Novos profissionais tA�cnicos sA?o formados pelo IFC

formatura-luzerna3O Instituto Federal Catarinense (IFC) -A�Campus Luzerna realizou, na noite do dia 15/09, a formatura dos cursos tA�cnicos subsequentes em AutomaA�A?o Industrial, MecA?nica e SeguranA�a do Trabalho. No total, 13 formandos participaram da colaA�A?o de grau, que reuniu familiares, amigos, alA�m de servidores do IFC.

A partir de agora, esses novos profissionais tA�cnicos, formados em uma instituiA�A?o pA?blica, federal, gratuita e de qualidade, estA?o aptos a atuarem em suas respectivas A?reas. Moradora de Herval da��Oeste, a agora tA�cnica em SeguranA�a do Trabalho, Andrea Rosa da Silva, era uma das formandas. a�?Fiquei sabendo do IFC por meio de amigos. Participei do processo seletivo e passei. Fiquei apaixonada pela A?reaa�?, dizia momentos antes da cerimA?nia.

a�?O curso foi maravilhoso. Adorei todos os professores, que tiveram muita paciA?ncia para ensinar pessoas que estavam hA? um bom tempo sem estudar, como foi o meu caso.a�? Emocionada com o novo diploma, Andreia ainda falou: a�?As pessoas reclamam tanto que nA?o tA?m oportunidades, enquanto eu sA? tenho a agradecer por termos aqui na regiA?o um Instituto Federala�?, comentou a formanda, que afirma jA? ter recebido propostas de trabalho graA�as ao curso.

Em nome dos coordenadores dos trA?s cursos tA�cnicos, o professor Guillermo Ney Caprario, da MecA?nica, abordou em sua fala a importA?ncia do IFC e dos cursos ofertados. a�?Tratando-se da formaA�A?o tA�cnica, o IFC A� uma luz se comparado A� escuridA?o dos anos 1990, quando essa modalidade de formaA�A?o estava bastante ameaA�adaa�?, disse. a�?Tudo o que importa para nA?s, servidores do instituto, A� chegarmos a momentos como este, para que os alunos alcancem seus objetivos.a�?.

O diretor-geral do campus, professor Eduardo Butzen, ratificou que o profissional tA�cnico A� uma categoria que tem um espaA�o muito importante e carente na sociedade. a�?Estamos aqui fazendo a nossa parte para suprir essa necessidade da nossa naA�A?o. Acredito que essa possibilidade que temos no IFC, de ensinar uma profissA?o com a qual nA?s podemos fazer mudanA�as positivas na vida de vA?rias pessoas, A� muito importantea�?, explanou. O diretor tambA�m motivou os novos tA�cnicos a continuarem seus estudos e aperfeiA�oamentos. a�?A formaA�A?o A� sempre contA�nua. Buscar mais A� inerente ao ser humano.a�?.

Os cursos tA�cnicos subsequentes sA?o voltados A�queles que jA? possuem o ensino mA�dio completo. O Instituto Federal Catarinense divulgarA?, nas prA?ximas semanas, o novo processo seletivo para esta modalidade. Por enquanto, a instituiA�A?o segue com inscriA�A�es abertas, atA� o dia 30, para os cursos tA�cnicos integrados. Mais informaA�A�es no site http://ingresso.ifc.edu.br/.

*Texto e fotos: Cecom/Luzerna. short essays, lioresal online.