Plástico ativo é tema de tese

O professor do IFC Câmpus Concórdia, Alvaro Vargas Junior, defendeu a tese de doutorado no curso de pós-graduação em Engenharia Química da Universidade Federal de Santa Catarina em 11 de julho. O trabalho foi intitulado “Blendas de Polietileno-Amido Duo-Funcionais: Ações antioxidante e Antimicrobiana em produto cárneo”. O trabalho teve a orientação da professora Mara Gabriela Quadri (UFSC) e a co-orientação do professor Nei Fronza (IFC). Boa parte da pesquisa foi desenvolvida no laboratório de embalagens do Câmpus Concórdia do Instituto Federal Catarinense.
Conforme os pesquisadores, este assunto está relacionado com duas linhas de pesquisa de grande importância na área de engenharia. O desenvolvimento de plásticos de menor impacto ambiental é um deles, pois são produzidos com parte de amido ao invés de apenas material de petróleo, como são os plásticos tradicionais. Outro é o desenvolvido de um plástico com papel ativo, o que no conceito de engenharia significa ação em algum ponto específico de conservação de alimentos. É o caso da redução da velocidade do crescimento bacteriano e dos processos oxidativos, que por sua vez aumentam o tempo de conservação dos alimentos.
Um artigo resultante do trabalho foi aceito para publicação na revista internacional “food and bioprocess technology”, classificada como Qualis A1, com o título: “Biodegradable duo-functional active film: Antioxidant and antimicrobial actions for the conservation of beef”.

Esta notícia foi editada na quarta-feira, 6 de agosto de 2014, às 20:33 pela Coordenação-Geral de Comunicação (Cecom).