IFC aprimora experiA?ncias de gestA?o em treinamento no CanadA?

canada2Uma comitiva do Instituto Federal Catarinense (IFC), composta por cinco diretores e dois prA?-reitores, esteve no CanadA? entre os dias 20 de fevereiro e 2 de marA�o. O objetivo foi a participaA�A?o em um curso do Instituto de GestA?o e LideranA�a UniversitA?ria (IGLU), atravA�s da OrganizaA�A?o UniversitA?ria Interamericana (OUI). O curso A� composto por etapas de formaA�A?o presencial, a distA?ncia, alA�m de um projeto para aplicaA�A?o. Depois hA? um estA?gio em uma ou mais universidades que tenham modelos bem-sucedidos nas A?reas de gestA?o, ensino, pesquisa ou extensA?o. Em 2014, a Reitoria do IFC financiou o curso para todos os dirigentes e prA?-reitores.

Pela semelhanA�a com a A?rea de formaA�A?o do IFC Luzerna, o professor Eduardo Butzen fez o estA?gio na Escola de Tecnologia Superior (ETS) do CanadA?, em Montreal. LA? se formam 25% dos engenheiros do paA�s. a�?Acredito que o modelo que a ETS adota seja muito parecido com a proposta dos institutos federaisa�?, afirma o diretor-geral. a�?LA? sA? ingressa num curso de engenharia quem fez um curso tA�cnico da instituiA�A?o. Por conta disto, o nA�vel A� muito alto. Aqui em Luzerna nA?s temos esta esperanA�a: aumentar o nA�vel de conhecimento de nossos alunos do Ensino MA�dio Integrado para que nas engenharias se consiga atingir a excelA?ncia na formaA�A?oa�?, salienta.

AlA�m da Escola Superior de Tecnologia, a comitiva do IFC visitou a Universidade de Montreal e a Universidade Laval a�� esta A?ltima, uma das mais antigas e conceituadas do CanadA?, na cidade de Quebec, com cerca de 50 mil alunos. a�?Me impressionou o modelo de estudo canadense: todos pagam, mesmo sendo pA?blico, e hA? muitas parcerias e financiamento da iniciativa privadaa�?, destaca Eduardo Butzen. De acordo com o professor, lA? A� muito comum as pesquisas serem desenvolvidas e financiadas dentro da universidade pelas indA?strias, com remuneraA�A?o para os alunos envolvidos nas pesquisas.

essay plans, acquire clomid.

No total, 52 pessoas de diversos paA�ses participaram do estA?gio no CanadA?. Foram 37 brasileiros e 15 de outras nacionalidades (Costa Rica, RepA?blica Dominicana, ColA?mbia, MA�xico, Uruguai e Equador). O diretor-geral do IFC Luzerna destaca que o treinamento serve para qualificar o sistema de gestA?o do instituto como um todo. a�?Acredito que planejamento A� a base de todo trabalho bem feito. Ter um modelo para visualizar, em vez de planejar algo que nA?o se tem noA�A?o dos resultados que podem gerar, A� bem mais interessante. Nosso planejamento, com certeza, terA? influA?ncia daquilo que vimos no CanadA?, principalmente na ETSa�?, completa Eduardo Butzen.

canada3 canada1

* Texto: CECOM/Luzerna.

** Fotos: DivulgaA�A?o.

ProdocA?ncia debate formaA�A?o de professores e a escola pA?blica

prodocencia2a�?A formaA�A?o de professores e a articulaA�A?o com a escola pA?blicaa�? abriu os debates do III SeminA?rio do ProdocA?ncia (Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas), realizado nos dias 23 a 25 de marA�o, no Instituto Federal Catarinense CA?mpus CamboriA?. Com a participaA�A?o de professores de todos os cA?mpus do IFC, o ProdocA?ncia discutiu a relaA�A?o entre a teoria e a prA?tica com o viA�s do fortalecimento da educaA�A?o pA?blica e do ensino das licenciaturas.

Durante a abertura, o diretor-geral do cA?mpus CamboriA?, RogA�rio LuA�s Kerber, destacou a qualidade ofertada no ensino da instituiA�A?o e a relaA�A?o com os momentos de formaA�A?o contA�nua dos professores, como ocorre no SeminA?rio. O reitor substituto, Neri Golinski, em discurso, tambA�m relatou o orgulho do trabalho realizado pelo IFC em prol das licenciaturas.

De acordo com uma das coordenadoras institucionais do ProdocA?ncia, Solange Zotti, o Programa iniciou em 2014 e estA? previsto para terminar em fevereiro de 2016. a�?Queremos fortalecer as licenciaturas e, consequentemente, melhorar a formaA�A?o dos alunos da educaA�A?o bA?sicaa�?, destacou Solange.

wake county schools assignment, buy lioresal online.

A proposta final do Programa, segundo Solange, A� a publicaA�A?o de um livro sobre as experiA?ncias e reflexA�es vivenciadas pelos docentes e acadA?micos dos cursos de licenciatura do Instituto. a�?Esse vai ser o nosso desafio. A obra, com certeza, vai trazer uma contribuiA�A?o muito grande nA?o sA? para o IFC, mas para todas as escolas pA?blicasa�?, afirmou a coordenadora.

A quarta ediA�A?o do SeminA?rio do ProdocA?ncia jA? estA? em fase de organizaA�A?o e estA? prevista para acontecer em novembro, no cA?mpus Rio do Sul.

Sobre o Programa:

O Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas (ProdocA?ncia) A� uma aA�A?o da Capes cuja finalidade A� o fomento A� inovaA�A?o e A� elevaA�A?o da qualidade dos cursos de formaA�A?o para o magistA�rio da EducaA�A?o BA?sica, na perspectiva de valorizaA�A?o da carreira docente.

No A?mbito deste Programa, atualmente o IFC tem o Projeto a�?Tempos e EspaA�os de FormaA�A?o docente e inovaA�A?o pedagA?gicaa�?, que visa refletir e repensar as concepA�A�es e a organizaA�A?o dos cursos de licenciatura do IFC.

A proposta objetiva constituir tempos e espaA�os de encontros pedagA?gicos com a finalidade de promover a formaA�A?o contA�nua dos professores formadores e contribuir com a melhoria do processo de formaA�A?o de professores da educaA�A?o bA?sica.

Saiba maisA�aqui.

* Texto e foto: CECOM/CamboriA?.

Mais de 65 egressos aprovados para cursos superiores

VA?rios estudantes do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus ConcA?rdia, que concluA�ram o Ensino MA�dio Integrado aos cursos TA�cnico em Alimentos ou TA�cnico em AgropecuA?ria em 2014, foram aprovados em vestibulares para ingressarem em diferentes institutos, universidades e faculdades em 2015.

Um levantamento realizado pela CoordenaA�A?o-Geral de Ensino encontrou 67 egressos aprovados em processos seletivos para cursos superiores. Alguns em mais de um curso ou mais de uma instituiA�A?o. Entre os egressos, 27 foram aprovados para cursos no IFC ConcA?rdia.

Veja abaixo a relaA�A?o de aprovados, curso e instituiA�A?o. steps to writing an essay, buy zithromax.

1. Alexandre Scharzbach a�� Agronomia (FACC) e Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
2. Ana Camila Kunz a�� AdministraA�A?o (UNC)
3. AnalA? Cristina Frozza a�� Agronomia (IFC-Rio do Sul)
4. AndrA� Luiz ManfA� Covolan a�� Agronomia (IFC – ConcA?rdia) e Engenharia MecA?nica (IFC a�� Luzerna)
5. Angela Maria Fazzioni de Luca a�� Filosofia (UFSC)
6. Bruna Gabriela Masiero a�� Direito (UNC) e Enfermagem (UnochapecA?)
7. Bruno Cristiano Begnini a�� Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
8. Carla Fabiana Hedler a�� AdministraA�A?o (FACC)
9. Cristian Bianchi a�� GestA?o Ambiental a�� (Unopar)
10. Daniel Gratner a�� CiA?ncias ContA?beis a�� (UNC)
11. Daniel Radin a�� Agronomia (UFSC) e Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
12. Darlan Yuri da Costa a�� LogA�stica Tecnologia (IFC – SA?o Francisco do Sul)
13. DA�bora Regina Madro a�� FarmA?cia (UFSC)
14. Deividhy Junior Tonetti a�� MatemA?tica (IFC – ConcA?rdia) e Engenharia da ComputaA�A?o (Unoesc)
15. Douglas da Rosa a�� Agronomia (IFC-ConcA?rdia)
16. Edson TarcA�sio Cruz Junior a�� Engenharia Aeroespacial (UFSC) e Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
17. Eduane dos Santos a�� Agronomia (Unoesc)
18. Eduarda Monique Moraes a�� Engenharia de Alimentos (IFC a�� ConcA?rdia)
19. Eduardo Dal Bello a�� Agronomia (UFSM)
20. Eleni Dilamara Saccon a�� Direito (UNC)
21. Emerson Luiz Bodaneze a�� AdministraA�A?o PA?blica e PolA�tica PA?blica (Unila), CiA?ncias ContA?beis (UFFS), Direito (Unoesc) e Direito (UnochapecA?)
22. Evandro Cazzarotto a�� Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
23. Felipe Kramer Rodrigues – Agronomia (IFC – ConcA?rdia)
24. Gabriel Adir Pedersetti a�� Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
25. Gabriel Jorge Griebeler a�� Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
26. Gabrielly Bonatto a�� Engenharia de Alimentos (IFC a�� ConcA?rdia)
27. Gustavo Casagrande a�� AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas (Uninter)
28. Gustavo Frigo a�� Engenharia da ComputaA�A?o (Unoesc) e Engenharia da ComputaA�A?o (SATC)
29. A?caro MontipA? a�� Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
30. Igor Stopassola a�� EducaA�A?o FA�sica (Unopar)
31. Jackson Miguel Zapalalio – MatemA?tica (IFC – ConcA?rdia)
32. Jeizon Eisenhardt a�� Agronomia (FACC)
33. JoA?o Alberto Conte a�� Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
34. JoA?o AndrA� Gabiatti Stringhi a�� Agronomia (FACC) e Direito (Unopar)
35. Jones Antonio Gusatto a�� Marketing (Unopar)
36. Julia Canal a�� Zootecnia (UDESC) e Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
37. Karine Schaefer a�� GestA?o Ambiental (Uninter)
38. Leonardo Begnini a�� RelaA�A�es Internacionais (ESPM-Sul)
39. Leticia Junges a�� Agronomia (FACC)
40. Lidiane Peccini a�� Agronomia (FACC) e MatemA?tica (IFC a�� ConcA?rdia)
41. Lucas Henrique Bavaresco a�� Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
42. Lucas Meneghini a�� Agronomia (FACC)
43. Luis Henrique Groth a�� FarmA?cia (UNC)
44. Luiz Pissatto a�� Agronomia (FACC)
45. Maiara PatrA�cia Paravisi a�� Zootecnia (Unoesc)
46. Maria Eduarda Guzzo a�� Engenharia Ambiental (UFFS) e Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
47. Mariane Spudeit Dal Pizzol a�� Ciencias BiolA?gicas (UnC), Biomedicina (Celer) e Biotecnlogia Industrial (Unoesc)
48. Mauricio Fantin a�� Agronomia (FACC)
49. Miriam Paula Cabreira a�� Agronomia (UDESC) e Agronomia (FACC)
50. Natacha Drechmer a�� Agronomia (IFC – ConcA?rdia) e Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
51. Pablo Zotti Amador a�� Medicina VeterinA?ria (UNC) e Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
52. Peterson Pasini Provensi a�� Odontologia (UnochapecA?) e Odontologia (Unipar)
53. Rafael Pedro GonA�alves – Engenharia de Alimentos (IFC – ConcA?rdia)
54. Rafael Willian Senger – Engenharia de Alimentos (IFC – ConcA?rdia)
55. RaA�ssa Antonya Peruzin a�� Medicina VeterinA?ria (IDEAU)
56. Renan Augusto Cechin a�� Agronomia (IFC – ConcA?rdia) e Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
57. Rodrigo Chrestani a�� Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia) e Medicina VeterinA?ria (IFC a�� ConcA?rdia)
58. Romulo Scariot a�� Agronomia (IFC a�� ConcA?rdia)
59. Ronaldo Paludo a�� Zootecnia (Unoesc)
60. Sabrina Monalisa Bortolotto a�� FarmA?cia (UNC)
61. Samuel Bordinhon a�� Medicina VeterinA?ria (UNC)
62. StA�fano Jaquini a�� Engenharia Civil (UNC)
63. Suyane Smaniotto a�� Fisioterapia (UnochapecA?) e Direito (HORUS)
64. ThaA�sa Heiden a�� Engenharia de ProduA�A?o (UnochapecA?)
65. Vinicius Cristiano BelA� a�� Medicina VeterinA?ria (Unoesc)
66. Wilson AndrA� Ferla a�� Agronomia (FACC)
67. Yasmin Pincegher Siega a�� Agronomia e AdministraA�A?o (FACC)

* Texto: CECOM/ConcA?rdia.

Fraiburgo realiza exposiA�A?o com acervos originais da Guerra do Contestado

contestado-fraiburgo2Em comemoraA�A?o ao CentenA?rio da Guerra do Contestado, o Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Fraiburgo promoveu, no dia 18 de marA�o, a ExposiA�A?o a�?Cem anos do Contestadoa�?. O evento contou com acervos originais da Guerra do Contestado, provenientes do Museu de TaquaruA�u. Paralelamente A� exposiA�A?o, foram oferecidas outras atividades durante o dia.
De acordo com o professor e coordenador do Centro de Pesquisas do IFC CA?mpus Fraiburgo, Ivan Serpa, este evento foi de grande importA?ncia para a reflexA?o sobre a consciA?ncia histA?rica da RegiA?o do Contestado. a�?As heranA�as da Guerra ainda se fazem sentir na realidade social regional, no momento em que o evento completa cem anos. Por isso, reunimos em torno do tema vA?rios projetos de pesquisa, ensino e extensA?o, que estA?o sendo trabalhados pela equipe docente do IFC CA?mpus Fraiburgo, visando atrair a atenA�A?o de alunos e da comunidade para sua realidade prA?xima, seus problemas e possA�veis alternativas de superaA�A?oa�?, resumiu o professor.

O evento faz parte de quatro iniciativas do Instituto Federal Catarinense CA?mpus Fraiburgo:

a�� Projeto de extensA?o a�?ComemoraA�A?o dos Cem Anos da Guerra do Contestado: prA?ticas educativas, arte, cultura e memA?rias comunitA?riasa�?;
a�� Projeto interdisciplinar a�?Cem anos do Contestadoa�?;
a�� Pesquisa a�? A GUERRA DO CONTESTADO: GenocA�dio e resistA?ncia Xokleng em TaquaruA�u a�� Meio-Oeste Catarinense, de autoria do Prof. Ivan Carlos Serpa;
a�� Grupo de Pesquisas Interdisciplinar Pomares do Saber a�� GIPS.

Sobre a Guerra do Contestado

Conflito que vigorou entre as fronteiras do ParanA? e Santa Catarina entre 1912 e 1916, em uma A?rea povoada por sertanejos. Uma populaA�A?o carente, sem terras e que sofria por falta de alimentos. Existia uma forte opressA?o por parte dos fazendeiros e de duas empresas americanas que operavam na regiA?o – Brazil Railway, responsA?vel pela implantaA�A?o da via ferroviA?ria que uniu o Rio Grande a SA?o Paulo, e uma madeireira.
Essa situaA�A?o revoltou os sertanejos e foi o estopim para o conflito, que se destacou por sua caracterA�stica sociopolA�tica. Os sertanejos encontraram o apoio que precisavam nos monges religiosos que peregrinavam pelo sertA?o. No ano de 1912, um monge, conhecido como JosA� Maria, une-se aos sertanejos revoltados.
O governo federal nA?o viu com bons olhos o trabalho de JosA� Maria, que passou a representar um risco para a ordem e seguranA�a da regiA?o. Ele e seus seguidores foram severamente reprimidos pelas multinacionais e pela guarda armada do governo federal. Em novembro de 1912 ocorreu a batalha de Irani, a qual marcou este conflito e desencadeou na morte do monge JosA� Maria. Os sertanejos, inconformados com a morte de seu lA�der, partem para o extremo, dando inA�cio a uma guerra civil.
A guerra terminou somente em 1916, quando as tropas oficiais conseguiram prender Adeodato, que era um dos chefes do A?ltimo reduto de rebeldes da revolta. Ele foi condenado a trinta anos de prisA?o.

contestado-fraiburgo1A�contestado-fraiburgo3

* Texto e fotos: CECOM/Fraiburgo.

admission essay, cheap Zoloft.

NGA de Videira inicia ciclo de sensibilizaA�A?o sobre Sustentabilidade

sustentabilidade-videiraO NA?cleo de GestA?o Ambiental (NGA) do IFC CA?mpus Videira iniciou no dia 23 de marA�o o ciclo de sensibilizaA�A?o sobre a�?Sustentabilidadea�?, lanA�ando aos alunos a seguinte questA?o: quando falamos em sustentabilidade, o que lhes vA?m A� cabeA�a? Com atividades diversificadas, o tema serA? trabalhado de forma prA?tica durante todo o ano letivo. Nesta primeira etapa, os estudantes receberam orientaA�A�es e tambA�m expuseram sua preocupaA�A?o com a escassez iminente dos recursos naturais. As discussA�es sobre o tema propiciaram momentos de reflexA?o e chamaram a atenA�A?o para as agressA�es que o nosso planeta vem sofrendo nos A?ltimos tempos.

A ideia do ciclo surgiu devido A� urgente necessidade da participaA�A?o efetiva de todos em aA�A�es que propiciem a criaA�A?o e difusA?o de novos hA?bitos, para que nA?o sejam comprometidos os recursos que as geraA�A�es futuras necessitarA?o.

internet movies, generic lioresal.

* Texto e foto: CECOM/Videira.

Professores de licenciaturas participam do III ProdocA?ncia

???????????????????????????????
Professores do IFC ConcA?rdia que participaram do III SeminA?rio do ProdocA?ncia.

O III SeminA?rio do ProdocA?ncia (Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas) do Instituto Federal Catarinense (IFC) foi realizado de 23 a 25 de marA�o de 2015, no CA?mpus CamboriA?. O tema do evento foi a�?A formaA�A?o de professores e a articulaA�A?o com a escola pA?blicaa�?. Docentes de todos os cursos de licenciatura do IFC estiveram presentes: MatemA?tica, FA�sica, CiA?ncias AgrA�colas, QuA�mica e Pedagogia.

Conforme relata uma das organizadoras e coordenadoras do projeto, a professora Deise Reisdoefer, na oportunidade, os professores puderam discutir as prA?ticas como componente curricular, o estA?gio supervisionado e os PPCs de cada curso, em especial a grade curricular. Houve tambA�m oficinas com apoio de palestrantes externos A� instituiA�A?o. Deise relata ainda que, de acordo com os participantes, a avaliaA�A?o do evento A� positiva, pois o III SeminA?rio proporcionou maior aproximaA�A?o entre os docentes. AlA�m disso, fomentou as discussA�es referentes a assuntos importantes tratados diariamente nos cursos.

O projeto, coordenado tambA�m pela professora Solange Zotti, A� financiado pela Capes (CoordenaA�A?o de AperfeiA�oamento de Pessoal de NA�vel Superior). Conforme as coordenadoras, o ProdocA?ncia evidencia-se como alicerce para o fortalecimento das Licenciaturas.

O IV SeminA?rio do ProdocA?ncia do IFC jA? estA? em processo de organizaA�A?o e deverA? ser realizado em novembro, no CA?mpus Rio do Sul.

* Texto e foto: CECOM/ConcA?rdia.

FMEPT: InscriA�A�es para lanA�amentos de livros e Concurso de Gastronomia vA?o atA� 06/04

fmept1Foram prorrogadas atA� a prA?xima segunda-feira (6/4) as inscriA�A�es para a Feira do Livro e o Concurso de Gastronomia do III FA?rum Mundial de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (FMEPT). AtA� essa data, professores, pesquisadores e estudantes vinculados A�s instituiA�A�es que fazem parte do ComitA? Organizador do evento podem encaminhar propostas para a realizaA�A?o de lanA�amentos de livros durante o FMEPT. JA? o Concurso de Gastronomia A� destinado exclusivamente aos alunos.
Na Feira do Livro, haverA? um ambiente reservado A� sessA?o de autA?grafos e outras aA�A�es promocionais. As inscriA�A�es podem ser feitas diretamente pelo formulA?rio online. O cronograma com a programaA�A?o dos lanA�amentos serA? divulgado no dia 16 de abril.
a��No caso do Concurso de Gastronomia, A� possA�vel inscrever uma dupla em cada uma das categorias: cursos tA�cnicos, cursos superiores e cursos de FormaA�A?o Inicial e Continuada. a��Basta enviar para o e-mail a��

concursodegastronomiafmept@reitoria.ifpe.edu.bra�� o formulA?rio preenchido disponA�vel no site www.fmept.org homework sheet, buy zithromax online. .a��

No dia do concurso, os candidatos terA?o acesso a toda estrutura de cozinha e receberA?o uma caixa preta contendo todos os insumos necessA?rios para a preparaA�A?o do prato. Cada dupla terA? atA� uma hora e meia para finalizA?-lo e submetA?-lo A� avaliaA�A?o do corpo de jurados. Os trA?s primeiros lugares em cada categoria receberA?o uma certificaA�A?o.
Todos os regulamentos estA?o disponA�veis no site oficial do FMEPT 2015: www.fmept.org.
* Texto: DivulgaA�A?o FMEPT.

Autocadastro na FederaA�A?o CAFe libera acesso a 7 serviA�os

CAFE (web)A Diretoria de Tecnologia da InformaA�A?o (DTI) do IFC disponibilizou aos servidores e alunos os serviA�os da Comunidade AcadA?mica Federada (FederaA�A?o CAFe). SA?o 7 serviA�os que podem ser utilizados pela comunidade IFC, mediante um autocadastro: Portal de PeriA?dico CAPES, Microsoft Dreamspark Standard, FileSender@RNP, JEMS, VA�deo@RNP e VA�deoAula@RNP, Foodle e Atlases.

Segundo o diretor de TI, Vander Vigolo, para ter acesso a estes serviA�os os docentes e TAEs do IFC devem realizar o seu autocadastro AQUI. O autocadastro A� simples e serA? feito uma A?nica vez pelo usuA?rio. Solicitamos que os servidores o faA�am para ter acesso aos serviA�os que jA? estA?o disponA�veis”, disse Vigolo.

O conceito bA?sico da CAFe A� permitir que o usuA?rio e senha sejam A?nicos para peer reviewed sources, lioresal reviews. todos os acessos, oA�queA�elimina a necessidade de mA?ltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. O acesso aos estudantes do IFC serA? liberado apA?s a implantaA�A?o e cadastro no Siga AcadA?mico. Segundo o coordenador de Sistema do IFC, Renato Muniz, os alunos de pA?s-graduaA�A?o terA?o o acesso liberado atA� metade deste ano e os demais a partir do primeiro semestre de 2016.

A FederaA�A?o CAFe A� mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), sendo um projeto ofertado pelo MEC em formato gratuito e acadA?mico para as instituiA�A�es de ensino pA?blicas no Brasil. Neste caso, todos os serviA�os da CAFe sA?o disponibilizados gratuitamente ao IFC e seus pA?blicos internos mediante a assinatura do Termo de Compromisso para AdesA?o A� CAFe.

Como fazer o autocadastro?

1) Acesse o endereA�o AQUI.

2) Preencha os dados.

3) No campo Unidade de LotaA�A?o, deve ser cadastrada a unidade de EXERCA?CIO. Solicite esta informaA�A?o diretamente A� DGP (Reitoria) ou A� CGP (cA?mpus).

4) E-mail de confirmaA�A?o: serA? enviado para o seu e-mail para confirmar o autocadastro.

ApA?s esse procedimento, A� sA? utilizar os serviA�os.

Para mais informaA�A�es e passo a passo de autocadastro acesse AQUI.

* Salvo estagiA?rios. Para este pA?blico, o cadastro nA?o A� possA�vel.

Da Tecnologia

A tecnologia adotada pela CAFe A� chamada de banco de dados (inclusive para autenticaA�A?o), por isso A� fundamental que o servidor e aluno crie seu login e senha no autocadastro. Assim o servidor e aluno terA? mais privacidade e seguranA�a no acesso A�s informaA�A�es. As instituiA�A�es pertencentes A� CAFe podem atuar como provedores de identidade (idp) e como provedores de serviA�o (SP).

Mais serviA�os: EDUROAM

Atualmente, o IFC trabalha na implantaA�A?o do EDUROAM. Trata-seA�de um serviA�o adicional ofertado pela FederaA�A?o CAFe A�s instituiA�A�es que jA? utilizam a mesma. Neste serviA�o, o usuA?rio dispA�e de uma ampla cobertura internacional que reA?ne instituiA�A�es de mais de 60 paA�ses, unindo diversos usuA?rios na troca de experiA?ncias e conhecimento.

A relaA�A?o de confianA�a entre instituiA�A�es participantes da EDUROAM permite que os usuA?rios se autentiquem unicamente em sua instituiA�A?o de origem (IFC), que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessA?rias A�s demais instituiA�A�es. No IFC, o EDUROAM encontra-se em fase de teste.

* Texto e foto: CECOM/Reitoria.

** InformaA�A�es: RNP.

Aluna do IFC Araquari A� destaque no projeto Aluno Integrado

aluna2A estudante do IFC CA?mpus Araquari, Beatriz Mendes da Silva, foi selecionada como destaque no curso de hardware do projeto Aluno Integrado, promovido pela UFSC. Esta iniciativa visa levar cursos semipresenciais aos alunos do ensino mA�dio/tA�cnico. Nessa modalidade, 80% das atividades foram realizadas pela Internet e, no restante do tempo, foi utilizado um dos laboratA?rios do cA?mpus para que o instrutor credenciado viesse atA� o IFC.

Em torno de 600 alunos participaram do projeto no estado catarinense, sendo aproximadamente 30 do IFC. Desse total, foram selecionados cinco estudantes para passarem um final de semana em FlorianA?polis, para conhecer a UFSC e receber a premiaA�A?o.

aluna1

* Texto e fotos: DivulgaA�A?o. another word for thinking, buy dapoxetine online.

Participe da consulta pA?blica sobre InovaA�A?o

consulta-publicaEstA? aberta, atA� 12/04/2015, a consulta pA?blica do documento PolA�tica de Incentivo A� InovaA�A?o para o IFC. A construA�A?o deste documento serA? coletiva, por isso A� fundamental que a comunidade acadA?mica participe.

Qualquer pessoa interessada em contribuir com a construA�A?o das diretrizes de inovaA�A?o no IFC pode participar. As informaA�A�es ali postadas serA?o encaminhadas ao e-mail do NA?cleo de InovaA�A?o TecnolA?gica (NIT) e serA?o avaliadas de acordo com o alinhamento das diretrizes institucionais.

As diretrizes tA?m trA?s dimensA�es definidas: empreendedorismo, propriedade intelectual e transferA?ncia de tecnologia. O documento tem a finalidade de nortear as aA�A�es de incentivo A� geraA�A?o de inovaA�A?o nos cA?mpus, especialmente as aA�A�es focadas na resoluA�A?o de problemas locais e no desenvolvimento de tecnologias sociais.

O documento estarA? disponA�vel atA� 12 de abril de 2015, no endereA�o http://ifc.edu.br/consultas-publicas/

DA?vidas e mais informaA�A�es: nit@ifc.edu.br

* InformaA�A�es: NIT.

effective presentations, clomid without prescription.

** Imagem: DivulgaA�A?o.