Mostra traz projeto criativo com uso de materiais recicláveis

O que dá para fazer com a parte dianteira de uma bicicleta, um banco quebrado, uma roda de Honda Biz, 12 metros de tubo de ferro? No Instituto Federal Catarinense – Campus Blumenau, dá para fazer um projeto criativo e divertido. Foi com a reutilização desses materiais, dentre outros itens, que os alunos do segundo ano do curso técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio desenvolveram o Drift Trike – uma mistura de carrinho de rolimã com triciclo.

O projeto é um dos 88 trabalhos apresentados durante a III Mostra de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cidadania (Mepec), que ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro no campus. O trabalho faz parte da disciplina Projeto Integrador, que tem a função de unir todos os conhecimentos técnicos já ministrados e aplicá-los à prática. Para desenvolver o Drift Trike, o grupo usou conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Processo de fabricação, Elementos de máquina, Resistência de materiais e Eletrotécnica. Eles foram orientados pelos professor Tiago Vinícius Herzmann.

Os alunos Roberth, Jorge, Letícia, Marco e Mariana contam que desde o desenvolvimento do projeto escrito até a montagem na prática do carrinho foram cerca de seis meses. A equipe aponta  duas principais diferenças entre o carrinho deles e um produzido em fábrica: “Diferente de um Drift Trike comum, nós usamos um motor de moto. Além disso, usamos rodas que cabem tanto para o asfalto quanto para chão de brita e barro, diferente da maioria dos Drift Trike, que são feitos apenas para asfalto”, explicou Jorge.

Confira o que eles usaram para construir o Drift Trike:

1 banco, 1 eixo traseiro, 3 mancal, 12 metros de tubo de ferro, motor Sundown 100 cilindradas, 2 rodas kart cross, 1 roda dianteira de uma moto Biz, parte dianteira de bicicleta.

Texto e imagens: Cecom/Blumenau.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 21 de setembro de 2017, às 16:26 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).