Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

NAPNE Informa: Onde está o limite?

No dia 22 de maio, foi ao ar uma reportagem, pela Rede Record, em que um casal de cadeirantes contou sua história de como ficaram paraplégicos e como isso mudou as suas vidas.

Fernanda, atualmente com 29 anos, ficou tetraplégica aos 16 anos, após sofrer um acidente de carro em 2003. Ela relata que, após muita fisioterapia, conseguiu recuperar os movimentos dos braços e que hoje é paraplégica. Felipe sofreu um acidente de carro, em 2008, que o deixou paraplégico aos 21 anos, hoje ele tem 28.

Após sofrer o acidente, Fernanda foi em busca de diversos centros de reabilitação no Brasil, mas encontrou apenas tratamentos tradicionais, que ensinavam os cadeirantes a “serem cadeirantes” e não estimulavam os segmentos que foram lesionados, no caso dela, uma lesão medular em nível C6/C7.

Não conformada, começou a buscar alternativas de tratamento nos Estados Unidos, onde encontrou um centro de recuperação neuromotora em que os clientes apresentavam melhoras e evoluções nos quadros. Assim, criou uma campanha para arrecadar dinheiro para custear este tratamento.

Felipe também realizava essa busca, e ambos foram tratar-se neste centro, na Califórnia. Lá conheceram-se pessoalmente e começaram a namorar. Após o tratamento, ao retornarem para Brasil, abriram um centro de recuperação com base no mesmo método utilizado para o tratamento nos EUA. Atualmente atendem pessoas de todo país.

Os “Fes”, como são conhecidos, moram sozinhos e compartilham suas experiências nas redes sociais, quebrando um paradigma “de pena”, que muitos têm dos cadeirantes. Eles mostram tudo o que fazem de uma forma muito divertida e passam a mensagem de que todos nós passamos por dificuldades, mas que essas têm de ser superadas diariamente.

Viagens, montanhas-russas, cuidados da casa e dos cachorros, ida ao trabalho, entre outras atividades são a rotina desse casal, nada diferente da rotina de muitos de nós, com a diferença de que eles fazem isso sobre rodas! São um exemplo de motivação e superação!

Vale muito a pena conferir a vida dinâmica deste exemplo de casal!

Os links para acompanhar os “Fes” são:

Youtube: youtube.com/FesSobreRodasOficial

Instagram: @FesSobreRodas

Facebook.com/FesSobreRodas

Snapchat: FesSobreRodas

Fontes:

https://thaylablog.wordpress.com/2016/04/21/historia-do-casal-felipe-e-fernanda/

http://entretenimento.r7.com/hora-do-faro/videos/historia-de-amor-e-superacao-casal-de-cadeirantes-une-forcas-para-ajudar-o-proximo-22052016

*Texto: NAPNE/IFC.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 15 de junho de 2016, às 16:30 por Nicole Trevisol.

Últimas notícias: