OBAP 2014: IFC A� medalha de ouro no tA�cnico subsequente

obap_vencedores_tecnico_subsequenteO Instituto Federal Catarinense (IFC) A� medalha de ouro na categoria tA�cnico subsequente durante a 4A? OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria (OBAP), com a fase final ocorrida de 21 a 23 de novembro no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – CA?mpus Inconfidentes. Os estudantes do CA?mpus Videira Emanuele Gaio, Henrique Vieceli e Maiqsandro Motter formavam a equipe AGROBUTINA conquistando o primeiro lugar com um total de 156,7 pontos. Nesta mesma categoria, o CA?mpus Videira tambA�m conquistou o terceiro lugar, com a equipe L.L.F. contabilizando 151 pontos, e o quinto lugar com a equipeA�AGRODEA somando 150,7 pontos. Na categoria Integrado/Concomitante, o IFC CA?mpus Videira conquistou o terceiro lugar com a equipe CAPIM OURO, totalizando 169,20 pontos, e o sexto lugar com a equipe NHAPINDA somando 165,60 pontos.

persuasive writing, cheap zithromax.

A�A equipe YPYBYTU, formada pelos alunos Francclei Denis Araldi, RogA�rio Isotton e Claudinei Bazi, do IFSC CA?mpus SA?o Miguel do Oeste foi a vencedora da categoria Ensino MA�dio Integrado/Concomitante, alA�m de terem obtido a maior nota da competiA�A?o (176 pontos). Os campeA�es da 4A? OBAP foram conhecidos durante a cerimA?nia de premiaA�A?o, realizada na manhA? de domingo, 23/11, em Inconfidentes.

A OBAP A� uma competiA�A?o cientA�fica nacional destinada aos alunos do curso TA�cnico em AgropecuA?ria e demais cursos do Eixo TecnolA?gico Recursos Naturais de todo Brasil, realizada pelo IFSULDEMINAS, em parceria com a Embrapa e o apoio do CNPq. Visa estimular o ingresso de jovens do ensino mA�dio e tA�cnico nas carreiras tA�cnico-cientA�ficas por meio da pesquisa e da inovaA�A?o em agropecuA?ria, aplicaA�A?o de conhecimentos cientA�ficos, enfrentamento de situaA�A�es desafiadoras e cooperaA�A?o entre os envolvidos na OlimpA�ada.

Para o reitor do IFSULDEMINAS e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, apesar do a�?ano difA�cila�? e das dificuldades que antecederam a realizaA�A?o do evento, a ediA�A?o de 2014 superou as expectativas e, mais uma vez, fortaleceu a dinA?mica das olimpA�adas cientA�ficas como uma poderosa a�?ferramenta moderna no processo de ensino/aprendizagem e motivaA�A?o dos alunos de cursos tA�cnicosa�?. O professor foi o responsA?vel por anunciar os vencedores e, durante seu pronunciamento oficial, agradeceu a participaA�A?o de todas as instituiA�A�es que trouxeram os alunos para o Sul de Minas, assim como o apoio tA�cnico e logA�stico dado pelo CA?mpus Inconfidentes para que a competiA�A?o ocorresse.

Em sua quarta ediA�A?o, a OlimpA�ada Brasileira de AgropecuA?ria recebeu 604 inscriA�A�es de equipes e teve mais de 2 mil alunos participantes. Na fase final, 60 equipes foram classificadas e estiveram em Inconfidentes para realizar provas teA?ricas e prA?ticas. Os 180 estudantes realizaram 20 questA�es objetivas e quatro dissertativas. JA? a prA?tica foi dividida em duas modalidades: os alunos do tA�cnico integrado/concomitante resolveram tarefas relacionadas A� A?rea de agrimensura, enquanto os participantes da categoria tA�cnico subsequente se depararam com problemas relacionados A� inseminaA�A?o artificial em bovinos.
A�0

IESO 2015 no Brasil

Marcelo Bregagnoli anunciou tambA�m, em primeira mA?o, que o Brasil serA? o prA?ximo paA�s a sediar a OlimpA�ada Internacional de CiA?ncias da Terra (International Earth Science Olympiad a�� IESO), a ser realizada na cidade de PoA�os de Caldas, no segundo semestre de 2015, tendo como instituiA�A?o realizadora o Instituto Federal. a�?A� a primeira vez que o Brasil sediarA? esse evento e nA?s do IFSULDEMINAS tivemos a honra de sermos convidados para enfrentar esse desafio. Mais de 40 paA�ses estarA?o presentes para participar da competiA�A?oa�?, declarou.

AlA�m da equipe campeA?, outras catorze equipes saA�ram com medalhas da disputa pela categoria tA�cnico integrado/concomitante. JA? na categoria tA�cnico subsequente, mais cinco equipes receberam medalhas. Duas equipes do CA?mpus Inconfidentes ficaram entre as melhores e conseguiram o sexto e o quarto lugar na classificaA�A?o. No site www.ifsuldeminas.edu.br, confira a relaA�A?o completa dos vencedores. As escolas que mais classificaram equipes para a final tambA�m foram premiadas com uma minibiblioteca doada pela Embrapa.

obap_premiacao obap_medalhas

* InformaA�A�es e fotos: Assessoria de ComunicaA�A?o IFSULDEMINAS.

** EstruturaA�A?o do texto: CECOM/Reitoria.