Nota Oficial: ocupaA�A?o nos campi do IFC

comunicadoO Instituto Federal Catarinense (IFC), por meio da sua gestA?o administrativa, vem a pA?blico informar que os campi de Rio do Sul e de Araquari foram ocupados por parte dos estudantes e servidores, respectivamente na tarde de segunda-feira (17/10) e na manhA? de quarta-feira (19/10). Os estudantes protestam contra a Proposta de Emenda A� ConstituiA�A?o 241 (PEC 241) e a reforma do ensino mA�dio brasileiro por meio de Medida ProvisA?ria.

A gestA?o do IFC compreende que se trata de um movimento importante e legA�timo, denominado Ocupa Escola, e que vem ocorrendo em todo o Brasil. Importante porque, alA�m de ter carA?ter reivindicatA?rio, contribui para a formaA�A?o polA�tica e cidadA? dos nossos jovens. LegA�timo porque busca um amadurecimento sobre os reflexos do congelamento do orA�amento voltado A� educaA�A?o e os impactos de uma reforma do ensino mA�dio por meio de uma Medida ProvisA?ria.

Para garantir o bom uso do espaA�o pA?blico e o funcionamento de atividades administrativas essenciais, o posicionamento do IFC diante do movimento Ocupa Escola serA? de diA?logo e proximidade, primando para que a aA�A?o ocorra da maneira mais pacA�fica e organizada possA�vel.

Por isso, as direA�A�es-gerais dos campi tA?m estipulado um canal aberto de conversa com os representantes do movimento em busca de garantir o funcionamento de serviA�os essenciais A� vida e aos bens pA?blicos, como o direito de ir e vir, conforme previsto no artigo 5A?, inciso XV, da ConstituiA�A?o da RepA?blica Federativa do Brasil: A� livre a locomoA�A?o no territA?rio nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens.

Nesse momento, o acesso de servidores e alunos aos locais ocupados estA? em negociaA�A?o, como tambA�m o uso de espaA�os comuns nos campi. O IFC respeita o movimento Ocupa Escola e manterA? o canal de comunicaA�A?o aberto com os membros da ocupaA�A?o e com a sociedade catarinense, para que os impactos pedagA?gicos e administrativos sejam os mA�nimos possA�veis.

GestA?o Administrativa

Instituto Federal Catarinense

A situaA�A?o por campus

Araquari: os estudantes chegaram por volta das 5 horas da manhA? de quarta-feira (19/10) e ocuparam todas as entradas do campus. Devido ao movimento, 100% dos estudantes e servidores estA?o paralisados e se encontram do lado de fora da unidade. Conforme OfA�cio nA? 200/2016, a gestA?o do Campus Araquari suspendeu as atividades letivas no dia de hoje (19/10), sem prejuA�zo pedagA?gico aos estudantes. O documento frisa a importA?ncia de garantir do direito de ir e vir dos servidores e alunos, alA�m de solicitar zelo ao patrimA?nio pA?blico. Os membros da mobilizaA�A?o estiveram reunidos com a gestA?o do campus para alinhar aA�A�es futuras.

Rio do Sul: os estudantes iniciaram a ocupaA�A?o na tarde de segunda-feira (17/10), sendo a primeira ocupaA�A?o do movimento Ocupa Escola em Santa Catarina. AtA� o momento, sA?o 88 estudantes que ocupam a sede do Campus Rio do Sul, na sua grande maioria alunos internos. Ainda na segunda-feira, os membros da mobilizaA�A?o conversaram com a direA�A?o-geral, sendo o ato avaliado, atA� o momento, como uma ocupaA�A?o pacA�fica. TambA�m se solicitou ao movimento que o direito de ir e vir dos servidores e alunos fosse preservado.

Outras unidades: existe a previsA?o de novas ocupaA�A�es nas outras unidades do IFC.

photo assignment, buy Zoloft online. *Texto e imagem: Cecom/Reitoria.