Participantes da Reditec 2019 reafirmaram a defesa pela autonomia da Rede Federal

Por uma semana, representantes dos Institutos Federais estiveram imersos em diversas atividades realizadas durante a 43ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, no Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC Campus Continente, em Florianópolis.

Com o tema “Mãos que fazem, mentes que transformam: 110 anos da Educação Profissional no Brasil”, o evento foi organizado pelas equipes do IFSC, do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do e Santa Catarina (IFSC) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC).

Na ocasião, o IFC foi representado pela reitora Sônia Regina de Souza Fernandes, pelos pró-reitores e diretores gerais dos campi, além dos servidores do Gabinete e da Comunicação Social que trabalharam na organização e execução do evento, em parceria com as equipes do IFSC e do Conif.

Todas as atividades tiveram como foco a busca pelo fortalecimento e melhoria contínua da Rede Federal.

De acordo com o diretor geral no IFC Luzerna, Eduardo Butzen, as discussões propostas durante a Reditec foram muito oportunas. Pois serviram para o IFC colocar uma diretriz, um posicionamento, acerca do projeto Future-se que é a grande incógnita desse momento e, com certeza, terá uma interferência muito importante na continuidade de como a Rede Federal faz sua gestão operacional e educacional. “Esse momento de discussão trouxe um debate muito amplo sobre são conduzidas todas decisões administrativas, no âmbito Rede Federal, e como deve se comportar daqui para frente. Já entendemos que os desafios administrativos serão maiores para conseguir dar continuidade em todas nossas ações, iniciativas e projetos sem que afete no dia-a-dia do nosso aluno e, principalmente, na qualidade dos cursos ofertados”, define Butzen.

Para Butzen, o principal benefício em participar de eventos como a Reditec é socialização dos problemas na busca por experiências exitosas que possam ser replicadas em rede, pois as dificuldades perpassam uma sistemática muito parecida. “Entendo que é muito válida a participação e realização de eventos como a Reditec pelo ganho que se atinge. Quando se tem todos os dirigentes reunidos com condição de formar uma posição em consenso, num momento democrático, você consegue fazer com que o posicionamento institucional seja entendido e a coesão seja algo presente na nossa conduta. O fortalecimento da Rede só se dá com essa união”, defende o diretor geral.

Desafios na organização

Com o novo cenário econômico nas instituições públicas de educação, a equipe organizadora da Reditec 2019 enfrentou vários desafios no redimensionamento do evento e até mesmo incertezas sobre sua realização. “A instabilidade orçamentária foi um dos desafios para organização desse evento, que fez com que a programação e o formato fossem alterados diversas vezes. Por outro lado, conseguir vencer essas adversidades e realizar a Reditec foi muito positivo em termos de divulgação institucional, pois como é um evento que reúne diversos dirigentes de todo o país, as instituições anfitriãs tiveram grande notoriedade”, revela Rafaela Zorzetto de Camargo, coordenadora-geral de Comunicação Social no IFC.

Perseverança das equipes na organização diante dos desafios foi destacada pelo pró-reitor de Extensão no IFC, Fernando José Garbuio. “Passamos por diversas emoções, mas deixamos um grande legado, principalmente para o campus. Foi a primeira vez que tivemos a participação efetiva dos estudantes na organização da Reditec e que este modelo possa ser replicado em outros eventos. Parabenizo também todos os servidores pela organização e condução das atividades. Obrigada aos que aceitaram esse desafio e estiveram aqui conosco”, enfatizou Garbuio na cerimônia de encerramento da Reditec.

Realizada anualmente, a próxima edição da Reditec será no Instituto Federal do Pará (IFPA), na capital Belém.

Acesse aqui o site da Reditec 2019 e saiba mais sobre as atividades desenvolvidas em Florianópolis entre os dias 9 e 13 de setembro.

Texto: Cecom/Reitoria/Rosiane Magalhães