Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Nota Informativa da SETEC/MEC define uso de campus e campi

Em 07 de agosto de 2015 a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação (MEC) emitiu uma Nota Informativa sobre a utilização da palavra Campus/Campi por meio do Ofício Circular nº 72. Após inúmeros questionamentos sobre a pluralidade da palavra câmpus, a SETEC encaminhou uma consulta junto à Academia Brasileira de Letras (ABL) solicitando esclarecimentos sobre a utilização correta de câmpus/campus/campi.

O questionamento surgiu diante da correspondência eletrônica emitida em setembro de 2011 pela Assessoria de Comunicação da SETEC, ao qual trazia uma Nota Lexicológica que orientava os IFs a utilizarem a grafia câmpus (versão aportuguesada).

Diante do apresentado pela SETEC à ABL fica “recomendado a permanência do singular campus e do plural campi nos textos em que devam prevalecer estes vocábulos como integrantes de léxico de terminologia científica”.

Assim, a CECOM/Reitoria recomenda os servidores do IFC adotem o uso dos vocábulos campus, para o singular, e campi para o plural conforme entendimento da ABL – sempre em itálico.  Desta forma, a palavra câmpus deixa de ser utilizada por essa instituição.

É prudente ressaltar que as alterações necessárias, no que compete à Identidade Visual (logomarcas, entre outros), serão realizados pela CECOM/Reitoria assim que o estado de Greve for finalizado. Por ora, recomenda-se que os setores adequem a linguagem em comunicações escritas e orais.

Confira AQUI o Ofício Circular nº 72 – Utilização da palavra campi/campus

* Texto: CECOM/Reitoria.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 19 de agosto de 2015, às 20:53 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: