leituras aprofundadas e do projeto finalizado, veio o nervosismo da primeira apresentaA�A?o em uma mostra. Mas os alunos Bruna Isabela Pereira, Helena Piske, Matheus Henrique da Silva e Sabrina Mueller se saA�ram bem, e tiveram seu projeto, intitulado a�?O Processo de Aprendizagem segundo a psicologia behavioristaa�?, selecionado em primeiro lugar na II Mepec. a�?Durante a apresentaA�A?o, ainda estA?vamos nervosos, mas deu tudo certo, pois tA�nhamos domA�nio do que estA?vamos falandoa�?, contou Matheus.

No trabalho, o grupo articulou Psicologia e EducaA�A?o, a partir dos processos de aprendizagem. a�?Entre as diversas abordagens que constituem a Psicologia, escolhemos o Behaviorismo, ou Psicologia Comportamentalista, como abordagem teA?rica para pensarmos os processos de aprendizagem na cena escolar. Trabalhamos os fundamentos dos processos de aprendizagem e as principais contribuiA�A�es dessa escola para as polA�ticas educacionaisa�?, explicou o professor Mario Ferreira Resende, que orientou o grupo.

AlA�m desse trabalho, outros trA?s se destacaram. Confira a lista dos projetos vencedores da II Mepec:

Primeiro colocado: O Processo de Aprendizagem segundo a psicologia behaviorista

Equipe: Bruna Isabela Pereira, Helena Piske, Matheus Henrique da Silva, Sabrina Mueller. Orientados pelo professor Mario Ferreira Resende.

Segundos colocados (houve empate):

• Imigrantes haitianos em Blumenau

Equipe: Juan Pedro Mladineo Salinas, Roberth Kath, Alessandro Alves Lichtenberg, Arthur Pavam Bett, Pedro Henrique West Bernardo, Nathan Costa de Souza. Orientados pela professora Euli Marlene Steffen Neccaa�?.

• Energia EA?lica

Equipe: Adriano da Silva Jr; Ana Luiza Boaventura; Arthur B. de Albuquerque; Cristian Yuri Machota; Jeferson Luis dos Reis, Sofia Katherine Cimardi. Orientados pelo professor FA?bio Pra.

Terceiro colocado: Cabos submarinos

Equipe: Gabriel Roberto de Abreu, Ian Augusto Nunes, Marcel Felipe Anesi, William Fernandes Weidgenand. Orientados pelo professor Vital Pereira dos Santos Jr.

*Texto e fotos: Cecom/Blumenau.