Novo presidente do Conif defende arquivamento do PL 11.279

“Batalharemos para que seja apresentado um substitutivo que alcance o melhor desfecho para a educação profissional e tecnológica brasileira e para a sociedade”. A declaração foi destaque no primeiro discurso do novo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), que tomou posse nessa terça-feira, 19/2, em Brasília.

O arquivamento do Projeto de Lei (PL) nº 11.279/2019, que prevê a criação de institutos federais e está em tramitação no Congresso Nacional, foi citado como uma prioridade da Diretoria Executiva que fará a gestão do Conif em 2019. O Conselho se mobiliza para dialogar com os relatores das cinco comissões da Câmara dos Deputados por onde a proposta tramitará antes de ir ao Plenário. “A Diretoria empossada trabalhará pelo arquivamento da proposta encaminhada ao Congresso Nacional no ano passado”, disse. “Nosso objetivo é que todos os entes envolvidos possam participar ativamente dessa articulação”, acrescentou.

Tomaram posse como vice-presidentes: os reitores, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Virgílio Augusto Sales Araripe (Administrativo), do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Flávio Luís Barbosa Nunes (Assuntos Acadêmicos), do Instituto Federal do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos (Relações Parlamentares), e do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Marcelo Bregagnoli (Relações Institucionais).

No mesmo ato, assumiram os novos titulares do Conselho Fiscal, os reitores: Odacir Antonio Zanatta (IFPR); Cláudio Alex Jorge da Rocha (IFPA), Luiz Simão Staszczak (IFMS). E os suplentes, os reitores: Júlio Xandro Heck (IFRS); Jadir José Pela (Ifes); e Aécio José Araújo Passos Duarte (IF Baiano).

Cerimônia – A solenidade, transmitida ao vivo pelo Facebook do Conif e traduzida em Língua Brasileira de Sinais (Libras), contou com a presença de reitores, diretores e servidores dos IFs, dirigentes do Ministério da Educação (MEC), além de parlamentares, embaixadores, representantes de instituições parceiras nacionais e internacionais.

O reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Roberto Gil Rodrigues Almeida, que encerrou o mandato, falou com saudosismo de sua gestão e desejou sucesso aos colegas. “Meu sentimento é o de dever cumprido. Agradeço a todos e desejo que a nova Diretoria tenha êxito”, declarou.

Setec – Diálogo e cooperação nortearam as palavras do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Alexandro Ferreira de Souza. “Do Conif, nós da Setec, esperamos abertura para diálogo e colaboração. Não temos dúvidas da experiência e excelência do modelo educacional da Rede Federal, por isso, contaremos com essa qualificação para enfrentar os desafios que estão a caminho. A educação profissional e tecnológica é o caminho para recuperar a produção de conhecimento dentro das escolas brasileiras”, afirmou.

Congresso Nacional – Representando o Poder Legislativo, o senador Carlos Viana (MG) anunciou que vai apoiar os projetos estratégicos para os 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II.

Prêmio Conif de Jornalismo –Divulgado no início deste mês, a primeira edição do Prêmio ganhou destaque na solenidade. O coordenador da premiação, o assessor de Comunicação Social do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS), Vinícius Bazenga, ressaltou a primazia das reportagens vencedoras. “Nas categorias impresso, rádio, televisão e internet, os profissionais mostraram o ‘bom jornalismo’ ao evidenciarem adequadamente a missão e o trabalho da Rede. O prêmio é resultado da dedicação e do comprometimento dos comunicadores de todas as instituições e também dos colegas da imprensa”, falou.

Atração cultural – A abertura da cerimônia coube ao grupo de choro do Campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). Há cinco anos, eles se dedicam ao estudo e à performance da música popular brasileira. O professor Lamartine Tavares e os estudantes Gilvane Morais, Marcos Almeida, Gabriel Vieira, Brenno Menezes e Alan Costa tocaram composições de Pixinguinha, Joaquim Calado, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth.

Veja aqui outras questões citadas pelo presidente do Conif:

Recursos públicos – “Nosso plano de ação inclui a ampliação de recursos financeiros suficientes para assegurar as atividades dos 38 Institutos Federais, dos dois Cefets e do Colégio Pedro II – atualmente com 659 unidades, mais de um milhão de estudantes e cerca de 80 mil servidores. Envidaremos todos os esforços para que os campi passem a ter a infraestrutura necessária e continuem atendendo a atual demanda com excelência, garantindo a oferta de novas vagas e cursos”.

Pauta extensa – “Também estão em pauta a expansão de parcerias nacionais e internacionais; a criação do Observatório da Rede Federal; o aperfeiçoamento da comunicação; o estabelecimento de uma relação mais próxima entre o Conif, a sociedade, o Poder Executivo e o Congresso Nacional.”

Gestão de 2019 – “Este ano será muito significativo. O Conif completa uma década, e comemoramos os 110 anos da Educação Profissional no Brasil, sendo a Rede Federal, em suas diversas configurações, a grande protagonista dessa história centenária, iniciada em 1909 com a criação das escolas de aprendizes artífices. Estamos disponíveis e dispostos a enfrentar desafios, pois somos convictos de que qualquer objetivo só é possível se tivermos foco, atitude e perseverança. Assim, agradecemos à Diretoria que encerra seu mandato e assumimos o compromisso de dar continuidade ao trabalho, realizado no decorrer de 2018, ao lado de todos os dirigentes, servidores, estudantes e parceiros da Rede Federal.”

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do Conif

 

Estudante do IFC Campus Rio do Sul participa da XV Jornada Espacial

Estudante do 3A? ano do curso tA�cnico em InformA?tica do IFC Campus Rio do Sul, HeloA�sa Gabriela Paterno participou da XV Jornada Espacial, entre os dias 10 e 16 de dezembro, em SA?o JosA� dos Campos, SA?o Paulo, juntamente ao professor de FA�sica JA?natas Steinbach. Convite deu-se a partir do desempenho da estudante na 20A? OlimpA�ada Brasileira de Astronomia e AstronA?utica (OBA), realizada com participaA�A?o de mais de 700 mil alunos de todos estados, em maio de 2017.

how to write a reflection paper, clomid without prescription.

Realizada pela coordenaA�A?o da OBA em parceria com o Instituto de AeronA?utica e EspaA�o (IAE), a XV Jornada Espacial reuniu os estudantes com melhores desempenhos nas questA�es de astronA?utica. Na ocasiA?o, eles visitaram as instalaA�A�es do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE),A�do Instituto TecnolA?gico de AeronA?utica (ITA) e do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

a�?Durante a Jornada, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco das atividades espaciais desenvolvidas no Brasil e interagir com tA�cnicos e pesquisadores que trabalham nessa A?rea. As temA?ticas abordadas no evento foram relativas A� astronomia, a foguetes, satA�lites e suas aplicaA�A�es. Na ocasiA?o, realizaram interpretaA�A?o de imagens de satA�lites e construA�A?o e lanA�amento de foguetes de garrafas PETa�?, explicou Steinbach, que foi professor responsA?vel pela aplicaA�A?o das provas da OBA no campus.A�(Fonte: Cecom/Reitoria / Rosiane MagalhA?es / Jornalista)

Professor do Campus SBS tem trabalho publicado em livro

O professor de QuA�mica Tiago Andrade Chimenez, do Instituto Federal Catarinense de SA?o Bento do Sul, teve seu trabalho publicado em livro. Tiago A� doutor em FA�sico-QuA�mica, docente no ensino tA�cnico integrado ao nA�vel mA�dio, no ensino superior e tambA�m no curso de QualificaA�A?o Profissional em SeguranA�a do Trabalho a�� Aspectos QuA�micos, FA�sicos e BiolA?gicos.

A pesquisa do professor, intitulada a�?Fluorescence spectroscopy as an alternative analytical tool for monitoring biodiesel oxidative stability: thermal oxidation effect on the endogenous chromophores and fluorophores in Biodiesela�? (Espectroscopia de fluorescA?ncia como uma ferramenta analA�ticaA�alternativa para monitoramento da estabilidade oxidativa do biodiesel: efeito da oxidaA�A?o tA�rmica nos cromA?foros endA?genos e fluorA?foros em biodiesel), A� um dos trabalhos que compA�em o livro a�?Increased Biodiesel Efficiency: Alternatives for Production, Stabilization, Characterization and Use of Coproducta�? (Aumento da EficiA?ncia do Biodiesel: Alternativas para ProduA�A?o, EstabilizaA�A?o, CaracterizaA�A?o e uso de Coprodutos).A�A obra A� uma publicaA�A?o da revista Green Energy and Technology, vinculada A� Editora Springer, e conta com trabalhos de diversos pesquisadores, tendo sido organizada pelo professor Magno Aparecido GonA�alvez Trindade, da Universidade Federal da Grande Dourados. O material estA? disponA�vel apenas em lA�ngua inglesa e jA? se encontra em prA�-venda no site why is critical thinking important, acquire lioresal. da Amazon.

O CampusA�SA?o Bento do Sul parabeniza o professor Tiago pelo trabalho desenvolvido e por ter sua pesquisa reconhecida e publicada em um espaA�o de grande credibilidade acadA?mica, bem como se orgulha de contar com docentes que atuam de fato na ciA?ncia, realizando pesquisas e projetos que enriquecem sua formaA�A?o e contribuem com a sociedade. O IFC espera ser sempre espaA�o para mais estudos e avanA�os decorrentes do conhecimento, em todas as A?reas.

Texto: Cecom/SBS.
Imagem: Arquivo Pessoal a�� Tiago Andrade Chimenez.

IFC participa de evento realizado em celebraA�A?o ao Dia Internacional contra a CorrupA�A?o

De 05 a 07 de dezembro, o IFC participou do Workshop e do Encontro de Auditores realizados em celebraA�A?o ao Dia Internacional contra a CorrupA�A?o, comemorado no dia 09 de dezembro. O evento, realizado na Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), em FlorianA?polis, foi promovido pelo MinistA�rio da TransparA?ncia e pela Controladoria-Geral da UniA?o (CGU) no Estado de Santa Catarina, em parceria com o IFSC.

Participaram do evento a equipe da Unidade de Auditoria Interna, entre outros servidores do IFC. O auditor Adonilton Luiz Pizzatto ministrou a oficina a�?Principais problemas apontados pelo controle relativo A� gestA?o das IFESa��a�?. Na programaA�A?o, foi realizado um ciclo de palestras e debates tA�cnicos. O evento foi destinado aos gestores, ouvidores e auditores internos das instituiA�A�es federais de ensino superior de Santa Catarina: UFSC, IFSC, IFC e UFFS.

Fonte: Cecom/Reitoria.

movies critics, cheap zithromax.

Servidor do Campus Videira publica artigo em periA?dico internacional

O servidor Tiago Heineck, tA�cnico em Tecnologia da InformaA�A?o no Instituto Federal Catarinense (IFC) -A� classification essay, order lioresal. Campus Videira, teve um artigo publicado no Journal of Systems and Software (Qualis A2). O trabalho A� fruto de parceria desenvolvida em decorrA?ncia do mestrado profissional em CiA?ncia da ComputaA�A?o, concluA�do pelo servidor em 2016 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e oferecido pelo IFC atravA�s do MINTER. Tiago Heineck foi autor do trabalho em parceria com seu orientador, professor Jaelson Castro (UFPE), e os pesquisadores Enyo GonA�alves (UFCE) e JoA?o AraA?jo (Universidade Nova Lisboa).

O trabalho consiste em uma revisA?o de literatura sistemA?tica a respeito do iStar, uma linguagem voltada A� modelagem nas fases iniciais e finais do desenvolvimento do software. O artigo estA? disponA�vel online e pode ser acessado pelo link: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0164121217302741.

Resumo do trabalho
iStar A� uma linguagem de modelagem de propA?sito geral, utilizada para modelar requisitos nas fases iniciais e finais do desenvolvimento de software. Vem sendo utilizada em projetos da indA?stria e na academia. Frequentemente a linguagem A� estendida para incorporar novos construtos relacionados a uma determinada A?rea de aplicaA�A?o. A linguagem estA? atualmente em padronizaA�A?o. Diversos estudos tA?m focado na anA?lise dessas variaA�A�es, identificando similaridades e definindo um core para iStar. Entretanto, acreditamos que continuarA? a ser estendida, por isso A� necessA?rio entender como se dA? essa extensA?o. Este trabalho identifica e analisa as extensA�es existentes e seus construtos. Uma revisA?o sistemA?tica da literatura foi conduzida para guiar este processo. Os resultados apontam para 96 artigos e 307 construtos propostos. As extensA�es e os construtos foram analisados em 3 dimensA�es: uma anA?lise geral, uma anA?lise baseada em model e a A?ltima baseada em clareza semiA?tica. A A?rea de aplicaA�A?o, alvo das extensA�es de iStar, e sua evoluA�A?o sA?o apresentadas como resultados de nossa anA?lise. Os resultados apontam para a necessidade do desenvolvimento mais completo, consistente e cuidado das extensA�es de iStar. O artigo conclui com algumas discussA�es e direA�A�es futuras para o campo de pesquisa.

*Fonte: Cecom/Videira, com informaA�A�es de Tiago Heineck.

Alunos de Santa Rosa do Sul participam do XV Festival de MA?sica da LA�ngua Inglesa

O critic reviews, purchase Zoloft. Campus Santa Rosa do Sul foi palco, no dia 14 de novembro, do XV Festival de MA?sica da LA�ngua Inglesa. O tradicional evento contou com as criativas apresentaA�A�es das treze turmas do curso TA�cnico em AgropecuA?ria Integrado ao Ensino MA�dio, as quais interpretaram artisticamente canA�A�es estrangeiras, fazendo uso de canto, representaA�A?o teatral e danA�a.

Sob coordenaA�A?o atual da professora Louise Farias da Silveira, a festividade objetiva estimular os alunos a se interessarem pela LA�ngua Inglesa e pelas manifestaA�A�es culturais dos paA�ses falantes desse idioma. Ressalta-se que o trabalho de preparaA�A?o A� desenvolvido ao longo das aulas, envolvendo todos os estudantes das turmas.

O jA?ri, formado por profissionais ligados A�s A?reas afins A� temA?tica do Festival, foi composto pela arquiteta e tradutora Danubia Farias da Rosa, pelo professor Dr. Gilnei Magnus dos Santos (IFC – Campus Sombrio) e pelo mA?sico e professor Me. JosA� ClA?udio Ramos Rodrigues (IFC -A�Campus Santa Rosa do Sul).

Os jurados avaliaram as apresentaA�A�es a partir de critA�rios como harmonia, pronA?ncia, criatividade e expressA?o corporal. Ao final da noite, foram premiadas as turmas 1A? D, na categoria primeiro ano, 2A? B, na categoria segundo ano, e 3A? D na categoria terceiro ano.

A�*Texto e fotos: Campus Santa Rosa do Sul.

Licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas participa do I FA?rum de Sustentabilidade em ProduA�A?o de Alimentos

Os acadA?micos do curso de Licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, acompanhadosA�pelo professor Juahil Martins de Oliveira Jr., participaram do I FA?rum de Sustentabilidade em ProduA�A?o de Alimentos, na Universidade Federal do ParanA? (UFPR), nos dias 26 e 27 de outubro de 2017.

Segundo a organizaA�A?o, o evento teve como principalA�objetivo compartilhar os conhecimentos mais recentes sobre agricultura e pecuA?ria desenvolvidos noA�Brasil, com foco em sistemas integrados de produA�A?o agropecuA?ria, modelo endossado pela FAOA�(Food and Agriculture Organization of the United Nations a��A�OrganizaA�A?o das NaA�A�es Unidas para Agricultura e AlimentaA�A?o), como forma de se alcanA�ar a seguranA�a alimentar enquanto se promove a preservaA�A?o ambiental e a inclusA?o social daqueles envolvidos nas atividades agrA�colas.

AlA�m do conhecimento adquirido no FA?rum, a socializaA�A?o entre os discentes do curso foi de extrema relevA?ncia, promovendo a troca de saberes, discussA?o sobre possA�veis projetos a seremA�implementados dentro do IFC Araquari e ampliando o vA�nculo entre os acadA?micos. Com isso, observa-se a importA?ncia da participaA�A?o ativa dos graduandos em todo seu processo formativo, sendo eles capazesA�de ampliar a visibilidade do curso e promover sua representatividade em eventos.

Texto e imagens: Estudantes da Licenciatura em CiA?ncias AgrA�colas (LICA).

 

  dental school personal statement, purchase Zoloft.

Servidora publica livro sobre Agroturismo

writing papers, cheap clomid. A servidora Anandra Gorges Martendal, da Reitoria do IFC, publicou recentemente o livro GestA?o no Agroturismo: a famA�lia e os negA?cios. A obra A� resultado de sua dissertaA�A?o de mestrado em AdministraA�A?o.

Confira a sinopse:

Pequenos agricultores familiares tA?m encontrado no agroturismo uma alternativa de ocupaA�A?o e renda, uma atividade que divide espaA�o com os demais afazeres rurais e estA? sob a gestA?o da famA�lia proprietA?ria. O fomento do trabalho colaborativo entre esses agricultores A� a proposta da AssociaA�A?o de Agroturismo Acolhida na ColA?nia, que desenvolve suas atividades incentivando a troca de informaA�A�es e experiA?ncias relacionadas A�s atividades agroturA�sticas. A pesquisa para o livro teve como intenA�A?o revelar como ocorre a gestA?o familiar do agroturismo em propriedades associadas A� Acolhida na ColA?nia, bem como revelar os principais desafios enfrentados e as principais oportunidades percebidas por essas famA�lias na gestA?o do seu prA?prio negA?cio agroturA�stico.

IFC SA?o Bento do Sul participa do ENIT 2017

Criatividade, talento e dedicaA�A?o. Isso foi o que se viu na participaA�A?o do Instituto Federal Catarinense de SA?o Bento do Sul no Encontro de NegA?cios, Tecnologia e InovaA�A?o (ENIT), que acontece todos os anos no municA�pio, no PavilhA?o de Eventos da Promossul.

Nos dias 19,20 e 21 de setembro, os alunos, docentes e tA�cnicos administrativos do campus puderam expor projetos, divulgar os cursos e atividades do IFC, conhecer os trabalhos e atividades de empresas e outras instituiA�A�es de ensino da regiA?o, em um dos maiores eventos do gA?nero no sul do paA�s. O ENIT A� organizado pela ITFETEP (Incubadora TecnolA?gica de SA?o Bento do Sul) e traz palestras, workshops, mini-cursos e painA�is de debate, alA�m de oferecer espaA�o para diversas entidades exporem seus produtos, serviA�os e aA�A�es.

A participaA�A?o do CampusA�SA?o Bento do Sul em 2017 nA?o poderia ter sido melhor. Neste ano, com os alunos do ensino mA�dio, ensino superior e do ensino tA�cnico subsequente ao ensino mA�dio participando ativamente nos trA?s dias de evento, a imagem deixada pelo Instituto, frente as outras instituiA�A�es participantes e aos visitantes da Feira, foi a de ser um local de inovaA�A?o, tecnologia e muita criatividade, que prioriza a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Os visitantes que foram atA� o creative writing degrees, purchase zithromax. stand do IFC puderam conversar com os alunos sobre as atividades desenvolvidas por eles, saber mais sobre o Campus SBS, receber materiais de divulgaA�A?o da instituiA�A?o e saber que a unidade estA? integrada com a regiA?o, disposta a somar resultados positivos para SA?o Bento do Sul atravA�s da educaA�A?o pA?blica, gratuita e de qualidade.

AlA�m da exposiA�A?o no stand, o campus de SA?o Bento tambA�m ofereceu um mini-curso de eletrA?nica bA?sica, ministrado pelo Professor Ricardo Campagnin, e participou de um outro projeto diferente e importantA�ssimo para os alunos: a mostra a�?Escola que Inovaa�?. Neste espaA�o os estudantes do ensino mA�dio de escolas pA?blicas e particulares de SA?o Bento do Sul podiam expor seus projetos, trabalhos e pesquisas. E o IFC expA?s nada menos do que 12 projetos, todos cheios de criatividade, fundamentaA�A?o e potencial para ser aprimorados.

Os trA?s melhores trabalhos do ensino fundamental e do ensino mA�dio foram premiados na mostra, e, para aumentar o orgulho do Instituto, o resultado foi espetacular: 1A? e 2A? lugar ficaram com os projetos do IFC. O projeto a�?Sensor para Deficientes Visuaisa�?, dos alunos Analice Nunes, Jefferson Kuss, Julia Rackow e Osvaldo Tavares, da turma do curso TA�cnico Integrado em AutomaA�A?o Industrial, ficou em primeiro lugar, e o projeto a�?MA?quina CDAC (Coladeira e Dobradeira AutomA?tica Compacta), dos alunos Beatriz Luize Neitzke, CA?ssio Henrique Moreira, Felipe Alves Ribeiro e Maria Eduarda Verbinenn, tambA�m do curso de AutomaA�A?o Industrial, ficou em segundo, recebendo inA?meros elogios dos organizadores do ENIT.

A cerimA?nia de premiaA�A?o foi um momento A?nico para a trajetA?ria do IFC SA?o Bento do Sul, que, em tA?o pouco tempo de existA?ncia, jA? consegue ver os frutos de seu trabalho refletidos nos seus alunos, que nA?o param de surpreender e corresponder, indo alA�m de todas as expectativas. ParabA�ns a todos!

Fonte: Campus SA?o Bento do Sul

 

Docentes lanA�am livro sobre formaA�A?o docente

Durante a realizaA�A?o do I FA?rum das Licenciaturas e do III SeminA?rio Institucional do PIBID, ocorrido no how to write a personal essay, acquire dapoxetine. Campus Araquari, nos dias 18 e 19 de setembro, foi lanA�ado o livro a�?Tempos e EspaA�os de FormaA�A?o Docente e InovaA�A?o PedagA?gicaa�?, organizado pelas professoras Solange Aparecida Zotti e Deise Nivia Reisdoefer.

a�?Esta obra A� uma leitura essencial A�queles que atuam em cursos de licenciaturas, em cursos de formaA�A?o de professores nos nA�veis de pA?s-graduaA�A?o, bem como a licenciandos e docentes da EducaA�A?o BA?sica, ou simplesmente A�queles que se preocupam ou sonham com uma educaA�A?o de qualidadea�?, comenta a professora Solange.

Para a professora Deise, as discussA�es que permeiam o livro certamente promovem reflexA�es acerca da formaA�A?o que se espera para o professor, fundamental para a escola que se quer para todos.

Este livro apresenta uma coletA?nea de artigos que refletem a trajetA?ria do grupo de professores dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Catarinense (CiA?ncias AgrA�colas, FA�sica, MatemA?tica, Pedagogia, QuA�mica), no processo de formaA�A?o continuada, que teve como propulsor principal o Programa de ConsolidaA�A?o das Licenciaturas, o PRODOCASNCIA, financiado pela Capes.

As discussA�es sobre as prA?ticas como componente curricular, as anA?lises referentes aos estA?gios supervisionados, as experiA?ncias desenvolvidas nos laboratA?rios de prA?ticas pedagA?gicas e as reflexA�es teA?ricas que permeiam este livro expressam resultados que estA?o em contA�nua construA�A?o, assim como a formaA�A?o dos professores autores que socializam suas produA�A�es.

Fonte: Campus Araquari