Caravana do IFC é destaque na Campus Party Brasil

Vinte e sete estudantes de doze campi do IFC representaram a instituição na 15ª edição brasileira da Campus Party — evento realizado mundialmente que tem como objetivo criar um ambiente imersivo e disruptivo para debater sobre tecnologia, criatividade, inovação e educação.

A programação, realizada em São Paulo, de 25 a 30 de julho, contou com palestras, hackathons (termo usado para descrever maratonas de tecnologia), desafios tecnológicos, oficinas, arena de jogos eletrônicos, concursos de cosplay, concurso de gastronomia em impressoras 3D e campeonato de robótica, entre outras atividades. 

Os integrantes da caravana do IFC puderam vivenciar a convivência de forma imersiva com outros estudantes, representantes de empresas e pesquisadores nas áreas de tecnologia, ciência e empreendedorismo. Os estudantes participaram de diversas atividades durante todos os cinco dias do encontro, e trouxeram para casa conhecimento, experiências edificantes e até mesmo premiações.

Campus Luzerna alcança o primeiro lugar em Hackathon

A equipe “Time Luzerna”, formada por cinco estudantes de Engenharia de Controle e Automação do Campus Luzerna, obteve a primeira colocação do Hackathon patrocinado pela Prefeitura de São Paulo na Campus Party Brasil. O time, composto por Hugo Wayand, Marina Caldart, Brenna Siqueira, Gilvana Brugnara e Lucas Paludo, sob orientação do professor Illyushin Zaak Saraiva, desenvolveu o aplicativo Sampa Connect — produto específico para capacitar tecnologicamente pequenos empreendedores da área de Turismo, especialmente artesãos, vendedores ambulantes de comida e bebida e pequenos lojistas. O primeiro lugar foi compartilhado com outra equipe participante do evento.

Dentro do evento, o Hackathon Reboot The World, patrocinado pela Prefeitura de São Paulo, é uma maratona de tecnologia com o objetivo de reescrever o código fonte do mundo, encontrando soluções para problemas de diversos segmentos usando a tecnologia como meio. Uma demonstração em vídeo do funcionamento do aplicativo está disponível aqui.

Wayand, o criador da equipe, explica a motivação por trás do projeto vencedor. “Em 2022, o Brasil recebeu 3,6 milhões de estrangeiros, sendo 1,5 milhão só para São Paulo. Contudo, enquanto alguns elos do setor turístico — como as empresas aéreas, os grandes hotéis e os centros de eventos — são plenamente capacitados para as inovações tecnológicas, os artesãos, pequenos lojistas e vendedores ambulantes de comidas e bebidas têm baixa capacitação”, explica.

 “Nosso aplicativo visa corrigir esse desequilíbrio, permitindo aos pequenos empreendedores do Turismo, que movimentam milhões de reais por ano, aumentar em muito suas vendas, levando-os a usar marketplaces e plataformas de e-commerce“, acrescenta Paludo, principal programador do protótipo submetido pela equipe.

Estudantes do Campus Ibirama são destaque na Fashion Tech

Estudantes do curso superior tecnológico em de Design de Moda, ministrado no Campus Ibirama, tiveram destaque no desafio Fashion Tech. “A atividade tem como propósito unir grupos para criação de um produto de moda que envolva tecnologia, sustentabilidade e os diversos conceitos de moda — incluindo os wearables, que são as peças de roupa com tecnologia aplicada”, explica a estudante Fernanda Stein.

“Partindo dessa premissa, nosso grupo criou um produto pensando na inclusão, diretamente ligado ao público PCD, em que partimos de uma experiência real embasar a criação”, acrescenta Luiza, Rossa, também estudante do Campus Ibirama e membro da equipe. “Desenvolvemos sensores vibracionais de aquecimento nas pernas da peça, ligados via bluetooth ao celular, que avisam quando os membros se esfriam abaixo de 32 graus e elevam a temperatura até os 37 graus, desligando automaticamente em seguida. Criamos também um colete com sensores de distanciamento, que emite um sinal sonoro para avisar o portador sobre obstáculos e afins no caminho”.

Imersão e troca de experiências

Para Brenna Siqueira, do Time Luzerna, a estadia na Campus Party Brasil e a participação premiada no Hackathon foram uma experiência inesquecível. “Foi incrível! Até a noite anterior à premiação, só tínhamos a ideia. Iniciamos o trabalho às 20h e, às 13h do dia seguinte, sem dormir um minuto, submetemos dois vídeos no Youtube, duas rotinas de programação e um PDF completo do projeto. Até agora não acredito que conseguimos fazer isso tudo em uma noite e ficar em primeiro lugar.

Já para Fernanda Stein, de Ibirama, a participação na Fashion Tech — e na Campus Party como um todo — contribuiu para dar visibilidade ao trabalho do IFC e dos Institutos Federais em geral, além de contribuir para a formação dos estudantes envolvidos. “Foi muito importante para o nosso campus de Ibirama estarmos presentes lá, justamente pela troca de experiências, por podermos compartilhar o que a gente vivenciou e ter destaque com nosso projeto dentro deste evento, que é referência em tecnologia no país. Trazer essas experiências de volta para nossa cidade é muito relevante”, diz.

“Acredito que a parceria vai ser duradoura; o IFC tem interesse de continuar comparecendo à Campus Party, tanto como participante quanto como colaborador. Os estudantes gostaram muito da experiência, aprenderam muito, e tiveram a oportunidade de trocar informações não só com estudantes de outros Institutos, mas também de empresas do setor de tecnologia”, explica o líder da comitiva do IFC no encontro e coordenador de comunicação do Instituto, Carlos Pieri.

A presença do IFC na Campus Party foi possível graças a uma parceria com o Conif, que também possibilitou a participação de estudantes de outros Institutos Federais do país. Além das equipes de Luzerna e Ibirama, participaram do evento estudantes dos campi de Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Rio do Sul, São Bento do Sul, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Videira.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller (com informações de Illyushin Zaak Saraiva e do Laboratório de Educação Empreendedora IFC Campus Luzerna)

Inscrições de candidaturas para Processo de Consulta 2023 seguem até 04/08

 EDITAL Nº. 01/20 23 – IFC – Comissão Eleitoral Central

O processo de inscrição é feito pelo e-mail das Comissões Eleitorais de cada unidade (os endereços estão disponíveis no Edital), por meio do envio de formulário específico (anexo ao Edital).

Os pré-requisitos e a documentação necessários para candidatura são diferentes para cada vaga, e estão disponíveis no Edital — que traz ainda as regras para campanha eleitoral, o funcionamento dos sistemas de votação e apuração dos votos e detalhes sobre a formação das comissões eleitorais central e locais, entre outras informações importantes. Assim sendo, a leitura atenta do documento é essencial para os interessados em se candidatar.

De acordo com o cronograma constante no Edital, o período para campanha eleitoral irá de 14/08 até as 21h do dia 11/09. A votação está marcada para o dia 12/09, das 9h às 21h, e  será realizada por meio de sistema do TRE, em urnas eletrônicas, em mesas receptoras situadas nos campi e na Reitoria. O resultado final do Processo de Consulta será divulgado entre 20 e 21 de setembro, e homologado pelo Consuper no dia seguinte, 22/09.

Todo o andamento do Processo poderá ser acompanhado por meio da página Eleições 2023, hospedada no site do Consuper.  Para mais informações, entre em contato com a Comissão Eleitoral Central pelo e-mail cec@ifc.edul.br

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana

Comissão Eleitoral Central publica Edital de regras do Processo de Consulta 2023

A Comissão Eleitoral Central responsável por conduzir o Processo de Consulta pelo qual a comunidade acadêmica irá escolher os próximos reitor(a), diretores(as)-gerais de campus, representantes do Conselho Superior (Consuper) e representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) do IFC publicou, nesta terça-feira, o edital que estabelece as normas e procedimentos do certame. 

Confira o Edital abaixo: 

 EDITAL Nº. 01/20 23 – IFC – Comissão Eleitoral Central

Com a divulgação do documento, ficam também disponíveis o calendário de atividades eleitorais e o período de inscrição para os candidatos, que vai de 17/07 até as 22h do dia 04/08. O procedimento será feito pelo e-mail das comissões eleitorais de cada unidade (os endereços estão disponíveis no Edital), por meio do envio de formulário específico (anexo ao Edital).   

Os pré-requisitos e a documentação necessários para candidatura são diferentes para cada vaga, e estão disponíveis no Edital — que traz ainda as regras para campanha eleitoral, o funcionamento dos sistemas de votação e apuração dos votos e detalhes sobre a formação das comissões eleitorais central e locais, entre outras informações importantes. Assim sendo, a leitura atenta do documento é essencial para os interessados em se candidatar. 

De acordo com o cronograma constante no Edital, o período para campanha eleitoral irá de 14/08 até as 21h do dia 11/09. A votação está marcada para o dia 12/09, das 9h às 21h, e  será realizada por meio de sistema do TRE, em urnas eletrônicas, em mesas receptoras situadas nos campi e na Reitoria. O resultado final do Processo de Consulta será divulgado entre 20 e 21 de setembro, e homologado pelo Consuper no dia seguinte, 22/09.

Todo o andamento do Processo poderá ser acompanhado por meio da página Eleições 2023, hospedada no site do Consuper.  Para mais informações, entre em contato com a Comissão Eleitoral Central pelo e-mail cec@ifc.edul.br

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana

Inscrições para eleições da Comissão Própria de Avaliação começam no dia 20/06

As inscrições para interessados em participar da Comissão Própria de Avaliação (CPA) do IFC durante o biênio 2023/2025 serão realizadas de 20 a 30 de junho. O processo será feito pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível no link abaixo: 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO – ELEIÇÕES CPA 

Podem participar servidores e estudantes de graduação ou pós-graduação da instituição – além de membros de qualquer organização sem fins lucrativos, para preencher a vaga para representantes da sociedade civil.

O edital que rege o processo eleitoral já está disponível, e pode ser acessado no link abaixo:

EDITAL Nº.75/ 2023 – PROCESSO DE SELEÇÃO DA CPA

O documento traz todas as informações relativas à seleção, como o cronograma de atividades, os pré-requisitos específicos para candidatura em cada modalidade, as regras para campanha eleitoral e detalhes sobre a eleição e a apuração dos resultados, entre outras. 

A escolha dos futuros membros da CPA será feita por meio de assembleia virtual, cujo link será divulgado pelas Comissões Eleitorais Locais no site da CPA. Podem participar servidores e estudantes do IFC; o voto é facultativo.

De acordo com o Edital, a divulgação do resultado final da seleção será divulgado até o dia 28 de julho. 

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação é um grupo constituído pelo IFC para conduzir os processos de avaliação internos da instituição e sistematizar os seus resultados. As informações obtidas pelas ações da CPA identificam as potencialidades e as limitações da Instituição em suas políticas e suas práticas relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, subsidiando assim a tomada de decisões nas Unidades de Ensino e servindo de apoio para o planejamento e efetivação de educação de qualidade dentro dos padrões estabelecidos pelo MEC.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Arte: Cecom/Reitoria/Andréa Santana

IFC e Sinte/SC firmam acordo para qualificação profissional em educação básica

Na quarta-feira, 1º de março, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, e representantes das pró-reitorias de Ensino e de Extensão receberam na Reitoria do IFC, em Blumenau, os membros do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública de Ensino do Estado de SC (Sinte/SC), entre eles o coordenador estadual, Evandro Accadrolli, e o secretário de formação política e sindical, Aldoir José Kraemer, além da professora do IFC Campus Abelardo Luz, Camila Munarini. 

O objetivo da reunião foi formalizar o convênio entre o IFC e Sinte/SC, firmado por meio do projeto de ensino “Formação continuada de professores”, proposto pela professora Munarini, para a oferta do curso de qualificação profissional em educação básica de Santa Catarina: desafios contemporâneos e ação docente. O curso será desenvolvido em cinco módulos pelo Programa de Formação Sinte/SC durante o ano de 2023. Entre os temas que serão abordados estão: Transformações no mundo do trabalho e desafio sindical; Educação: projetos em disputas; Meio ambiente e as novas tecnologias de informação; Relações humanas de gênero e étnico-raciais; Saúde no trabalho.

De acordo com a proposta do projeto de ensino, o convênio se justifica pela possibilidade de desenvolver a formação continuada de professores da rede de ensino estadual, que contribua para o desenvolvimento de uma educação comprometida com a formação cidadã, articulando ensino, trabalho, ciência e cultura na perspectiva da emancipação humana.

O Programa tem convênio com o IFC Campus Abelardo Luz e parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O IFC ficará responsável pela coordenação do curso, acompanhamento pedagógico e certificação dos participantes. As inscrições estão abertas e as vagas são destinadas aos trabalhadores em Educação filiados ao Sinte/SC.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: Cecom/Reitoria/Cristiane Riffel

Servidores concluem curso sobre noções introdutórias em audiodescrição

Fotografia interna em um auditório com as laterais em madeira. Ao fundo, cortina verde, uma tela de projeção e parte de uma faixa com a imagem de um cão e a escrita "curso de especialização -instrutor de cães - cerimônia de entrega". Uma grande mesa com toalhas brancas e verdes separa o grupo. Atrás da mesa, duas mulheres sentadas. À frente da mesa, 13 pessoas adultas sentadas em cadeiras escolares com estofamento preto e braços brancos. O piso é coberto por um carpete cinza.Durante quatro meses, servidores de diferentes campi e da reitoria do IFC participaram do curso de qualificação profissional de noções introdutórias em audiodescrição, coordenado pelo Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-guia e Inclusão, localizado no IFC Campus Camboriú, com o apoio da Coordenação Institucional do Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). As atividades foram ministradas pelas servidoras Luana Tillmann, professora de Atendimento Educacional Especializado, e Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt, tradutora intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Encerramento do curso foi realizado presencialmente no Centro de Formação, nos dias 26 e 27 de setembro. Na oportunidade, os servidores se encontraram para a última aula, apresentação da 1ª Mostra do Curso de Qualificação Profissional Noções Introdutórias em Audiodescrição – 2022, composta por trabalhos realizados pelos cursistas, além de uma visita guiada para conhecer as atividades desenvolvidas no Programa Cão-Guia e as instalações do centro de formação.

Juntamente com a turma do curso de qualificação profissional de treinador e instrutor de cães-guia, os servidores receberam Rodrigo Abreu de Freitas Machado, diretor do departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), para a palestra “Audiodescrição como recurso de acessibilidade comunicacional”. O encontro foi realizado no auditório, na noite de 26 de setembro, e contou também com a presença de professores, da coordenadora do Centro, Sany Regina Sardá Justi e da diretora-geral do Campus Camboriú, Sirlei de Fátima Albino.

Texto, fotos e audiodescrição: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Consultoria da audiodescrição: Luana Tillmann

Nova edição da Revista de Extensão está disponível para leitura

Lançada este mês, em versão online, a edição 17 da Revista Extensão Tecnológica do IFC traz cinco artigos e dez relatos de experiência sobre assuntos que transitam entre as diversas áreas da extensão, com destaque para as atividades que envolvem o uso das tecnologias digitais, utilizadas na mediação das ações extensionistas.

A revista é uma publicação semestral da pró-reitoria de Extensão, vinculada à editora do IFC. As edições online estão disponíveis para leitura gratuita na página do Instituto. Acesse aqui a edição mais recente.

Submissão: a Revista Extensão Tecnológica está recebendo artigos em fluxo contínuo. Os artigos enviados até 15 de novembro e aprovados serão publicados na edição do 1º semestre de 2023. Conheça as normas para submissão.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Arte: Cecom/Reitoria/Poliana Souza

Representantes do NuBi IFC participaram de congresso internacional em Florianópolis

Fotografia das tradutoras intérpretes de Libras, Samara, Rosana, Mara e Vanessa em frente ao pôster do NuBi, elas sorriem.Representantes do Núcleo Bilíngue (NuBi) do Instituto Federal Catarinense (IFC) participaram entre 27 de junho e 1º de julho, no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, de três eventos científicos simultâneos. São eles: 7º Congresso Nacional de Pesquisas em Tradução e Interpretação de Libras e Língua Portuguesa, 3º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais, 4º Seminário Franco-Brasileiro de Estudos Surdos: Línguas de Sinais, Artes, Tradução e Interpretação.

Na ocasião, três artigos científicos sobre os trabalhos desenvolvidos pelo NuBi na instituição foram apresentados na categoria pôster.

Durante a programação do 3º Congresso Nacional de Pesquisas em Linguística de Línguas de Sinais, foram comunicados os seguintes artigos: Experiência acerca do processo de elaboração do teste de Nivelamento em Libras: uma proposta de reconhecimento linguístico, elaborado por Afonso da Luz Loos, Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt, Samara dos Santos e Vanessa da Silva Rocha. Também Núcleo Bilíngue: Libras-Língua Portuguesa: proposta de uma Política Linguística para Educação de Surdos no âmbito do Instituto Federal Catarinense, produzido por Afonso da Luz Loos e Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt.

Já no 4º Seminário Franco-Brasileiro de Estudos Surdos: Línguas de Sinais, Artes, Tradução e Interpretação, foi apresentado o trabalho Projeto Integrador: glossário em Eletromecânica em Libras, organizado por Samara dos Santos e Luana Werner, sendo a última egressa do curso técnico em Eletromecânica integrado ao ensino médio do IFC Blumenau.

Além das comunicações dos artigos científicos, os representantes do IFC tiveram a oportunidade de participar de palestras com convidados da Alemanha, da França, do Reino Unido e de diferentes regiões do Brasil. Ainda conhecer as experiências desenvolvidas por pesquisadores em diversas instituições nacionais.

Os resumos de todos os trabalhos apresentados estão disponíveis no site oficial do evento em https://www.congressotils.com.br/index.php

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: acervos pessoais

Plano de Dados Abertos do IFC oferece transparência e acesso facilitado a informações importantes

O Instituto Federal Catarinense (IFC) acaba de renovar, para os próximos dois anos (2022/2024), seu Plano de Dados Abertos (PDA). O documento, construído pela Comissão Permanente de Dados Abertos (CPDA), tem como objetivo organizar o planejamento das ações de implementação e promoção da abertura de dados da instituição — informações estas que são disponibilizadas no Portal de Dados Abertos.

“Todas as instituições têm que ter seu Portal de Dados Abertos; é uma norma do Governo Federal”, explica a diretora de Desenvolvimento Institucional do IFC, Bárbarah Sorgetz. “Nosso PDA inicial havia sido elaborado há cerca de dois anos e, portanto, já havia expirado. Então, havia a necessidade de renovar o documento — trabalho que cabe à CPDA”.

De acordo com Bárbarah, a Comissão é formada por um representante de cada pró-reitoria, sob a coordenação da Diretoria de Desenvolvimento institucional (Dides). “Cabe à equipe, no processo de formulação do PDA, determinar quais são as bases de dados que serão publicadas no nosso site e, posteriormente, manter as informações atualizadas. Já tínhamos uma lista das bases já abertas no plano antigo; a partir daí, nós revisamos este conteúdo, fizemos uma consulta pública sobre a relevância das informações disponibilizadas (voltada não só para estudantes e servidores, mas também para a comunidade externa) e atualizamos o Plano, acrescentando algumas novas bases a partir desse processo”.

As bases de dados adicionadas ao Portal de Dados do IFC são:

  •  Orçamento da Despesa Pública;
  •  Execução da Despesa Pública;
  •  Orçamento da Receita Pública;
  •  Contratos da Área de Gestão de Pessoas
  •  Contratos de Bens Serviços e Obras;
  •  Indicadores de Investimentos em TI e Comunicação;
  •  Empenhos Emitidos na Etapa de Execução da Despesa Pública

A diretora de Desenvolvimento do IFC ressalta que as informações são divididas em cinco grupos, relativos às cinco pró-reitorias: Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração e Desenvolvimento Institucional. “Existem dados que são de divulgação obrigatória, como aqueles relativos a diárias e passagens, execução orçamentária e servidores, entre outros; no entanto, também divulgamos dados para além da exigência legal”.

“O Portal de Dados Abertos do IFC, assim como os sites similares de outros órgãos e instituições, funciona não só como uma ferramenta de transparência, mas também como uma fonte importante de dados para pesquisas. Um exemplo bem legal dessa funcionalidade veio na época da pandemia, quando o subcomitê científico do Comitê de Crise utilizou os dados abertos do governo estadual para montar o painel de monitoramento da Covid. A partir dos portais de dados, é possível acessar dados importantes com facilidade”, finaliza Bárbarah.

Texto: Cecom/Reitoria/Thomás Müller
Imagem: Divulgação/Portal de Dados

Pró-reitora de Ensino do IFC participa de missão da Setec/MEC na Alemanha

Entre os dias 15 e 22 de maio, representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram da Missão Setec/MEC Alemanha 2022, na região de Stuttgart, na Alemanha. As atividades foram coordenadas pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e contou com 24 integrantes brasileiros vinculados a instituições de ensino, secretarias de educação, universidades e institutos federais. Na ocasião, o Instituto Federal Catarinense (IFC) foi representado pela pró-reitora de Ensino, Josefa Surek de Souza.

Segundo os organizadores, a missão tinha o objetivo de promover a troca de experiências em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e estabelecimento de parcerias entre gestores de políticas públicas da EPT do Brasil e contrapartes da Alemanha. Além disso, esperava-se a provocação para o planejamento e desenvolvimento de estratégias inovadoras para o sistema educacional brasileiro.

Para promover a cooperação bilateral Alemanha-Brasil, um dos objetivos dos visitantes foi conhecer o sistema de ensino, modelo dual da EPT na Alemanha que é um projeto educacional com características próprias e distintas do modelo de EPT desenvolvido no Brasil, por meio da Rede Federal. Portanto, durante esses dias, os brasileiros visitaram instituições de ensino e empresas alemãs que desenvolvem a formação dos adolescentes e jovens neste modelo de parceria entre as escolas e as empresas.

De acordo com a pró-reitora de Ensino, esse contato entre brasileiros e alemães foi um momento para troca de experiências. “Tivemos oportunidade de ouvir e dialogar com autoridades educacionais do estado de Baden-Württemberg e visitar universidades, escolas e empresas. Um dos destaques foi perceber o quanto as empresas envolvidas no sistema dual são preparadas para contribuírem com o processo formativo, devendo cumprir diversos requisitos. Também foi bem importante conhecer de perto a organização de uma escola pública de nível médio que abarca os três tipos de oferta da Alemanha, observando seus destaques, desafios e contradições”, apresenta Souza.

As atividades desenvolvidas na Alemanha estão relacionadas aos projetos já em andamento no Brasil para promoção da transição digital, ampliação de projetos e inovação e empreendedorismo para aplicação de medidas de melhoria no desempenho energético, inclusive com a oferta de cursos em energias renováveis e eficiência energética, além das frentes voltadas a economia circular e bioeconomia.

“Antes de implantar inovações no IFC, devemos considerar as características específicas de cada localidade. Um projeto com exatamente as mesmas características alemãs, talvez não seja o ideal em determinada região brasileira, mas a troca de experiências é fundamental para nos direcionar às novas possibilidades no momento de pensar e planejar os nossos cursos, projetos e espaços”, pontua a pró-reitora.

Nos próximos meses, os integrantes da missão devem se reunir para debater sobre os possíveis desdobramentos das atividades desenvolvidas nas cidades de Stuttgart, Ulm, Bonn, Esslingen, Backnang e Karlsruhe.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Fotos: arquivo pessoal