NAPNE INFORMA: 21 de Setembro – Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência

Você sabia que, em todo dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência? Esta data é lembrada pelas entidades de classe envolvidas com a questão da deficiência desde o ano de 1982, tendo sua oficialização enquanto data nacional a partir da Lei Federal n° 11.133, de 14 de julho de 2005.

Mas qual o motivo da existência desta data e por que foi escolhido o dia 21 de setembro?

Este momento é importante para que possamos colocar a sociedade a par de tudo o que envolve a causa da luta das Pessoas com Deficiência, mostrando-a que esta Luta avança mais rapidamente quanto maior for a participação de todos, independentemente de ter ou não alguma deficiência ou de conhecer e conviver com alguém que tenha algum tipo de deficiência.

Por que isso? Para responder esta simples pergunta é preciso lembrar de duas questões:

• A primeira delas é que uma cidade, um país e um mundo melhor para as Pessoas com Deficiência ajuda a todos, pois calçadas rebaixadas, faixas de pedestre elevadas e rampas feitas corretamente – que muitos dizem ser apenas para cadeirantes – auxiliam também mulheres grávidas ou pessoas com carrinho de bebê. A sinalização para cegos – o chamado piso tátil – também pode ser muito útil em ambientes fechados que pegam fogo, pois pode servir para usarmos as mãos e termos um bom conhecimento daquele espaço como referência de saída, só para dar alguns exemplos.

• A segunda situação a ser destacada, quando falamos de deficiência, é a questão de que “todos somos Pessoa com Deficiência em potencial”, já pararam para pensar nisso? Neste mundo cheio de violência em que vivemos, em que pessoas se acidentam a todo instante, onde a ciência está cada vez mais prolongando a vida, todos nós podemos nos tornar Pessoa com Deficiência.

Vamos pensar nisso e deixar florescer, crescer e desenvolver nosso envolvimento coletivo com a Luta das Pessoas com Deficiência. Aliás, quando relacionamos o nosso engajamento nesta luta com a questão da natureza e da primavera, não é sem motivo, pois é justamente por isso, pela proximidade da data com o início da primavera, estação em que nascem e se desenvolvem as flores, que dia 21 de setembro foi escolhido para celebramos o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.

Enfim, aos que já fazem parte desta luta, parabéns! Vamos sempre nos lembrar dela para nos conectarmos com o porquê de entrarmos nesta caminhada, a fim de que tenhamos energia para continuarmos no percurso. Aos que ainda não se envolvem, esperamos que este pequeno texto tenha lhes dado, pelo menos, subsídios para refletir sobre a questão e buscar mais informações sobre o assunto, para, então, engajarem-se.

* Texto: NAPNE/Câmpus Araquari.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 24 de setembro de 2015, às 20:03 por Nicole Trevisol.