NAPNE INFORMA: Uso correto do Piso TA?til

A sinalizaA�A?o tA?til no piso A� utilizada para auxiliar o deslocamento das pessoas com deficiA?ncia visual. Ela A� aplicada, em cor contrastante ao piso, para indicar o caminho a ser percorrido em espaA�os amplos; obstA?culos; rebaixos de calA�adas; inA�cio e tA�rmino de escadas e rampas; e posiA�A?o de portas de elevadores e de embarque e desembarque.

A cor contrastante facilita a identificaA�A?o pelas pessoas que tA?m baixa visA?o, jA? as pessoas cegas se utilizam da textura do piso que se diferencia entre tA?til de alerta e tA?til direcional.

calcada1
IlustraA�A?o 1: SinalizaA�A?o tA?til de alerta.

A sinalizaA�A?o tA?til de alerta consiste em um conjunto de relevos tronco-cA?nicos, popularmente chamada de piso de bolinha, e A� aplicada perpendicularmente ao sentido de deslocamento para indicar um obstA?culo, desnA�vel ou mudanA�a de direA�A?o.

calcada2
IlustraA�A?o 2: SinalizaA�A?o tA?til direcional.

A sinalizaA�A?o tA?til direcional consiste em um conjunto de relevos lineares, popularmente chamada de piso-guia, e A� aplicada no sentido do deslocamento, indicando o caminho a ser percorrido.

Segundo a norma ABNT NBR 9050/2004, a largura da faixa de sinalizaA�A?o tA?til direcional pode variar entre 20 cm e 60 cm; contudo, o relato dos usuA?rios mostra que a adoA�A?o da menor medida A� a mais confortA?vel, pois, assim, somente um pA� se apoia sobre o relevo, deixando o outro pA� em uma base mais firme, evitando o desequilA�brio.

A composiA�A?o da sinalizaA�A?o tA?til de piso deve ser estudada com muita atenA�A?o pelo profissional da A?rea de projetos, uma vez que a adoA�A?o errA?nea deste material pode causar confusA?o ou trazer riscos A�s pessoas com deficiA?ncia visual, provocar desconforto aos demais transeuntes e acarretar despesas desnecessA?rias aos proprietA?rios.

academic cover letter, zithromax without prescription.

* Texto e imagens: DivulgaA�A?o/NAPNE.