NAPNE INFORMA: 21 de Setembro – Dia Nacional da Luta das Pessoas com DeficiA?ncia

VocA? sabia que, em todo dia 21 de setembro, A� comemorado o Dia Nacional da Luta das Pessoas com DeficiA?ncia? Esta data A� lembrada pelas entidades de classe envolvidas com a questA?o da deficiA?ncia desde o ano de 1982, tendo sua oficializaA�A?o enquanto data nacional a partir da Lei Federal nA� 11.133, de 14 de julho de 2005.

Mas qual o motivo da existA?ncia desta data e por que foi escolhido o dia 21 de setembro?

Este momento A� importante para que possamos colocar a sociedade a par de tudo o que envolve a causa da luta das Pessoas com DeficiA?ncia, mostrando-a que esta Luta avanA�a mais rapidamente quanto maior for a participaA�A?o de todos, independentemente de ter ou nA?o alguma deficiA?ncia ou de conhecer e conviver com alguA�m que tenha algum tipo de deficiA?ncia.

Por que isso? Para responder esta simples pergunta A� preciso lembrar de duas questA�es:

• A primeira delas A� que uma cidade, um paA�s e um mundo melhor para as Pessoas com DeficiA?ncia ajuda a todos, pois calA�adas rebaixadas, faixas de pedestre elevadas e rampas feitas corretamente a�� que muitos dizem ser apenas para cadeirantes a�� auxiliam tambA�m mulheres grA?vidas ou pessoas com carrinho de bebA?. A sinalizaA�A?o para cegos a�� o chamado piso tA?til a�� tambA�m pode ser muito A?til em ambientes fechados que pegam fogo, pois pode servir para usarmos as mA?os e termos um bom conhecimento daquele espaA�o como referA?ncia de saA�da, sA? para dar alguns exemplos.

• A segunda situaA�A?o a ser destacada, quando falamos de deficiA?ncia, A� a questA?o de que a�?todos somos Pessoa com DeficiA?ncia em potenciala�?, jA? pararam para pensar nisso? Neste mundo cheio de violA?ncia em que vivemos, em que pessoas se acidentam a todo instante, onde a ciA?ncia estA? cada vez mais prolongando a vida, todos nA?s podemos nos tornar Pessoa com DeficiA?ncia.

Vamos pensar nisso e deixar florescer, crescer e desenvolver nosso envolvimento coletivo com a Luta das Pessoas com DeficiA?ncia. AliA?s, quando relacionamos o nosso engajamento nesta luta com a questA?o da natureza e da primavera, nA?o A� sem motivo, pois A� justamente por isso, pela proximidade da data com o inA�cio da primavera, estaA�A?o em queA�nascem e se desenvolvem as flores, que dia 21 de setembro foi escolhido para celebramos oA�Dia Nacional da Luta das Pessoas com DeficiA?ncia.

persuasive essay, cheap dapoxetine.

Enfim, aos que jA? fazem parte desta luta, parabA�ns!A�Vamos sempre nos lembrar dela para nos conectarmos com o porquA? de entrarmos nesta caminhada, a fim de que tenhamos energia para continuarmos no percurso. Aos que ainda nA?o se envolvem, esperamos que este pequeno texto tenha lhes dado, pelo menos, subsA�dios para refletir sobre a questA?o e buscar mais informaA�A�es sobre o assunto, para, entA?o, engajarem-se.

* Texto: NAPNE/CA?mpus Araquari.