O cA�u nA?o A� o limite: Clube de Astronomia promove observaA�A?o do Universo

Observar o cA�u A� algo que me encanta. Gosto de deitar na calA�ada e passar horas observando o movimento das nuvens em dias claros e o brilhar das estrelas em noites limpas. E vocA?, jA? parou para observar o cA�u e, se sim, se sente curioso para saber o que mais existe por lA?? O estudante do curso tA�cnico Integrado em AgropecuA?ria do Instituto Federal Catarinense (IFC) a�� Campus CamboriA?, Odorico Miguel Bueno, A� um entusiasta da astronomia e uma pessoa insistente. Em 2011 surge a ideia do projeto de ExtensA?o Clube da Astronomia a�� Tycho Brahe porA�m, por quatro anos, a atividade fica paralisada devido A� transferA?ncia do professor responsA?vel. A� no final de 2015 que Odorico, apaixonado por astronomia e detentor de um telescA?pio em casa, insiste para que o projeto seja retomado.

DSCN1886

No ano seguinte, o TelescA?pio Celestron CPC com GPS interno e tubo de 8 polegadas Schmidt-Cassegrain do IFC Campus CamboriA? volta a ser utilizado por meio do projeto de extensA?o. a�?O principal objetivo da aA�A?o A� oportunizar que as pessoas observem o cA�u e participem de debates sobre astronomia bA?sica. O foco A� desmistificar o Universo de uma maneira gratuita para todo o pA?blico interessadoa�?, diz o professor de fA�sica e coordenador do projeto, Kleber Ersching.

Para que isso aconteA�a, a equipe responsA?vel pelo projeto programa observaA�A�es abertas para a comunidade nas segundas e quintas-feiras das 19 A�s 21 horas, nas proximidades dos blocos F e J do Campus CamboriA?. SA? nA?o A� possA�vel utilizar o TelescA?pio Celestron CPC caso as condiA�A�es climA?ticas nA?o sejam favorA?veis.

Com o telescA?pio A� possA�vel observar vA?rios astros, como a Lua, VA?nus, JA?piter e quatro de suas Luas, Saturno e seus anA�is e uma Lua, Marte, alA�m de aglomerados de estrelas e nubulosas. Este ano 79 pessoas realizaram a observaA�A?o no IFC Campus CamboriA?. a�?AlA�m disso, o Clube de Astronomia oferta gratuitamente para a comunidade colA?quios sobre astronomia, que acontecem nas segundas-feiras A�s 18 horas (antes da observaA�A?o)a�?.

Confira a programaA�A?o.

coloquios-astronomia

Ficou curioso? Comparece ao IFC Campus CamboriA?, nas segundas e quintas-feiras das 19 A�s 21 horas (proximidades dos blocos F e J), e desvende os mistA�rios do Universo. Saiba mais sobre o projeto Clube de Astronomia a�� Tycho Brahe acessando a argumentative essay outlines, order zithromax. Fanpage no Facebook.

MAIS:A�O nome do projeto Clube de Astronomia a�� Tycho Brahe faz referA?ncia ao importante astrA?nomo do sA�culo XVI – Tycho Brahe. O termo clube foi escolhido para caracterizar a continuidade do projeto, que visa ser anual de forma que estudantes sejam capacitados para manusear e manter o TelescA?pio Celestron CPC.

*Texto: Cecom/Reitoria, por Nicole Trevisol |A�Jornalista MTE 02499 JP-SC.

**Imagens: DivulgaA�A?o/Clube de Astronomia.