Napne informa: implantes cocleares

assignments, acquire lioresal.

Pacientes com deficiA?ncia auditiva severa eA�profunda nA?o conseguem ouvir nada ou, se ouvem, sA?o apenas ruA�dos. Nesses casos, os aparelhos auditivos nA?o funcionam, porA�m hA? a alternativa do implante coclear, o qual consiste na colocaA�A?o de uma prA?tese dentro da cA?clea (parte interna do ouvido), por meio de uma cirurgia, e outra presa ao redor da orelha (composta pela antena e o processador de fala). O aparelho capta os sons e os transfere diretamente para o nervo auditivo, possibilitando que o paciente comece a ouvir, gradativamente.

Por ser um dispositivo de alta complexidade, a cirurgia e a reabilitaA�A?o do paciente sA?o feitas somente em hospitais credenciados pelo MinistA�rio da SaA?de. Segundo o Coordenador do Setor de Implante Coclear do Hospital UniversitA?rio de BrasA�lia (HUB), AndrA� Luiz Sampaio, depois de todas as avaliaA�A�es, o paciente recebe o aparelho gratuitamente, pelo SUS.

A cirurgia A� apenas uma das etapas do processo de reabilitaA�A?o auditiva. Depois de 30 e 40 dias da realizaA�A?o da cirurgia, o paciente retorna e faz a ativaA�A?o do aparelho, momento em que este A� ligado, e o paciente passa comeA�a a ouvir os primeiros sons. AndrA� Luiz Sampaio relata que o processo de reabilitaA�A?o A� realmente longo e que os pacientes voltam com muita frequA?ncia ao hospital onde receberam o implante coclear. Em mA�dia, apA?s a ativaA�A?o, o paciente fica em acompanhamento por trA?s anos, isso porque as habilidades auditivas sA?o essenciais para desenvolver a fala, jA? que os pacientes que nunca ouviram antes precisam aprender o novo tipo de linguagem.

*Fonte: http://pessoascomdeficiencia.com.br/site/2016/11/03/implantes-cocleares-podem-ser-colocados-gratuitamente-pelo-sus/

**Texto: Napne/Reitoria.

Deixe um comentário