NAPNE informa: a�?O que A� TDAH?a�?

TDAH A� a sigla usada para referir-se a Transtorno de DA�ficit de AtenA�A?o e Hiperatividade. Trata-se de um transtorno multifatorial, com forte predisposiA�A?o hereditA?ria e genA�tica, alA�m de alteraA�A�es neuroquA�micas e fatores ambientais que determinam o conjunto de caracterA�sticas que identificam uma pessoa.

VA?rias A?reas cerebrais estA?o envolvidas no TDAH e, quando alguma dessas A?reas tA?m seu funcionamento comprometido, pode levar o indivA�duo a apresentar desatenA�A?o, hiperatividade e impulsividade, jA? que a pessoa passa a filtrar menos ou inadequadamente a quantidade e a velocidade de seus pensamentos e/ou aA�A�es.

Muitos estudos tA?m mostrado relaA�A�es importantes entre o TDAH e uma sA�rie de dificuldades na aprendizagem e no desempenho escolar, acarretando, inclusive, altos A�ndices de abandono da sala de aula, o que causa importante impacto ao longo da vida adulta na autoestima, nas opA�A�es profissionais e na socializaA�A?o dos indivA�duos.

upcoming movie trailers, order lioresal.

Cabe lembrar que, embora se apresente de maneira diferente, o tripA� a�?desatenA�A?o, impulsividade e hiperatividadea�? tambA�m estA? presente nos adultos. Contudo, na maioria das vezes, a desatenA�A?o A� predominante em relaA�A?o A� hiperatividade, culminando em dificuldades deA�tA�rmino das tarefas no prazo determinado, atrasos frequentes e esquecimento das tarefas planejadas. Geralmente esse conjunto de dificuldades A� encarado por familiares e colegas de trabalho como preguiA�a ou desleixo, o que faz com que adultos com TDAH nA?o diagnosticados enxerguem estes problemas como parte de sua prA?pria personalidade, inibindo a busca por uma avaliaA�A?o diagnA?stica e acarretando sA�rios problemas na autoestima e autoconfianA�a.

O tratamento precoce do TDAH A� essencial para que a vida daqueles que tA?m o transtorno seja mais saudA?vel, produtiva e com mais qualidade. Por isso, A� imprescindA�vel que os sintomas sejam identificados e tratados corretamente.

Quer saber mais sobre o tema? Acesse http://www.abda.org.br, na aba a�?Sobre TDAHa�? e confira mais informaA�A�es.

* Texto: DivulgaA�A?o/NAPNE Reitoria.

Deixe um comentário