Pesquisa de Fraiburgo será apresentada em Congresso Internacional de História

pesquisa-fraiburgo2O Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Fraiburgo possibilita a seus alunos o desenvolvimento de pesquisas, com o fornecimento de suporte necessário. Além de uma bolsa mensal, por um ano, de R$ 200,00, o aluno bolsista é orientado por um professor do campus, para, com os resultados, escrever artigos, cuja temática pode se estabelecer como projeto para a publicação de livros ou protótipos para a criação de algum produto tecnológico.

O professor de Geografia Marcelo da Silva, ao chegar a Fraiburgo, se interessou pela temática dos trabalhadores temporários da maçã. Atualmente, as empresas contratam cerca de 3.500 a 5.000 trabalhadores temporários, muitos oriundos de lugares distantes, como Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Poliane Zago, estudante do segundo ano do curso técnico integrado em Informática, desenvolveu a pesquisa, de julho de 2015 a junho de 2016, em conjunto com o mencionado professor. O artigo produzido, como resultado da pesquisa,  foi aceito em dois congressos internacionais, um na Costa Rica e outro em Santa Maria (RS).

A apresentação, no Brasil, acontece em novembro de 2016, no Rio Grande do Sul. Segundo Marcelo, a oportunidade dos estudantes do IFC é um diferencial. “São professores, mestres e doutores, em sua maioria, quem dão o suporte para projetos de pesquisa e extensão que visam colaborar com a comunidade de Fraiburgo. Com certeza, nossos alunos saem daqui mais preparados para o mercado de trabalho e para o Enem”, diz o professor.

*Texto e fotos: Divulgação/Fraiburgo.

Esta notícia foi editada na segunda-feira, 29 de agosto de 2016, às 17:58 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).