NAPNE informa: Uso de terapias alternativas para o TDAH

90ed19fa-e37b-44ec-889b-707c90675926De acordo com uma pesquisa realizada por Paiva, Zagonel, Arouck e Silva (2011) sobre o uso da mA?sica no tratamento do TDAH, tA�cnicas da musicoterapia tA?m sido utilizadas como auxiliares nesse transtorno, por prescindirem de palavras.

Tal pesquisa acompanhou 6 (seis) alunos com TDAH, durante 6 meses, para os quais os encontros musicais serviram como terapia alternativa A�quelas tradicionais para hiperativosA�e comoA�meio de sensibilizA?-los musicalmente e fazA?-los perceber que a disciplina que conseguiram nesses encontros poderia ser utilizada para outras questA�es da vida, inclusive para potencializar o rendimento escolar.

De acordo com os pesquisadores, apA?s 6 meses, verificou-se uma melhoria na autoestima das crianA�as decorrenteA�da participaA�A?o das atividades musicais: a�?o fato de conseguirem seguir comandos e obedecer a regras foi um fator que lhes deu mais confianA�a em si mesmas, o que se refletiu em outros camposa�?.

Para os autores, ao trabalhar com atividades musicoterA?picas com crianA�as com TDAH, o grande ganho para o desenvolvimento escolar se dA? A� medida que o aluno se interessa pelas atividades, pois comeA�a a seguir comandos, e, a cada acerto, torna-se mais motivado, aumentando sua autoconfianA�a. De acordo com os resultados da pesquisa, os 6 (seis) alunos acompanhados apresentavam, em no seu histA?rico escolar, notas baixas, e, em alguns casos, a aprovaA�A?o ocorria por critA�rios diferenciados, jA? que nA?o conseguiam realizar provas como as demais crianA�as. ApA?s o trabalho musical, apenas 1 (um) aluno foi reprovado; 1 (um) passou para o ano seguinte, ainda por avaliaA�A?o diferenciada; e os demais foram avaliados normalmente e passaram de ano. Segundo os autores, os pais reiteraram progressos das crianA�as no convA�vio social com a famA�lia e os amigos.

Desse modo, podemos inferir que o tratamento para este tipo de transtorno nA?o estA? apenas na medicina alopA?tica, visto queA�se pode fazer uso de terapias alternativas e de formas nA?o convencionais de ensino e tratamento para a busca de melhores resultados e melhoria na qualidade de vida.

Fonte: reviewed journals, cheap clomid. http://meloteca.com/pdf/musicoterapia/a-musica-como-recurso-para-a-aprendizagem-do-aluno-hiperativo.pdf

Texto: NAPNE/IFC.

Imagem:A�IlustraA�A?o por Freepik.com