Palestra marca a Semana da Consciência Negra no Campus SBS

Em 20 de novembro, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Em sintonia com o momento, que inspira reflexão e propõe discussões sobre a realidade dos afrodescendentes, suas aspirações, desafios, dificuldades, as limitações impostas e a valorização da cultura negra, o Instituto Federal Catarinense – Campus São Bento do Sul recebeu, para uma palestra no auditório, Pandora da Luz, presidente da União Nacional LGBT do Espírito Santo. Pandora é designer de moda e tem uma longa trajetória como ativista e militante em favor dos direitos dos negros.

A palestra, organizada pela professora Rosana da Silva Cuba, de Sociologia, deu aos participantes a chance de ouvir as experiências, vivências e os conhecimentos da ativista. De maneira didática e firme, Pandora falou sobre a cultura dos afrodescendentes e a não aceitação desta no Brasil, as injustiças cometidas contra os negros, o racismo, as desigualdades históricas e outras questões que precisam ser discutidas, visto que ainda há muito a ser superado e corrigido na busca por menos disparidades entre negros e brancos. A ativista narrou diversas situações de discriminação vividas por ela, desde atitudes no mercado de trabalho até o simples ato de caminhar pela rua à noite. Alunos, professores e técnicos administrativos ainda puderam fazer perguntas para Pandora, conhecendo os pontos de vista dela acerca de assuntos polêmicos, como ações afirmativas, apropriação cultural e racismo reverso.

Para o Campus São Bento do Sul, foi uma honra e uma satisfação única receber Pandora da Luz, ainda mais em uma data tão marcante como é o Dia da Consciência Negra. Seus relatos e argumentos levantaram um debate necessário entre os participantes da palestra, que também puderam contribuir com suas opiniões. O Instituto agradece a presença da ativista e parabeniza sua luta e sua trajetória de resistência e enfrentamento.

*Texto: Cecom – SBS.

Esta notícia foi editada na sexta-feira, 24 de novembro de 2017, às 20:42 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).