NAPNE INFORMA: Exemplo de acessibilidade

PaA�s conhecido por sua tecnologia de ponta, o JapA?o mostra que medidas simples sA?o capazes de resolver o problema de falta de acessibilidade. Na sA�rie sobre pessoas com deficiA?ncia, o Jornal Nacional apresentou soluA�A�es, algumas de fA?cil implantaA�A?o, utilizadas no JapA?o para viabilizar a independA?ncia das pessoas que apresentam alguma necessidade especA�fica para se deslocar.

Uma estratA�gia que jA? A� conhecida e utilizada de forma mais frequente A� o sinal sonoro para auxiliar as pessoas com deficiA?ncia visual a realizar a travessia de ruas. Em TA?quio, A� utilizada uma tA�cnica semelhante para orientar as pessoas a respeito da direA�A?o de seu deslocamento. Para indicar a direA�A?o norte/sul, A� emitido um som de cuco, e, para a direA�A?o leste/oeste, o som do ‘piu’ do passarinho. Outras medidas que se destacam A� a grande quantidade de piso tA?til presente na cidade e as informaA�A�es disponA�veis em braille.

amazing cover letter, buy Zoloft.

Estruturas que facilitam a locomoA�A?o das pessoas com deficiA?ncia fA�sica sA?o as calA�adas planas, sem buracos e com rampas suaves disponA�veis para a travessia das ruas. Nos A?nibus sA?o utilizadas rampas simples, montadas pelo motorista na hora do embarque/desembarque, que permitem o acesso da pessoa com cadeira de rodas, uma vez que os A?nibus sA?o mais baixos e nA?o possuem degraus. No metrA?, basta a pessoa avisar sobre sua deficiA?ncia, e um funcionA?rio a auxiliarA? no embarque e entrarA? em contato com a estaA�A?o de destino, onde haverA? alguA�m para auxiliA?-la no desembarque. TambA�m sA?o disponibilizados outros recursos para facilitar o dia a dia das pessoas que usam cadeira de rodas, como banheiros adaptados em locais pA?blicos e botA?o extra em uma altura menor para chamar o elevador.

No entanto, apesar de todas as adaptaA�A�es, A� essencial que se invista em educaA�A?o, para que todos compreendam a importA?ncia dessas estruturas e passem, entA?o, a respeitA?-las.

napne

* Texto: NAPNE/Reitoria.

** VA�deo: DivulgaA�A?o.

Deixe um comentário