Parceria entre IFC e Furb viabiliza aplicação de testes de proficiência em Blumenau

Uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense (IFC) e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), instituição pública municipal, oportunizou a oferta de testes de proficiência em língua inglesa TOEIC Bridge para os estudantes da Furb Idiomas, da Escola Técnica do Vale do Itajaí (Etevi) e para os técnicos administrativos da Universidade.

Todos os testes foram ofertados de forma gratuita para aplicação ao longo do mês de dezembro. O TOEIC Bridge é um teste reconhecido internacionalmente focado nos níveis básico e intermediário. Ele não aprova ou reprova, apenas nivela o candidato.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Línguas (NucLi-IsF) no IFC, Gicele Vergine Vieira, a parceria foi possível pois, assim como o IFC, a Furb também é cadastrada no Idiomas sem Fronteiras (IsF) e já possui parcerias com o IFC em outros projetos. “O quantitativo de testes que recebemos foi suficiente para a aplicação com nossos estudantes e técnicos administrativos. Após finalizar nosso processo, ficamos com alguns excedentes com validade até final do ano. Para não descartá-los, optamos por disponibilizá-los para aplicação com o público da Furb. É uma forma de expandir a oferta dos testes de proficiência e fazer bom uso dos recursos públicos”, explica Vieira.

Além de disponibilizar os testes, a equipe do NucLi-IsF no IFC também está atuando nas aplicações que se encerram no dia 17.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães
Foto: Idiomas sem Fronteiras Furb