NAPNE Informa: deficiA?ncia mA?ltipla – Surdocegueira

napne1Uma pessoa A� considerada com mA?ltipla deficiA?ncia quando possui mais de uma deficiA?ncia associada. A surdocegueira A� a incapacidade total ou parcial de audiA�A?o e visA?o, simultaneamente. No Brasil existem, em mA�dia, 250 pessoas surdocegas.

Surdocegos podem ser:

• indivA�duos surdos profundos e cegos;

• should student have homework, cheap Zoloft.

• indivA�duos surdos e com pouca visA?o;

• indivA�duos com baixa audiA�A?o e cegos;

• indivA�duos com alguma visA?o e audiA�A?o.

Quase sempre, os canais de visA?o e audiA�A?o nA?o sA?o os A?nicos afetados, mas tambA�m outros sistemas, como os sistemas tA?til (toque), vestibular (equilA�brio), proprioceptivo (posiA�A?o corporal), olfativo (aromas e odores) e gustativo (sabor) podem ter alteraA�A�es. LimitaA�A�es em uma dessas A?reas podem ter um efeito singular no funcionamento, aprendizagem e desenvolvimento.

No ambiente escolar contar com o atendimento educacional especializado (AEE) A� primordial para a inclusA?o. O documento do MinistA�rio da EducaA�A?o/SECADI sinaliza que o desenvolvimento da comunicaA�A?o dos alunos surdocegos exige atendimento especializado, com estimulaA�A?o especA�fica e individualizada. Vale lembrar que, quanto mais precoces forem os estA�mulos, maiores sA?o as chances da crianA�a adquirir comportamentos sociais adequados e usar os sentidos remanescentes com o melhor aproveitamento possA�vel.

Hellen Keller foi uma grande percursora e um exemplo de superaA�A?o desta deficiA?ncia, venceu as dificuldades, se graduou, foi escritora, conferencista e ativista social estadunidense.

Na Copa do Mundo de 2014 tivemos uma experiA?ncia interessante, os jogos foram narrados para pessoas com essa deficiA?ncia. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=gsjkseltLks

* Fonte: NASCIMENTO, F. A. A. A. C.; MAIA, S. R. EducaA�A?o infantil, saberes e prA?ticas da inclusA?o: dificuldades de comunicaA�A?o e sinalizaA�A?o: surdocegueira/mA?ltipla deficiA?ncia sensorial. 4. ed. BrasA�lia: MEC, 2006.
AMPUDIA, R.O que A� surdo-cegueira? DisponA�vel em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/surdo-cegueira-deficiencia-multipla-inclusao-636397.shtml>. Acesso em: 12 de ago. 2015.

* Texto e imagem: DivulgaA�A?o/NAPNE.