Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Novos profissionais técnicos são formados pelo IFC

formatura-luzerna3O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Luzerna realizou, na noite do dia 15/09, a formatura dos cursos técnicos subsequentes em Automação Industrial, Mecânica e Segurança do Trabalho. No total, 13 formandos participaram da colação de grau, que reuniu familiares, amigos, além de servidores do IFC.

A partir de agora, esses novos profissionais técnicos, formados em uma instituição pública, federal, gratuita e de qualidade, estão aptos a atuarem em suas respectivas áreas. Moradora de Herval d’Oeste, a agora técnica em Segurança do Trabalho, Andrea Rosa da Silva, era uma das formandas. “Fiquei sabendo do IFC por meio de amigos. Participei do processo seletivo e passei. Fiquei apaixonada pela área”, dizia momentos antes da cerimônia.

“O curso foi maravilhoso. Adorei todos os professores, que tiveram muita paciência para ensinar pessoas que estavam há um bom tempo sem estudar, como foi o meu caso.” Emocionada com o novo diploma, Andreia ainda falou: “As pessoas reclamam tanto que não têm oportunidades, enquanto eu só tenho a agradecer por termos aqui na região um Instituto Federal”, comentou a formanda, que afirma já ter recebido propostas de trabalho graças ao curso.

Em nome dos coordenadores dos três cursos técnicos, o professor Guillermo Ney Caprario, da Mecânica, abordou em sua fala a importância do IFC e dos cursos ofertados. “Tratando-se da formação técnica, o IFC é uma luz se comparado à escuridão dos anos 1990, quando essa modalidade de formação estava bastante ameaçada”, disse. “Tudo o que importa para nós, servidores do instituto, é chegarmos a momentos como este, para que os alunos alcancem seus objetivos.”.

O diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, ratificou que o profissional técnico é uma categoria que tem um espaço muito importante e carente na sociedade. “Estamos aqui fazendo a nossa parte para suprir essa necessidade da nossa nação. Acredito que essa possibilidade que temos no IFC, de ensinar uma profissão com a qual nós podemos fazer mudanças positivas na vida de várias pessoas, é muito importante”, explanou. O diretor também motivou os novos técnicos a continuarem seus estudos e aperfeiçoamentos. “A formação é sempre contínua. Buscar mais é inerente ao ser humano.”.

Os cursos técnicos subsequentes são voltados àqueles que já possuem o ensino médio completo. O Instituto Federal Catarinense divulgará, nas próximas semanas, o novo processo seletivo para esta modalidade. Por enquanto, a instituição segue com inscrições abertas, até o dia 30, para os cursos técnicos integrados. Mais informações no site http://ingresso.ifc.edu.br/.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 20 de setembro de 2016, às 18:48 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: