NAPNE INFORMA: IntervenA�A�es Nutricionais no Autismo (Parte I)

Conforme jA? abordado em ediA�A�es anteriores das publicaA�A�es do NAPNE, o autismo, tambA�m conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), A� um transtorno caracterizado por desordens no desenvolvimento psicomotor que afetam a capacidade de comunicaA�A?o, a interaA�A?o interpessoal e o estado comportamental do indivA�duo. Estas caracterA�sticas dos autistas com frequA?ncia interferem no comportamento alimentar, sendo alguns dos aspectos observados por pesquisadores: a seletividade alimentar (limitaA�A?o da variedade de alimentos), a recusa (nA?o aceitaA�A?o de alguns alimentos) e a indisciplina alimentar. Essas condutas podem ocasionar restriA�A�es no consumo de nutrientes essenciais e desencadear inadequaA�A�es no estado nutricional. Nesse sentido, a educaA�A?o nutricional e a terapia comportamental podem auxiliar na superaA�A?o dessas ocorrA?ncias.

As intervenA�A�es nutricionais devem ser baseadas no diagnA?stico nutricional de cada paciente e ter as adaptaA�A�es necessA?rias para que as especificidades sejam respeitadas, com o objetivo de manter o estado nutricional dentro da normalidade e fomentar a prA?tica de hA?bitos saudA?veis.

Atualmente, a eliminaA�A?o do glA?ten (proteA�na encontrada no trigo, cevada, centeio e aveia) e da caseA�na (proteA�na presente no leite e derivados) da dieta alimentar dos autistas tem sido bastante difundida. Esta intervenA�A?o dA?-se pelo entendimento de que essas proteA�nas estA?o relacionadas A�s crises comportamentais, alergias e transtornos gastrointestinais. Em diversos estudos relacionados, observa-se a reduA�A?o de sintomas e uma significativa melhora dos pacientes apA?s aderirem a este tipo de dieta. No entanto, ainda nA?o hA? comprovaA�A?o cientA�fica de que ambas tenham influA?ncia nos quadros de autismo.

Assim, o mais indicado A� que seja feita a avaliaA�A?o e o acompanhamento nutricional individualizado para a adoA�A?o da intervenA�A?o mais adequada, uma vez que a terapia nutricional deve ser aliada ao trabalho da equipe multidisciplinar, visando A�A�melhoria na qualidade de vida dos pacientes autistas.

Para mais informaA�A�es, acesse a apostila a�?A IntervenA�A?o Nutricional no Autismoa�?, um guia prA?tico elaborado por Claudia Marcelino, disponA�vel em:A� essay writer service, order clomid. http://issuu.com/claudiamarcelino/docs/apostila_interven____o_nutricional__7630a9d2149057.

ReferA?ncias

1) Terapia Nutricional em CrianA�as com Transtorno do Espectro Autista. DisponA�vel em:A�http://revistas.unibrasil.com.br/cadernossaude/index.php/saude/article/view/203/197.

2) Transtorno do Espectro do Autismo e Dieta Isenta de GlA?ten e CaseA�na: Fatos e ControvA�rsias. DisponA�vel em:A�http://www.ufjf.br/gradnutricao/files/2015/03/TRANSTORNO-DO-ESPECTRO-DO-AUTISMO-E-DIETA-ISENTA-DE-GL%C3%9ATEN-E-CASE%C3%8DNA-FATOS-E-CONTROV%C3%89RSIAS.pdf.

* Texto: NAPNE/Reitoria.

Deixe um comentário