Plataforma reA?ne acervo da Rede Federal

A plataforma ProEdu, um repositA?rio de objetos educacionais para os Institutos Federais, teve sua primeira versA?o disponibilizada na semana passada e jA? possui mais de 500 materiais cadastrados. Apresentado na semana passada, durante reuniA?o dos coordenadores da Rede e-Tec, em BrasA�lia, o repositA?rio era uma demanda antiga da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica.

Segundo o coordenador do projeto, Raymundo Machado, professor do Campus Pelotas-Visconde da GraA�a do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), a Rede e-Tec, que congrega os cursos a distA?ncia de educaA�A?o profissional e tecnolA?gica hA? quase dez anos, produziu muitos materiais, os quais nA?o tinham, entretanto, onde ser compilados. Identificada essa necessidade, em outubro de 2015, o MinistA�rio da EducaA�A?o (MEC) convidou a equipe do projeto para desenvolver uma soluA�A?o para a Rede Federal.

De acordo com Raymundo, embora existam muitos repositA?rios disponA�veis em universidades e atA� mesmo vinculados ao MEC, nenhum deles possuA�a as funcionalidades necessA?rias para atender as especificidades dos Institutos Federais. a�?Temos caracterA�sticas A�mpares, entA?o pensamos esse repositA?rio, para que seja possA�vel, por exemplo, cadastrar objetos educacionais com vinculaA�A?o a eixos tecnolA?gicos, em diferentes tipos de mA�dias e dentro de um catA?logo de cursos que A� especA�fico dos institutosa�?, destaca o professor.

Na fase atual do projeto, os interessados podem acessar os diversos materiais disponibilizados no sistema a�� cadernos temA?ticos, mA�dias interativas, vA�deos, livros e exercA�cios. Na prA?xima fase, prevista para o primeiro semestre de 2017, os usuA?rios tambA�m poderA?o cadastrar objetos na plataforma. Todos os materiais cadastrados serA?o validados em acessibilidade, rigor tA�cnico-cientA�fico e design instrucional.

Para o presidente do Conselho Nacional das InstituiA�A�es da Rede Federal de EducaA�A?o Profissional, CientA�fica e TecnolA?gica (Conif), Marcelo Bender Machado, o repositA?rio dA? inA�cio A� construA�A?o de um importante acervo de recursos educacionais. a�?A Rede Federal precisava registrar e buscar outras alternativas para disseminar sua vasta produA�A?o em educaA�A?o profissional e tecnolA?gica. SA?o materiais de excelA?ncia que merecem reconhecimento e que, a partir do repositA?rio, serA?o mais aproveitadosa�?, enfatiza.

O ProEdu A� resultado de uma parceria entre o IFSul, o Instituto Federal do CearA? (IFCE), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

www.assignments.discovery.education.com, lioresal reviews.

*Fonte: Assessoria de ComunicaA�A?o do IFSul