Pesquisa de Fraiburgo serA? apresentada em Congresso Internacional de HistA?ria

pesquisa-fraiburgo2O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Fraiburgo possibilita a seus alunos o desenvolvimento de pesquisas, com o fornecimento deA�suporte necessA?rio. AlA�m de uma bolsa mensal, por um ano, de R$ 200,00, o aluno bolsista A� orientado por um professor do campus, para,A�com os resultados, escrever artigos, cuja temA?tica pode se estabelecer como projetoA�para a publicaA�A?o deA�livros ou protA?tipos para a criaA�A?o de algum produto tecnolA?gico.

O professor de Geografia Marcelo da Silva, ao chegar a Fraiburgo, se interessou pelaA�temA?tica dos trabalhadores temporA?rios da maA�A?. Atualmente, as empresas contratam cerca de 3.500 a 5.000 trabalhadores temporA?rios, muitos oriundosA�de lugares distantes, como MaranhA?o e Mato Grosso do Sul.

Poliane Zago, estudante do segundo ano do curso tA�cnico integrado em InformA?tica, desenvolveu a pesquisa, de julho de 2015 a junho de 2016, em conjunto com o mencionado professor. O artigo produzido, como resultado da pesquisa, A�foi aceito em dois congressos internacionais, um na Costa Rica e outro em Santa Maria (RS).

A apresentaA�A?o, no Brasil, aconteceA�em novembro de 2016, no Rio Grande do Sul. Segundo Marcelo, a oportunidade dos estudantes do IFC A� um diferencial. “SA?o professores, mestres e doutores, emA�sua maioria, quem dA?o o suporte para projetos de pesquisa e extensA?o que visam colaborar com a comunidade de Fraiburgo.A�Com certeza, nossos alunos saem daqui maisA�preparados para o mercado de trabalho e para o Enem”, diz o professor.

bookings report, generic dapoxetine.

*Texto e fotos: DivulgaA�A?o/Fraiburgo.