O que A� Microcefalia?

A microcefalia A� uma mA? formaA�A?o congA?nita em que o cA�rebro nA?o se desenvolve de maneira adequada e os bebA?s nascem com perA�metro cefA?lico menor que o normal. Sua ocorrA?ncia pode estar relacionada a uma sA�rie de fatores como radiaA�A?o; substA?ncias quA�micas; e agentes biolA?gicos (infecciosos), como bactA�rias e vA�rus (BRASIL, s.d.). Em entrevista ao Blog da SaA?de, os especialistas do Instituto Nacional de SaA?de da Mulher, da CrianA�a e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) Ana Elisa BaiA?o, MA?rcio Nehab e TA?nia Saad esclareceram mais sobre o assunto (BRASIL, 2016b).

Ana Elisa destacou que um acompanhamento especA�fico com uma equipe multiprofissional apontarA? o tipo de deficiA?ncia que a crianA�a apresentarA? e quais medidas serA?o tomadas para tratA?-la a fim de possibilitar o melhor desenvolvimento possA�vel em cada caso. MA?rcio Nehab afirmou que A� impossA�vel dizer qual acometimento cerebral a crianA�a terA?. Existem diferentes gradaA�A�es de microcefalia, desde um grau pequeno atA� um grau mais severo, e assim, diversas manifestaA�A�es clA�nicas, levando a diferenA�as em relaA�A?o ao prognA?stico. Algumas das possA�veis complicaA�A�es sA?o: deficiA?ncia intelectual, paralisia cerebral, epilepsia e comprometimento no desenvolvimento global.

TA?nia Saad afirmou que a microcefalia tem tratamento e este serA? adequado ao tipo e grau de acometimento que a crianA�a apresentar. Feito o diagnA?stico, serA? necessA?rio cuidar das necessidades apresentadas, como por exemplo: fisioterapia, no caso de rigidez ou comprometimento no desenvolvimento; fonoaudiologia, se houver dificuldades de deglutiA�A?o; fisioterapia respiratA?ria, para melhorar a respiraA�A?o; neuropediatria devido A� possibilidade da ocorrA?ncia de crises convulsivas; pediatria, gastroenterologia e nutriA�A?o a fim de garantir a manutenA�A?o do peso ideal, para que a crianA�a suporte melhor todas as intervenA�A�es interdisciplinares. AlA�m dos atendimentos citados por TA?nia Saad, que visam os aspectos biolA?gicos da pessoa com microcefalia, destaca-se a importA?ncia da intervenA�A?o psicolA?gica no processo de estimulaA�A?o e em situaA�A�es de orientaA�A?o e suporte familiar.

O desenvolvimento infantil A� um processo multidimensional que se inicia com o nascimento e que engloba o crescimento fA�sico e a maturaA�A?o neurolA?gica, comportamental, cognitiva, social e afetiva da crianA�a. Nos primeiros trA?s anos de vida o cA�rebro se desenvolve mais rapidamente, constituindo oportunidade para o estabelecimento das funA�A�es que repercutirA?o em maior independA?ncia e, consequentemente, melhor qualidade de vida no futuro. CrianA�as com microcefalia e prejuA�zos do desenvolvimento neuropsicomotor beneficiam-se da estimulaA�A?o precoce para favorecer o desenvolvimento motor e cognitivo. A� imprescindA�vel o envolvimento dos pais e familiares neste processo, uma vez que o ambiente social A� o mais rico em estA�mulos para a crianA�a (BRASIL, 2016a).

Acesse mais informaA�A�es em:

BRASIL. MinistA�rio da SaA?de. Portal da SaA?de. Microcefalia. MinistA�rio da SaA?de, 2015. MinistA�rio da SaA?de, s.d. DisponA�vel em: < http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/orientacao-e-prevencao/xyz-microcefalia>. Acesso em: 15 fev. 2016.

BRASIL. MinistA�rio da SaA?de. Secretaria de AtenA�A?o A� SaA?de. Protocolo de atenA�A?o A� saA?de e resposta A� ocorrA?ncia de microcefalia relacionada A� infecA�A?o pelo vA�rus zika [recurso eletrA?nico] / MinistA�rio da SaA?de, Secretaria de AtenA�A?o A� SaA?de. a�� BrasA�lia: MinistA�rio da SaA?de, 2016a. 42 p : il. DisponA�vel em: < http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/protocolo-sas-2.pdf >. Acesso em: 15 fev. 2016.

BRASIL. MinistA�rio da SaA?de. Blog da SaA?de. Especialistas tiram dA?vidas sobre zika e microcefalia. MinistA�rio da SaA?de, 2016b. DisponA�vel em: < http://www.blog.saude.gov.br/perguntas-e-respostas/50545-especialistas-esclarecem-algumas-duvidas-sobre-o-virus-zika-e-a-microcefaliahtml.html >. Acesso em: 15 fev. 2016.

*Texto: NAPNE/IFC. creating cover letter, acquire clomid.

Deixe um comentário