NAPNE Informa: deficiência múltipla – Surdocegueira

napne1Uma pessoa é considerada com múltipla deficiência quando possui mais de uma deficiência associada. A surdocegueira é a incapacidade total ou parcial de audição e visão, simultaneamente. No Brasil existem, em média, 250 pessoas surdocegas.

Surdocegos podem ser:

• indivíduos surdos profundos e cegos;

• indivíduos surdos e com pouca visão;

• indivíduos com baixa audição e cegos;

• indivíduos com alguma visão e audição.

Quase sempre, os canais de visão e audição não são os únicos afetados, mas também outros sistemas, como os sistemas tátil (toque), vestibular (equilíbrio), proprioceptivo (posição corporal), olfativo (aromas e odores) e gustativo (sabor) podem ter alterações. Limitações em uma dessas áreas podem ter um efeito singular no funcionamento, aprendizagem e desenvolvimento.

No ambiente escolar contar com o atendimento educacional especializado (AEE) é primordial para a inclusão. O documento do Ministério da Educação/SECADI sinaliza que o desenvolvimento da comunicação dos alunos surdocegos exige atendimento especializado, com estimulação específica e individualizada. Vale lembrar que, quanto mais precoces forem os estímulos, maiores são as chances da criança adquirir comportamentos sociais adequados e usar os sentidos remanescentes com o melhor aproveitamento possível.

Hellen Keller foi uma grande percursora e um exemplo de superação desta deficiência, venceu as dificuldades, se graduou, foi escritora, conferencista e ativista social estadunidense.

Na Copa do Mundo de 2014 tivemos uma experiência interessante, os jogos foram narrados para pessoas com essa deficiência. Confira em https://www.youtube.com/watch?v=gsjkseltLks

* Fonte: NASCIMENTO, F. A. A. A. C.; MAIA, S. R. Educação infantil, saberes e práticas da inclusão: dificuldades de comunicação e sinalização: surdocegueira/múltipla deficiência sensorial. 4. ed. Brasília: MEC, 2006.
AMPUDIA, R.O que é surdo-cegueira? Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/surdo-cegueira-deficiencia-multipla-inclusao-636397.shtml>. Acesso em: 12 de ago. 2015.

* Texto e imagem: Divulgação/NAPNE.

Esta notícia foi editada na quinta-feira, 13 de agosto de 2015, às 13:26 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).