OBAP 2014: IFC é medalha de ouro no técnico subsequente

obap_vencedores_tecnico_subsequenteO Instituto Federal Catarinense (IFC) é medalha de ouro na categoria técnico subsequente durante a 4ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), com a fase final ocorrida de 21 a 23 de novembro no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Câmpus Inconfidentes. Os estudantes do Câmpus Videira Emanuele Gaio, Henrique Vieceli e Maiqsandro Motter formavam a equipe AGROBUTINA conquistando o primeiro lugar com um total de 156,7 pontos. Nesta mesma categoria, o Câmpus Videira também conquistou o terceiro lugar, com a equipe L.L.F. contabilizando 151 pontos, e o quinto lugar com a equipe AGRODEA somando 150,7 pontos. Na categoria Integrado/Concomitante, o IFC Câmpus Videira conquistou o terceiro lugar com a equipe CAPIM OURO, totalizando 169,20 pontos, e o sexto lugar com a equipe NHAPINDA somando 165,60 pontos.

A equipe YPYBYTU, formada pelos alunos Francclei Denis Araldi, Rogério Isotton e Claudinei Bazi, do IFSC Câmpus São Miguel do Oeste foi a vencedora da categoria Ensino Médio Integrado/Concomitante, além de terem obtido a maior nota da competição (176 pontos). Os campeões da 4ª OBAP foram conhecidos durante a cerimônia de premiação, realizada na manhã de domingo, 23/11, em Inconfidentes.

A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil, realizada pelo IFSULDEMINAS, em parceria com a Embrapa e o apoio do CNPq. Visa estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento de situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na Olimpíada.

Para o reitor do IFSULDEMINAS e coordenador-geral da OBAP, Marcelo Bregagnoli, apesar do “ano difícil” e das dificuldades que antecederam a realização do evento, a edição de 2014 superou as expectativas e, mais uma vez, fortaleceu a dinâmica das olimpíadas científicas como uma poderosa “ferramenta moderna no processo de ensino/aprendizagem e motivação dos alunos de cursos técnicos”. O professor foi o responsável por anunciar os vencedores e, durante seu pronunciamento oficial, agradeceu a participação de todas as instituições que trouxeram os alunos para o Sul de Minas, assim como o apoio técnico e logístico dado pelo Câmpus Inconfidentes para que a competição ocorresse.

Em sua quarta edição, a Olimpíada Brasileira de Agropecuária recebeu 604 inscrições de equipes e teve mais de 2 mil alunos participantes. Na fase final, 60 equipes foram classificadas e estiveram em Inconfidentes para realizar provas teóricas e práticas. Os 180 estudantes realizaram 20 questões objetivas e quatro dissertativas. Já a prática foi dividida em duas modalidades: os alunos do técnico integrado/concomitante resolveram tarefas relacionadas à área de agrimensura, enquanto os participantes da categoria técnico subsequente se depararam com problemas relacionados à inseminação artificial em bovinos.

IESO 2015 no Brasil

Marcelo Bregagnoli anunciou também, em primeira mão, que o Brasil será o próximo país a sediar a Olimpíada Internacional de Ciências da Terra (International Earth Science Olympiad – IESO), a ser realizada na cidade de Poços de Caldas, no segundo semestre de 2015, tendo como instituição realizadora o Instituto Federal. “É a primeira vez que o Brasil sediará esse evento e nós do IFSULDEMINAS tivemos a honra de sermos convidados para enfrentar esse desafio. Mais de 40 países estarão presentes para participar da competição”, declarou.

Além da equipe campeã, outras catorze equipes saíram com medalhas da disputa pela categoria técnico integrado/concomitante. Já na categoria técnico subsequente, mais cinco equipes receberam medalhas. Duas equipes do Câmpus Inconfidentes ficaram entre as melhores e conseguiram o sexto e o quarto lugar na classificação. No site www.ifsuldeminas.edu.br, confira a relação completa dos vencedores. As escolas que mais classificaram equipes para a final também foram premiadas com uma minibiblioteca doada pela Embrapa.

obap_premiacao obap_medalhas

* Informações e fotos: Assessoria de Comunicação IFSULDEMINAS.

** Estruturação do texto: CECOM/Reitoria.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 26 de novembro de 2014, às 16:38 por Nicole Trevisol.