Nova diretoria do Conif reconduz reitora do IFC para coordenação da Câmara de Ensino

CONIF-2017-29Entre os dias 14 e 16 de fevereiro aconteceu, em Brasília, a reunião ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Neste período, a Diretoria Executiva eleita tomou posse para o mandato de 2017, sendo que o reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Roberto Brandão, assumiu a presidência.

Compõem a Diretoria os reitores Roberto Gil Rodrigues de Almeida (IFTM), na vice-presidência; Wilson Conciani (IFB), diretor Administrativo; Maria Clara Kaschny Schneider (IFSC), na diretoria de Relações Institucionais, e Cláudio Alex Jorge da Rocha (IFPA), Diretor Financeiro.

Na oportunidade, a reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), Sônia Fernandes, foi reconduzida por unanimidade à coordenação da Câmara de Ensino do Conif. Para ela, a indicação representa o reconhecimento do trabalho realizado em conjunto com o Fórum de Desenvolvimento Educacional (FDE).

Dentre os principais assuntos tratados pela Câmara de Ensino em 2016, estão:

1. A participação no Conselho Nacional de Educação nas diretrizes para formação de trabalhadores da educação no Brasil;

2. A discussão em torno da defesa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em âmbito nacional, para uma política consolidada para a formação de professores;

3. A prorrogação do prazo, junto com a Setec, referente à portaria que estabelece diretrizes para as atividades docentes e reformulação da proposta final;

4. A atuação na Base Nacional Comum Curricular e o espaço assumido no Conselho de Regulação e Supervisão do Ensino Superior junto ao MEC;

5. O papel importante na elaboração da Carta de Vitória (Confira AQUI) para um posicionamento contra a maneira como foi conduzida a reforma do ensino médio.

“Como coordenadora da Câmara foi possível articular ações voltadas ao ensino junto ao FDE, ao Conif e a outras entidades. Os desafios para 2017, tratados em uma reunião na semana passada com o FDE, está na necessidade de analisar e debater como ficará a reforma do Ensino Médio e qual o impacto dela no âmbito dos Institutos Federais. Ainda, vamos resgatar o papel da biblioteca na Rede Federal e tratar sobre a retenção e a evasão na Rede junto ao FDE”, salienta a reitora do IFC.

Compõem a Câmara Temática de Ensino do Conif:

Coordenadora: Sônia Fernandes (IFC)

Membros:

Antônio Venâncio Castelo Branco (IFAM)

Maria Leopoldina Veras Camelo (IF Sertão Pernambucano)

Oscar Halac (Colégio Pedro II)

Paulo Henrique Gomes de Lima (IFPI)

Renato da Anunciação Filho (IFBA)

O presidente do Conif Roberto Brandão afirmou que as Câmaras Temáticas e os fóruns atuarão de maneira mais integrada, trabalhando conjuntamente para unir informações técnicas e políticas que subsidiem o Conselho na defesa de pautas de interesse das instituições da Rede Federal em todas as esferas do governo e no diálogo com entidades ligadas à educação profissional. “O Conif valoriza o trabalho realizado pelos fóruns, portanto vamos somar esforços para que os resultados apareçam em favor da Rede Federal”, ressaltou.

Brandão também anunciou que a dinâmica das Reuniões Ordinárias do Conif foi alterada para atender as demandas apresentadas pelos fóruns. “No novo formato de reunião teremos um período específico para que os membros das Câmaras Temáticas discutam as questões que estão sendo estudadas em cada fórum e, em seguida, levem ao Pleno para deliberação”, explicou.

AINDA

A reitora do IFC também foi indicada para fazer parte do Conselho Fiscal do Conif. De acordo com Sônia se trata de um espaço de aprendizagem. “O papel do Conselho é examinar os documentos fiscais da Diretoria a qualquer tempo e, assim, realizar um relatório anual para apreciação do Pleno”. O Conselho Fiscal é formado por três membros titulares e três membros suplentes.

* Foto: Rodrigo Gonçalves/Divulgação.

** Texto: Cecom/Reitoria, com informações da Assessoria de Comunicação/Conif.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017, às 16:08 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).