Outubro Rosa: Escolha vocA?!

thesis statement for research papers, dapoxetine online. CartA?o2015O movimento Outubro Rosa nasceu na dA�cada de 90, nos Estados Unidos, a fim deA� estimular a populaA�A?o no controle do cA?ncer de mama. Hoje a data A� celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientizaA�A?o e compartilhar informaA�A�es sobre a doenA�a. De acordo com o Instituto Nacional de CA?ncer (INCA), o cA?ncer de mama A� o tipo de cA?ncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele nA?o melanoma, este queA�representa cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O cA?ncer de mama tambA�m acomete homens, porA�m A� raro, representando apenas 1% do total de casos da doenA�a.

Vamos lembrar de algumas medidas preventivas de combate A� doenA�a, como o autoexame das mamas!

Este exame A� uma medida importante para identificar anormalidades que podem estarA�relacionadas a um possA�vel cA?ncer de mama. Apesar de parecer um procedimento simples, ele A� de extrema importA?ncia para conhecer o corpo, conhecer a anatomia e a conformaA�A?o da mama, a fim deA�que qualquer anormalidade possa ser percebida pela mulher. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre apA?s o perA�odo menstrual. Deve-se estar atenta, para alA�m do aparecimento de nA?dulos, para alteraA�A�es como retraA�A?o da pele ou do mamilo, inchaA�os, assimetria, vermelhidA?o, secreA�A?o anormal das mamas e gA?nglios que surgem nas axilas, crescem e nA?o somem.A� A� importante observar queA� a presenA�a de algum desses sinais nA?o significa que hA? cA?ncer, mas A� um indicativo de que A� preciso procurar um mA�dico.

AlA�m disso, A� essencial saber que, apesar de ajudar a detectar a doenA�a, o autoexame nA?o deve ser o A?nico mA�todo preventivo, jA? que o cA?ncer de mama pode nA?o ser percebido com o toque. Por isso, A� indicado visitar o ginecologista ou mastologista anualmente para fazer os exames que possibilitem o diagnA?stico precoce. PermitaA�que o autoexame e a rotina de cuidados faA�a parte da sua vida. Afinal, o cuidado com sua saA?de A� um grande ato de amor e de valorizaA�A?o!

* Texto: DivulgaA�A?o/PRODHS.

Deixe um comentário