Nova diretoria do Conif reconduz reitora do IFC para coordenaA�A?o da CA?mara de Ensino

CONIF-2017-29Entre os dias 14 e 16 de fevereiro aconteceu, em BrasA�lia, a reuniA?o ordinA?ria do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif). Neste perA�odo, a Diretoria Executiva eleita tomou posse para o mandato de 2017, sendo que o reitor do Instituto Federal do MaranhA?o (IFMA), Roberto BrandA?o, assumiu a presidA?ncia.

CompA�em a Diretoria os reitores Roberto Gil Rodrigues de Almeida (IFTM), na vice-presidA?ncia; Wilson Conciani (IFB), diretor Administrativo; Maria Clara Kaschny Schneider (IFSC), na diretoria de RelaA�A�es Institucionais, e ClA?udio Alex Jorge da Rocha (IFPA), Diretor Financeiro.

Na oportunidade, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), SA?nia Fernandes, foi reconduzida por unanimidade A� coordenaA�A?o da CA?mara de Ensino do Conif. Para ela, a indicaA�A?o representa o reconhecimento do trabalho realizado em conjunto com o FA?rum de Desenvolvimento Educacional (FDE).

Dentre os principais assuntos tratados pela CA?mara de Ensino em 2016, estA?o:

1. A participaA�A?o no Conselho Nacional de EducaA�A?o nas diretrizes para formaA�A?o de trabalhadores da educaA�A?o no Brasil;

2. A discussA?o em torno da defesa do Programa Institucional de Bolsa de IniciaA�A?o A� DocA?ncia (Pibid), em A?mbito nacional, para uma polA�tica consolidada para a formaA�A?o de professores;

3. A prorrogaA�A?o do prazo, junto com a Setec, referente A� portaria que estabelece diretrizes para as atividades docentes e reformulaA�A?o da proposta final;

4. A atuaA�A?o na Base Nacional Comum Curricular e o espaA�o assumido no Conselho de RegulaA�A?o e SupervisA?o do Ensino Superior junto ao MEC;

5. O papel importante na elaboraA�A?o da abortion research paper, generic zithromax. Carta de VitA?ria (Confira AQUI) para um posicionamento contra a maneira como foi conduzida a reforma do ensino mA�dio.

a�?Como coordenadora da CA?mara foi possA�vel articular aA�A�es voltadas ao ensino junto ao FDE, ao Conif e a outras entidades. Os desafios para 2017, tratados em uma reuniA?o na semana passada com o FDE, estA? na necessidade de analisar e debater como ficarA? a reforma do Ensino MA�dio e qual o impacto dela no A?mbito dos Institutos Federais. Ainda, vamos resgatar o papel da biblioteca na Rede Federal e tratar sobre a retenA�A?o e a evasA?o na Rede junto ao FDEa�?, salienta a reitora do IFC.

CompA�em a CA?mara TemA?tica de Ensino do Conif:

Coordenadora: SA?nia Fernandes (IFC)

Membros:

AntA?nio VenA?ncio Castelo Branco (IFAM)

Maria Leopoldina Veras Camelo (IF SertA?o Pernambucano)

Oscar Halac (ColA�gio Pedro II)

Paulo Henrique Gomes de Lima (IFPI)

Renato da AnunciaA�A?o Filho (IFBA)

O presidente do Conif Roberto BrandA?o afirmou que as CA?maras TemA?ticas e os fA?runs atuarA?o de maneira mais integrada, trabalhando conjuntamente para unir informaA�A�es tA�cnicas e polA�ticas que subsidiem o Conselho na defesa de pautas de interesse das instituiA�A�es da Rede Federal em todas as esferas do governo e no diA?logo com entidades ligadas A� educaA�A?o profissional. a�?O Conif valoriza o trabalho realizado pelos fA?runs, portanto vamos somar esforA�os para que os resultados apareA�am em favor da Rede Federala�?, ressaltou.

BrandA?o tambA�m anunciou que a dinA?mica das ReuniA�es OrdinA?rias do Conif foi alterada para atender as demandas apresentadas pelos fA?runs. a�?No novo formato de reuniA?o teremos um perA�odo especA�fico para que os membros das CA?maras TemA?ticas discutam as questA�es que estA?o sendo estudadas em cada fA?rum e, em seguida, levem ao Pleno para deliberaA�A?oa�?, explicou.

AINDA

A reitora do IFC tambA�m foi indicada para fazer parte do Conselho Fiscal do Conif. De acordo com SA?nia se trata de um espaA�o de aprendizagem. a�?O papel do Conselho A� examinar os documentos fiscais da Diretoria a qualquer tempo e, assim, realizar um relatA?rio anual para apreciaA�A?o do Plenoa�?. O Conselho Fiscal A� formado por trA?s membros titulares e trA?s membros suplentes.

* Foto: Rodrigo GonA�alves/DivulgaA�A?o.

** Texto: Cecom/Reitoria, com informaA�A�es da Assessoria de ComunicaA�A?o/Conif.