NAPNE INFORMA: IntervenA�A�es Nutricionais no Autismo (Parte II)

As pessoas com Transtorno do Espectro Autista apresentam caracterA�sticas especA�ficas, como a repetiA�A?o, a estereotipia comportamental e a resistA?ncia a mudanA�as. Quando expostas a situaA�A�es que exigem a alteraA�A?o de rotinas e padrA�es estabelecidos, geralmente se tornam agitadas e/ou agressivas,A�em razA?o da ansiedade gerada diante do desconhecido. Este padrA?o de comportamento, muitas vezes, dificulta a alimentaA�A?o saudA?vel e contribui para a ocorrA?ncia da seletividade alimentar.

Pesquisadores afirmam que crianA�as sA? desenvolvem preferA?ncia por comer alimentos depois provA?-los repetidamente, o que significa que apenas servir ou apresentar novos alimentos nA?o serA? suficiente para estabelecer uma preferA?ncia por eles, ou seja, a crianA�a precisa provar a comida mA?ltiplas vezes para definir se gosta ou nA?o. Nenhuma crianA�a vai gostar de todos os alimentos, mas muitas crianA�as podem aprender a desfrutar de uma ampla variedade, uma vez que adaptam o paladar ao experimentar alimentos de forma repetitiva.

Para a introduA�A?o de novos alimentos, o primeiro passo A� determinar quais devem ser introduzidos. Recomenda-se comeA�ar com alimentos que sA?o semelhantes aos que jA? sA?o consumidos (alimentos da mesma cor, textura ou forma).

O importante A� fazer com que a crianA�a prove novos alimentos tantas vezes quanto forem necessA?rias e suficientes para desenvolver sua preferA?ncia. As crianA�as aprendem nA?o sA? por experimentar, mas por ver o exemplo dos pais, irmA?os, amigos e colegas. Assim, A� importante a colaboraA�A?o e o envolvimento de todas as pessoas prA?ximas.

Dicas:

1. DisfarA�ar alimentos novos junto aos preferidos: esta estratA�gia funciona para introduzir nutrientes de alimentos ainda nA?o aceitos pelo autista. O inA�cio da introduA�A?o deve ser lento, com pequenas quantidades do alimento ou lA�quido novo, para que a crianA�a consuma sem saber que estA? comendo.

2. Acrescentar alimentos novos aos preferidos, ou seja, colocar pequenos pedaA�os de alimentos novos junto A� comida preferida: esta tA�cnica ajuda a aumentar a variedade de alimentos consumidos e a probabilidade de a crianA�a aceitar a inserA�A?o deles em sua dieta.

3. Reintroduzir alimentos que jA? foram consumidos anteriormente e que nA?o fazem mais parte das refeiA�A�es. Muitas vezes funciona atA� melhor do que a introduA�A?o de alimentos novos.

4. ComeA�ar a oferta de novos alimentos em uma A?nica mordida: quando a crianA�a aceitar comer uma pequena mordida da porA�A?o a cada refeiA�A?o sem rejeitar, chorar, gritar ou engasgar, aumente gradualmente o tamanho da mordida. Uma vez que a crianA�a jA? alcance uma mordida normal para ela, deve-se aumentar o nA?mero de mordidas atA� que a crianA�a esteja consumindo a porA�A?o adequada. Essa tA�cnica pode ser praticada no mesmo prato junto A�A�refeiA�A?o ou pode-se fazer a oferta separada, antes da refeiA�A?o com os alimentos de sua rotina.

5. Modelagem Planejada: os pais devem comer os alimentos que desejam que seus filhos experimentem e mostrar entusiasmo para si mesmo, e nA?o direcionado para a crianA�a. Assim conseguirA?o despertar a curiosidade da crianA�a e criar nela o hA?bito de consumir esses alimentos com o tempo.

Na fase inicial de uma intervenA�A?o, o maior objetivo A� aumentar a disposiA�A?o da crianA�a para comer um novo alimento, mesmo em quantidade pequena. A adaptaA�A?o da quantidade deve ser feita mais tarde, quando a crianA�a jA? estiver aceitando outros alimentos.

* Fonte:

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1. http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/Quest%C3%B5es%20de%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20parte%201

2. http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br/search/label/Quest%C3%B5es%20de%20alimenta%C3%A7%C3%A3o%20parte%202

* Texto: NAPNE/Reitoria.

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