Brasil – Governo Federal – Ministério da Educação

Outubro Rosa: Escolha você!

Cartão2015O movimento Outubro Rosa nasceu na década de 90, nos Estados Unidos, a fim de  estimular a população no controle do câncer de mama. Hoje a data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização e compartilhar informações sobre a doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, este que representa cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Vamos lembrar de algumas medidas preventivas de combate à doença, como o autoexame das mamas!

Este exame é uma medida importante para identificar anormalidades que podem estar relacionadas a um possível câncer de mama. Apesar de parecer um procedimento simples, ele é de extrema importância para conhecer o corpo, conhecer a anatomia e a conformação da mama, a fim de que qualquer anormalidade possa ser percebida pela mulher. Esse procedimento preventivo deve ser realizado todos os meses, sempre após o período menstrual. Deve-se estar atenta, para além do aparecimento de nódulos, para alterações como retração da pele ou do mamilo, inchaços, assimetria, vermelhidão, secreção anormal das mamas e gânglios que surgem nas axilas, crescem e não somem.  É importante observar que  a presença de algum desses sinais não significa que há câncer, mas é um indicativo de que é preciso procurar um médico.

Além disso, é essencial saber que, apesar de ajudar a detectar a doença, o autoexame não deve ser o único método preventivo, já que o câncer de mama pode não ser percebido com o toque. Por isso, é indicado visitar o ginecologista ou mastologista anualmente para fazer os exames que possibilitem o diagnóstico precoce. Permita que o autoexame e a rotina de cuidados faça parte da sua vida. Afinal, o cuidado com sua saúde é um grande ato de amor e de valorização!

* Texto: Divulgação/PRODHS.

Compartilhar Facebook Compartilhar Twitter

Esta notícia foi editada na terça-feira, 13 de outubro de 2015, às 19:00 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).

Últimas notícias: