NAPNE INFORMA: SanitA?rio acessA�vel

sanitarioVocA? jA? deve ter percebido que nos edifA�cios de uso pA?blico ou coletivo sempre tem um ou mais sanitA?rios bem espaA�osos e com alguns acessA?rios a mais que os outros. Isto acontece porque pelo menos um dos sanitA?rios deve possibilitar o acesso universal, mas nA?o quer dizer que seja de uso exclusivo a uma parcela dos usuA?rios.

O espaA�o maior e a porta abrindo para fora do sanitA?rio acessA�vel A� pensado para possibilitar a utilizaA�A?o de pessoas em cadeira de rodas, prevendo A?reas de manobra e transferA?ncia. NA?o devem ser depositados objetos nas A?reas destinadas a aproximaA�A?o da cadeira de rodas.

Para facilitar a transferA?ncia do usuA?rio da cadeira de rodas A� bacia sanitA?ria sA?o instaladas barras de apoio horizontais localizadas nas paredes lateral e de fundo. Preferencialmente utilizam-se bacias sem caixa de descarga acoplada para evitar que o usuA?rio se apoie nela prevenindo quedas e machucados. Outra peculiaridade A� a altura da bacia que A� levemente mais alta.

A� recomendA?vel que o sanitA?rio acessA�vel possua, alA�m do lavatA?rio na parte interna, uma ducha higiA?ncia. O lavatA?rio deve ser do tipo suspenso, sem coluna, para possibilitar a aproximaA�A?o da pessoa com cadeira de rodas. A parte inferior do lavatA?rio, sifA?o e demais, nA?o devem apresentar superfA�cies cortantes e o acionamento adotado para a torneira deve possibilitar o acionamento sem os dedos. Para evitar que o usuA?rio se apoie no lavatA?rio sA?o instaladas barras de apoio o envolvendo.

Os acessA?rios sanitA?rios tambA�m devem seguir medidas especA�ficas de fixaA�A?o, estando dentro da faixa de alcance confortA?vel prA�-estabelecida em norma. A� providencial que o sanitA?rio apresente cabides e porta-objetos prA?ximos ao lavatA?rio e bacia sanitA?ria.

As papeleiras do papel higiA?nico, se forem sobressalentes, devem estar alinhadas com a borda frontal da bacia e estar a uma altura determinada que nA?o prejudique a utilizaA�A?o da barra de apoio lateral. As papeleiras instaladas abaixo da barra de apoio devem ser embutidas. JA? os espelhos podem se fixados na posiA�A?o vertical, mais baixo, ou inclinado em 10A?, mais alto.

buy essay, purchase zithromax.

* Texto: DivulgaA�A?o/NAPNE.

Deixe um comentário