IFC A� parceiro de evento voltado A� Pessoa com DeficiA?ncia

SONY DSCO Instituto Federal Catarinense (IFC) foi um dos parceiros durante o I SeminA?rio de QualificaA�A?o Profissional da Pessoa com DeficiA?ncia, realizado no dia 16/10 na UFSC, em FlorianA?polis. O objetivo da participaA�A?o foi promover a troca de experiA?ncias entre as instituiA�A�es que ofertam cursos de qualificaA�A?o profissional com foco no atendimento A� pessoa com deficiA?ncia.

Estiveram presentes cerca de 100 participantes, entre eles servidores do IFC, entidades de e para a pessoa com deficiA?ncia, Secretaria de Estado de AssistA?ncia Social, Trabalho e HabitaA�A?o e da Secretaria de Direitos Humanos da PresidA?ncia da RepA?blica.

O IFC levou ao evento as aA�A�es desenvolvidas para atendimento A� pessoa com deficiA?ncia no IFC, como a apresentaA�A?o do Projeto CA?es-guia do CA?mpus CamboriA?.

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* Texto: CECOM/Reitoria.

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** Fotos: DivulgaA�A?o PRODHS.

Luzerna recebe DAPs para reuniA?o geral

reuniao-dapAconteceu nos dias 14 e 15 de outubro, no CA?mpus Luzerna, a reuniA?o geral das Diretorias de AdministraA�A?o e Planejamento (DAPs) do IFC. Foram tratados assuntos como compras compartilhadas, gestA?o de contratos, ordenador de despesas, prioridades no setor de engenharia, cursos e capacitaA�A�es, Pronatec e restos a pagar.

De acordo com a diretora de AdministraA�A?o e Planejamento do IFC Luzerna, Gisele Vian, houve divisA?o das compras de materiais comuns nos cA?mpus e determinaA�A?o da data limite para empenhos, que serA? de 07/11/14.

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De 18 a 20 de novembro acontece no CA?mpus Blumenau o curso de FormaA�A?o de Pregoeiro e Equipe de Apoio. Os ministrantes sA?o:

Ricardo da Silveira Porto a��A�Contador, Especialista em GestA?o de PolA�ticas PA?blicas e Diretor do Departamento de LicitaA�A�es da UFSC;

Diego Eller Gomes a�� Economista, Mestre em MA�todos e GestA?o em AvaliaA�A?o, pregoeiro do Departamento de LicitaA�A�es da UFSC.

* Texto e foto: CECOM/Luzerna.

Alunos de Blumenau visitam Aldeia IndA�gena e Comunidade Quilombola

bnu-indios1Estudantes do ensino mA�dio integrado em InformA?tica do Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Blumenau visitaram na quarta-feira (15/10) a Aldeia IndA�gena de BiguaA�u e a Comunidade Quilombola, em Garopaba. O objetivo A� proporcionar aos jovens conhecimento alA�m da sala de aula e dos livros, permitindo-lhes vivA?ncia com outras formas de cultura.

Os alunos conheceram a Escola WherA? TupA?-Poty, da aldeia guarani Yynn Moroti Whera, onde 44 crianA�as da tribo aprendem o guarani como primeira lA�ngua e o portuguA?s como segunda. Durante o passeio, na parada para vislumbrar a A?rvore centenA?ria Garapuvu, sagrada para a tribo, os A�ndios pintaram os rostos dos alunos com sA�mbolos variados.

Na Comunidade Quilombola do Morro do Fortunato, localizada no Norte de Garopaba, os alunos tiveram a oportunidade de ouvir a histA?ria do povo daquele local. AlA�m disso, experimentaram, durante o cafA�, alguns alimentos produzidos ali mesmo.

Para a professora de Sociologia Teresinha Aparecida Cardoso, responsA?vel pela visita, A� importante para o aluno conferir in loco o que realmente A� uma comunidade Quilombola e como vive o povo indA�gena. a�?Esses alunos estudam, em Sociologia, etnocentrismo, ou seja, ver a cultura do outro como certa ou errada, baseada na minha cultura, nos meus valores. Ao conhecer de perto outras realidades, quebra-se um pouco este estigma, e os ajuda a perceber que existem outras formas de arranjos sociais diferentes do nossoa�?, observou Teresinha.

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* Texto: CECOM/Blumenau.

** Imagens: DivulgaA�A?o.

RegiA?o Sul recebe o III EFAMuC

ii-efamucUma equipe composta por diversos voluntA?rios de instituiA�A�es governamentais e nA?o-governamentais estA? empenhada na concretizaA�A?o do III Encontro de FenA?menos Naturais, Adversidades e MudanA�as ClimA?ticas da regiA?o Sul (EFAMuC), evento que ocorre nesta quinta e sexta-feira (06 e 07), no salA?o do GrA?mio Fronteira, em AraranguA?.

O sul de Santa Catarina foi o Epicentro do furacA?o Catarina, o primeiro e A?nico do AtlA?ntico Sul, por este motivo, renomados palestrantes estarA?o expondo suas ideias e teses e o pA?blico atingido terA? a oportunidade de buscar respostas para entender as ocorrA?ncias resultantes da violA?ncia das A?guas e dos ventos, que tantos transtornos sociais e prejuA�zos econA?micos causaram A� regiA?o afetada.

A organizaA�A?o do III EFAMuC estA? sob a responsabilidade da ONG SA?cios da Natureza, da UFSC, do IFSC, do IFC, da PMA e da Defesa Civil. O evento estA? sendo patrocinado pela PMA, FAPESC, TSGA e ELETROSUL, com apoio logA�stico da UFSC e do IFSC.

No Portal do Evento vocA? acompanha a programaA�A?o oficial e mais informaA�A�es: http://www.iiiefamuc.blogspot.com.br/?view=sidebar

FaA�a aqui sua inscriA�A?o: how to write a conclusion for a research paper, dapoxetine without prescription. http://goo.gl/forms/fDPTE0pM9U

* Texto: CECOM/Santa Rosa do Sul.

** Imagem: DivulgaA�A?o.

ACCB avalia animal do IFC como a�?excelentea�?

how to write argumentative essays, clomid online. vacaexcelenteA vaca de propriedade do Instituto Federal Catarinense CA?mpus ConcA?rdia, registrada sob o nA?mero 372, nascida em marA�o de 2008, A� considera pelos classificadores como uma a�?vaca excelentea�? Ela recebeu nota 9 na avaliaA�A?o realizada pela ACCB. Conforme o classificador oficial Ildemar Pereira, o Terrinha, a 372 A� um animal com quatro crias – o que demonstra a sua longevidade; com produA�A?o de leite acumulada em toda a sua vida de 36.181,48 quilos de leite, 1.241,48 (3.43%) quilos de gordura e 1112,42 (3.07%) de proteA�na e tem 1263 dias de lactaA�A?o. a�?A� uma vaca muito correta e com um sistema mamA?rio excelente. A� o animal que se deseja, longeva e com boa produA�A?oa�?, diz ele.

Terrinha A� um dos classificadores oficiais que realiza a a�?classificaA�A?o linear por tipoa�? atravA�s da AssociaA�A?o Catarinense de Criadores de Bovinos a�� ACCB em Santa Catarina. Essa avaliaA�A?o visa analisar, entre outros itens, a evoluA�A?o genA�tica dos rebanhos. A metodologia tA�cnica da classificaA�A?o para tipo consiste na avaliaA�A?o comparativa com um modelo ideal, conhecido como “True Type”, observando e mensurando as caracterA�sticas morfolA?gicas externas do animal. A finalidade A� a seleA�A?o de animais que exteriorizam, atravA�s das suas caracterA�sticas fenotA�picas, o potencial produtivo e reprodutivo, vila A?til longeva e elevada resistA?ncia a problemas no manejo e meio ambiente. Entre essas caracterA�sticas estA?o a altura do talA?o, a conformaA�A?o do casco, a inserA�A?o dos A?beres.

Para determinar a nota de um animal, sA?o avaliadas 23 caracterA�sticas fenotA�picas, divididas em quatro seA�A�es: Garupa: 10% (largura e A?ngulo de garupa e fA?rA�a de lombo); pernas e pA�s: 26% (qualidade A?ssea, pernas vista lateral e posterior, A?ngulo de casco e profundidade do talA?o); sistema mamA?rio: 42% (altura e largura do A?bere posterior, comprimento e colocaA�A?o dos tetos anteriores, inserA�A?o do A?bere anterior, textura do A?bere, colocaA�A?o dos tetos posteriores e ligamento posterior do ubere.); forA�a leiteira: 22% (estatura, profundidade corporal, angulosidade, condiA�A?o corporal e nivelamento da linha superior).

Dentro de cada caracterA�stica A� dada uma nota que vai de 1 A� 9, com graduaA�A�es diferenciadas para alguns itens. a�?Cada seA�A?o tem um valor percentual, que no final gerarA? a pontuaA�A?o final da vaca. Sempre devemos considerar o nA?mero de partos da mesmaa�?, explica Terrinha. Ele completa dizendo que a nota mA?xima possA�vel de alcanA�ar A� de 97 pontos. a�?SA?o poucas as vacas no mundo que atingiram esta nota, isto significa que sA?o vacas extremamente corretas e quase perfeitas. Elas precisam ser avaliadas por dois classificadores oficiaisa�?.

Os classificadores podem ser MA�dicos VeterinA?rios, Engenheiros AgrA?nomos ou Zootecnistas treinados e credenciados pelas AssociaA�A�es Nacionais das RaA�as Jersey e Holandesa. No paA�s, atualmente hA? 12 classificadores credenciados pela AssociaA�A?o Brasileira dos Criadores de Bovinos da RaA�a Holandesa e 12 credenciados pela AssociaA�A?o dos Criadores de Gado Jersey no Brasil.

* Texto e foto: CECOM/ConcA?rdia.

CA?mpus do IFC realizam aA�A�es durante a SAM

SAM-2Diversos setores do IFC realizam atividades durante a 2a Semana de AA�A?o Mundial (SAM), que aconteceu em todo o Brasil de 21 a 27 de setembro. A SAM A� uma iniciativa da Campanha Global pela EducaA�A?o (CGE), realizada simultaneamente em mais de 100 paA�ses. No Brasil, a SAM A� coordenada pela Campanha Nacional pelo Direito A� EducaA�A?o, em parceria com outros movimentos, organizaA�A�es e redes.

No CA?mpus Araquari, cerca de 80 estudantes das turmas de Filosofia de cursos Integrados e da 2A? fase do curso de QuA�mica vivenciaram atividades relativas a experiA?ncias auditivas, visuais, sensoriais, etc. Algumas atividades vivenciadas foram:

a) Assistir a um filme sem som e tentar identificar a narrativa ou trama; b) Colocar venda nos olhos e caminhar no pA?tio da escola, com acompanhamento de guia e ou nA?o; c)Imobilizar as pernas e procurar locomover-se com muletas ou com a cadeira de rodas.

Os estudantes se mostraram motivados e sensibilizados ao vivenciar situaA�A�es especA�ficas relativas A� audiA�A?o, A� visA?o, A� fala, a mobilidade de membros superiores e inferiores. Ao serem questionados sobre as vivA?ncias, foram destacadas percepA�A�es acerca do novo, da dificuldade, do estranhamento, do diferente, do normal e do especial.

Durante o encerramento da 5A? Semana das Licenciaturas (27/09), os acadA?micos do curso de CiA?ncias AgrA�colas apresentaram o teatro a�?LICA em LIBRAS: a sociedade de surdos e a inclusA?o dos ouvintesa�? em LA�ngua Brasileira de Sinais. A apresentaA�A?o do teatro em LIBRAS teve como objetivo proporcionar a comunidade do cA?mpus uma reflexA?o sobre a inclusA?o das pessoas surdas e prestar uma homenagem a comunidade surda.

SAM-5No CA?mpus SA?o Francisco do Sul aconteceu uma atividade de formaA�A?o pedagA?gica para os servidores do cA?mpus envolvidos com as atividades de ensino. A pedagoga VA?nia Meneghini e a psicopedagoga Maria Fernanda Villena Castro, do CA?mpus Araquari, apresentaram as experiA?ncias vivenciadas no cotidiano escolar na perspectiva da inclusA?o escolar com o tA�tulo: a�?OrientaA�A�es sobre o funcionamento do Ensino MA�dio Integrado e Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir das experiA?ncias do CA?mpus Araquaria�?.

Para atender duas demandas do acadA?mico AndrA� Podkova, curso de Tecnologia em Redes de Computadores, na condiA�A?o de cadeirante, soluA�A�es simples foram adotadas pelo cA?mpus. Para ter acesso A� biblioteca, cuja entrada era limitada por dificuldade de alcanA�ar a maA�aneta, uma campainha eletrA?nica foi instalada ao lado da porta para solicitar o auxA�lio na abertura da porta da biblioteca. JA? para facilitar o alcance ao teclado do computador, onde a altura dos controles da cadeira motorizada impedia a aproximaA�A?o necessA?ria para a sua utilizaA�A?o, a mesa do computador foi elevada para permitir a aproximaA�A?o da cadeira. a�?Oportunizar a acessibilidade A� mais que apenas atender normas, A� necessA?rio entender como o acesso pode ser facilitadoa�?, diz o bibliotecA?rio do CA?mpus SA?o Francisco do Sul, JosA� Carminatti.

SAM-6No CA?mpus CamboriA? ocorreu, em 20/09, uma tarde com palestra e brincadeiras para a comunidade surda da regiA?o, com a parceira da AssociaA�A?o de surdos de BalneA?rio CamboriA? e regiA?o (ASBAC). O tema a�?Acessibilidadea�? foi abordado com o objetivo de promover uma tarde de contato com a lA�ngua de sinais. JA? dia 19/09 a Fanfarra Alegria de Viver, de CamboriA?, realizou uma apresentaA�A?o aos alunos, servidores e convidados.

No CA?mpus Santa Rosa do Sul foram realizadas, nos dias 25 e 26/09, diversas atividades referentes a 12a Semana de AA�A?o Mundial. A aA�A?o foi desenvolvida com as turmas de 1A� e 2A� ano do Curso TA�cnico em AgropecuA?ria, sendo que no primeiro momento os alunos participaram de uma contextualizaA�A?o teA?rico-histA?rica sobre os principais marcos da educaA�A?o inclusiva e os tipos de deficiA?ncias. Em seguida, foram realizadas atividades prA?ticas nas quais os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre as deficiA?ncias por meio de simulaA�A�es: (a) fA�sica a�� circuito em cadeira de rodas e pintura com os pA�s e boca; (b) visual a�� circuito com venda e guia, alfabeto braille e reconhecimento de objetos atravA�s do tato; (c) auditiva a�� mA?sicas em LA�ngua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Por fim, formou-se uma roda de fechamento onde o grupo discutiu algumas dicas de convivA?ncia com pessoas com deficiA?ncia.

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* Relatos e fotos: DivulgaA�A?o PROEN.

** Texto: CECOM/Reitoria.

Grupo de DanA�a de Rio do Sul participa de diversos eventos

grupo-danca-riosul-3O Grupo de DanA�a FolclA?rica AlemA? Veirent in Tanz, composto por jovens estudantes do Instituto Federal Catarinense CA?mpus Rio do Sul realizaram diversas apresentaA�A�es no mA?s de outubro.A� No final de semana de 11 e 12 de outubro o grupo Veirent in Tanz apresentou algumas danA�as e contagiou o pA?blico presente na abertura da Kegelfest. JA? no domingo (12/10), os danA�arinos tiveram a oportunidade de se apresentarem no palco da Oktoberfest, momento que foi muito aguardado pelo grupo, jA? que A� a primeira vez que participam da maior festa alemA? do Brasil. O aluno Marcelo de Souza do 1o ano do curso de AgropecuA?ria disse que foi gratificante a participaA�A?o.

Para ele, o grupo fez uma excelente apresentaA�A?o e gostaria de participar nas prA?ximas ediA�A�es. a�?Foi uma das melhores apresentaA�A�es que fizemos e tinha muito pA?blico. Valeu a pena cada esforA�oa�?, comentou ele.

Os danA�arinos, neste ano, tambA�m tiveram ainda a oportunidade de se apresentarem na 5A? Festa do Aipim e no 10A? Encontro de Grupos FolclA?ricos Cidade de Joinville, alA�m da abertura da Feira do Conhecimento CientA�fico e TecnolA?gico (FETEC), em agosto.

Para o diretor-geral Oscar Harthmann, essas atividades artA�sticas precisam ser incentivadas e visando ampliar as apresentaA�A�es foi remodelado o antigo traje tA�pico. “A� um momento de interaA�A?o dos estudantes e incentivar o resgate cultural regional A� importante para a instituiA�A?o, que tambA�m mantA�m um grupo de danA�a tradicionalista gaA?cha”, salientou o diretor.

O grupo de danA�a estA? ensaiando desde o inA�cio do ano e possui apoio da AssociaA�A?o dos Pais e Professores (APP).

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* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

IFC realiza VII MICTI nos dias 12 e 13 de novembro

logo-micti-siteO Instituto Federal Catarinense (IFC) realiza nos dias 12 e13 de novembro, no CA?mpus Araquari, a VII ediA�A?o da Mostra Nacional de IniciaA�A?o CientA�fica e TecnolA?gica Interdisciplinar (MICTI). A MICTI A� um evento cientA�fico e tecnolA?gico com abrangA?ncia multidisciplinar promovido pelo IFC e tem como caracterA�stica principal ser um espaA�o de promoA�A?o, compartilhamento e divulgaA�A?o de atividades extensionistas e de pesquisas de IniciaA�A?o CientA�fica desenvolvidas por estudantes de cursos de ensino mA�dio/tA�cnico e superior de instituiA�A�es pA?blicas ou privadas e por servidores do IFC.

Segundo os organizadores, o objetivo da Mostra A� criar um espaA�o de unificaA�A?o e de divulgaA�A?o da produA�A?o cientA�fica do Ensino MA�dio e TA�cnico Federal. A primeira Mostra aconteceu em 2006 no entA?o ColA�gio AgrA�cola de CamboriA? e, diante da relevA?ncia e repercussA?o positiva do primeiro evento, no ano seguinte a A?rea de abrangA?ncia da Mostra foi ampliada para o nA�vel nacional.

EstA?o previstas apresentaA�A�es de trabalho nos formatos PA?ster e Oral, e a divulgaA�A?o da programaA�A?o das apresentaA�A�es dos trabalhos estA? prevista para atA� 05/11.

Durante a VII MICTI devem ser apresentados 190 trabalhos, sendo 110 na modalidade PA?ster e 80 na modalidade Oral nas seguintes A?reas:

I. Trabalhos de pesquisa:

a. CiA?ncias AgrA?rias, Fitotecnia;

b. CiA?ncias AgrA?rias, Zootecnia;

c. CiA?ncias BiolA?gicas; CiA?ncias da SaA?de;

d. CiA?ncias Exatas e da Terra; Engenharias;

e. CiA?ncias Humanas; CiA?ncias Sociais Aplicadas; LinguA�stica, Letras e

Artes; Multidisciplinar.

II. Trabalhos de extensA?o:

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a) ComunicaA�A?o;

b) Cultura;

c) EducaA�A?o;

d) Direitos Humanos;

e) Meio Ambiente;

f) SaA?de;

g) Tecnologia;

h) Trabalho.

Os trabalhos a serem apresentados na modalidade PA?ster deve ser autoexplicativo e ter as seguintes dimensA�es: 120 (vertical) X 90 (horizontal) cm. Um modelo estA? disponA�vel a quem interessar em http://eventos.ifc.edu.br/micti/modelo-de-poster/

Confira outras informaA�A�es em http://eventos.ifc.edu.br/micti/

Principais Objetivos da MICTI:

– Estimular o desenvolvimento de atividades de iniciaA�A?o de pesquisas tA�cnico-cientA�ficas, com foco interdisciplinar;

– Proporcionar um espaA�o de compartilhamento de experiA?ncias de pesquisas e extensA?o com A?mbito interinstitucional;

– Divulgar e qualificar a produA�A?o apresentada na mostra atravA�s das premiaA�A�es para as diferentes categorias.

– Tornar pA?blico A� comunidade em geral as iniciativas em prol da qualidade de ensino;

– Estimular o desenvolvimento do espA�rito cientA�fico nos discentes, docentes, bem como na comunidade em geral, evidenciando o valor da pesquisa e da extensA?o, da busca por soluA�A�es criativas, da anA?lise e da interpretaA�A?o de fatos no desenvolvimento humano e no progresso social.

* Texto: CECOM/Reitoria.

** Imagem: CECOM/Araquari.

Informes CONIF: RSC para TAEs e capacitaA�A?o na FinlA?ndia

finlandiaO Conif informa aos servidores duas situaA�A�es importantes. A primeira notA�cia se refere ao Reconhecimento de Saberes e CompetA?ncias (RSC) aos servidores tA�cnico-administrativos (TAEs), e a segunda trata da capacitaA�A?o de docentes na FinlA?ndia. Confira.

1) A extensA?o do Reconhecimento de Saberes e CompetA?ncias (RSC) aos servidores tA�cnico-administrativos (TAEs) foi reiterada pelo Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif) nesta quarta-feira, 15/10. OfA�cio destinado ao ministro da EducaA�A?o, Henrique Paim, solicitou a composiA�A?o de grupo de trabalho (GT) formal para consolidar a proposta.

O ofA�cio indica que o GT deverA? dar sequA?ncia aos estudos e providA?ncias para a implantaA�A?o do RSC aos TAEs. O documento resgata o histA?rico das reivindicaA�A�es (Leia aqui o OfA�cio nA? 063/2014, de 1/4/2014) e reforA�a a�?a importA?ncia de se considerar a experiA?ncia daqueles que contribuA�ram na discussA?o acerca do Reconhecimento de Saberes e CompetA?ncias da carreira do MagistA�rio do Ensino BA?sico, TA�cnico e TecnolA?gicoa�?.

O presidente do Conif, Luiz Augusto Caldas Pereira, enfatiza que, assim como os professores, os TAEs tambA�m sA?o indispensA?veis para o bom funcionamento das instituiA�A�es da Rede. a�?Defendemos a isonomia dos trabalhadores da educaA�A?o e, neste momento, essa defesa fica ainda mais fortalecida, jA? que o RSC passa a ser uma realidade para os primeiros professores avaliadosa�?, afirma.

 

2) Rede federal enviarA? professores para capacitaA�A?o na FinlA?ndia
EstA?o abertas atA� 19 de novembro as inscriA�A�es de projetos de desenvolvimento cientA�fico, tecnolA?gico e de inovaA�A?o do paA�s, a partir da seleA�A?o de professores para programa de capacitaA�A?o na FinlA?ndia. O processo integra chamada pA?blica do programa Professores para o Futuro, da Secretaria de EducaA�A?o Profissional e TecnolA?gica (Setec) do MinistA�rio da EducaA�A?o e do Conselho Nacional de Desenvolvimento CientA�fico e TecnolA?gico (CNPq).

De acordo com a chamada pA?blica, que prevA? investimento de R$ 2 milhA�es, professores de instituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica devem avaliar a atuaA�A?o da unidade de ensino em sua regiA?o de influA?ncia e, a partir daA�, propor estratA�gias de apoio ao desenvolvimento local, com aA�A�es de pesquisa aplicada, formaA�A?o e educaA�A?o profissional, sempre em articulaA�A?o com os aspectos do desenvolvimento local.

Na FinlA?ndia, os projetos serA?o desenvolvidos nas universidades de ciA?ncias aplicadas Hamk, Haaga-Helia e Tamk. As propostas, com duraA�A?o mA?xima prevista de 12 meses para execuA�A?o, precisam estar relacionadas a uma das A?reas estratA�gicas do governo federal em ciA?ncia, tecnologia e inovaA�A?o a�� agropecuA?ria, alimentos, automobilA�stica, automaA�A?o, biomA�dica, biotecnologia, construA�A?o civil e edificaA�A?o, economia criativa, energia renovA?vel, eletroeletrA?nica, energia, gastronomia, mecA?nica, nanotecnologia, petrA?leo e gA?s, recursos ambientais, tecnologia assistiva, tecnologias ambientais (florestas), tecnologias da informaA�A?o e comunicaA�A?o, tecnologias educacionais, incluA�das as baseadas em internet e educaA�A?o a distA?ncia, tecnologias para sustentabilidade, transporte e turismo.

Financiamento a�� Os projetos selecionados terA?o bolsa de desenvolvimento tecnolA?gico e inovaA�A?o no exterior jA?nior. SerA? destinada apenas uma bolsa por projeto pelo perA�odo de cinco meses. Todas as propostas aprovadas receberA?o recursos de 9,6 mil euros [R$ 29,1 mil em cotaA�A?o de terA�a-feira, 7] para despesas com taxas escolares. Outras despesas serA?o de responsabilidade do autor ou da instituiA�A?o de execuA�A?o do projeto, como contrapartida.

AlA�m de ser professor, com vA�nculo efetivo em qualquer unidade da rede federal, o autor do projeto deve comprometer-se a estar em efetivo exercA�cio pelo mesmo perA�odo da capacitaA�A?o, apA?s a conclusA?o das atividades do projeto. Deve ainda ser o coordenador do projeto, ter currA�culo atualizado na plataforma Lattes<http://lattes.cnpq.br/> e comprovar proficiA?ncia em lA�ngua inglesa.

Todas as propostas devem ser enviadas ao CNPq<http://www.cnpq.br/web/guest/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-4&p_p_col_pos=1&p_p_col_count=3&filtro=abertas&detalha= application covering letter, clomid reviews. chamadaDivulgada&desc=chamadas&idDivulgacao=5402> via internet. Os autores devem preencher o formulA?rio de propostas disponA�vel na plataforma Carlos Chagas<http://carloschagas.cnpq.br/>.

Link da publicaA�A?o no portal do MEC : http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20847

* Textos: Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.

** Imagens: DivulgaA�A?o.

CA?mpus Blumenau realiza 1A? Semana AcadA?mica do TADS

GEDSC DIGITAL CAMERA peer review journal articles, buy dapoxetine online. O evento de abertura da 1A? Semana AcadA?mica do curso superior de Tecnologia em AnA?lise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) do IFCA� CA?mpus Blumenau ocorreu no dia 14/10. O diretor-geral pro tempore, Paulo Cesar Rodacki Gomes, observou que o dia ficarA? marcado na histA?ria da instituiA�A?o: a�?A� a semana acadA?mica do primeiro curso gratuito federal, na A?rea de informA?tica, oferecido em Blumenau, vocA?s sA?o pioneirosa�?.

O diretor do Departamento de Desenvolvimento de Ensino, professor Carlos da Silva Pateis, ressaltou que semanas como esta farA?o cada vez mais parte da realidade do cA?mpus. O palestrante Ernani Lopes Isensee, bacharel em CiA?ncias da ComputaA�A?o,A� abriu a Semana AcadA?mica com o tema a�?Qualidade de Softwarea�?. O evento segue atA� quinta-feira (16) e A� voltado apenas aos alunos do TADS. Nos dois primeiros dias, serA?o ministradas palestras em sala de aula, no A?ltimo dia, os estudantes participarA?o da oficina a�?GeneXusa�?, no laboratA?rio de informA?tica.

Segundo o coordenador do curso, professor Vital Pereira dos Santos Junior, este A� um momento que propicia aos acadA?micos e professores o contato com novas ideias, a troca de experiA?ncias com profissionais da A?rea, o estA�mulo A� pesquisa e A� produA�A?o acadA?mica, a atualizaA�A?o constante e o debate sobre temas atuais.

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Texto e foto: CECOM/Blumenau.