NAPNE informa: O que A� Surdocegueira?

Segundo Agnoll et al. (apud SALTON; SONZA; STRAPAZZON, 2015, p. 72), a�?surdocegos sA?o os indivA�duos que tA?m uma perda substancial de audiA�A?o e visA?o, de tal modo que a combinaA�A?o das suas deficiA?ncias causa extrema dificuldade na conquista de habilidades educacionais, vocacionais, de lazer e social.a�?

Existem diversas formas de manifestaA�A?o da surdocegueira:

  • IndivA�duos cegos que se tornaram surdos;

  • indivA�duos que eram surdos e se tornaram cegos;

  • indivA�duos que se tornaram surdocegos;

  • indivA�duos que nasceram com a surdocegueira.

Geralmente, a surdocegueira A� classificada da seguinte forma:

  • Surdocegueira prA�-linguA�stica: quando o sujeito nasceu surdocego ou adquiriu a surdocegueira precocemente, antes da aquisiA�A?o de uma lA�ngua;

  • Surdocegueira pA?s-linguA�stica: indivA�duos que ficaram surdocegos apA?s a aquisiA�A?o de uma lA�ngua.

Nesse contexto, o sujeito surdocego apresenta diversas caracterA�sticas, entre elas: dificuldade de interaA�A?o com o meio, por conta da falta de acessibilidade e da dificuldade em perceber o mundo por meio dos demais sentidos; alto grau de perda auditiva e visual, entre outros comprometimentos, como neurolA?gico e motor.

Existem vA?rias formas de comunicaA�A?o utilizadas pelas pessoas surdocegas, entre elas a LA�ngua de Sinais (Libras), LA�ngua de Sinais tA?til, leitura labial, Tadoma, sistemas alfabA�ticos, como Braille, dactilologia, gestos, desenhos, sA�mbolos, movimentos corporais, entre outras.

Dessa forma, A� importante destacar que muitos desses sujeitos nA?o desenvolveram habilidades comunicativas que os possibilitassem construir sua compreensA?o de mundo, situaA�A?o que coloca como desafio a constituiA�A?o de novas formas de comunicaA�A?o. No caso de crianA�as surdocegas, estas precisam ser estimuladas desde cedo para obter uma leitura de mundo adequada e uma significativa interaA�A?o com o ambiente em que vivem, a fim de construir uma forma efetiva de comunicaA�A?o com o objetivo de interagir socialmente e ter seu aprendizado garantido.

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ReferA?ncia

AGNOL, Anderson Dall; SALTON, Bruna Poletto. STRAPAZZON, Jair Adriano; GOMES, Maria Gabriela J. P. Barboza. O pA?blico-alvo da EducaA�A?o Especial na Perspectiva da EducaA�A?o Inclusiva. In: SALTON, Bruna P.; SONZA, AndrA�a P.; STRAPAZZON, Jair A. (org). O uso pedagA?gico dos recursos de tecnologia assistiva. Porto Alegre: Companhia Rio-grandense de Artes GrA?ficas, 2015. p. 56-106.

Texto: NAPNE/Reitoria.

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