Por que a poluiA�A?o estA? associada A� morte de mais de 1,7 milhA?o de crianA�as

Segundo estudos da OrganizaA�A?o Mundial de SaA?de (OMS), anualmente 1,7 milhA?o de crianA�as com menos de 5 anos morrem no mundo devido a problemas ligados a poluiA�A?o ambiental. Entre as doenA�as que mais afetam as crianA�as nessa faixa etA?ria estA?o a infecA�A�es respiratA?rias, malA?ria e diarreia a�� que podem ser prevenidas com aA�A�es para reduzir os riscos ambientais, como acesso A� A?gua potA?vel e ao saneamento bA?sico. AlA�m da falta de saneamento bA?sico, o uso de combustA�veis sA?lidos para cozinhar, como carvA?o ou atA� mesmo estrume, utilizado em A?reas pobres, poluem o ar da casa e provocam doenA�as respiratA?rias.

No Brasil, as mortes de crianA�as com menos de 5 anos de idade caA�ram de 4,8% em 2005 para 3% do total de A?bitos no paA�s em 2015, segundo o IBGE. De acordo com a InstituiA�A?o, um dos elementos para o declA�nio da mortalidade infantil no Brasil A� o aumento do nA?mero de domicA�lios com saneamento bA?sico adequado (esgoto, A?gua potA?vel e coleta de lixo). Um exemplo destacado pela OMS A� a cidade de Curitiba, que investiu em modos mais limpos de transporte, em planejamento urbano integrado e na reciclagem do lixo. “Apesar da populaA�A?o de Curitiba ter quintuplicado nos A?ltimos 50 anos, a qualidade do ar em Curitiba A� melhor do que em muitas outras cidades com crescimento rA?pido”, diz a OMS, acrescentando que os A�ndices de poluiA�A?o do ar na cidade brasileira sA?o muitos prA?ximos aos nA�veis indicados pela organizaA�A?o.

Entre os fatores que devem ser considerados e que afetam a saA?de das crianA�as estA?o as exposiA�A�es nocivas causadas pela poluiA�A?o ambiental, que podem comeA�ar no A?tero materno e aumentar os riscos de nascimentos prematuros, afirma a OMS. “AlA�m disso, quando crianA�as sA?o expostas A� poluiA�A?o do ar dentro e fora de casa e ao tabagismo passivo, hA? o aumento do risco de pneumonias na infA?ncia e de doenA�as crA?nicas, como a asma”, diz o relatA?rio da OrganizaA�A?o. “ExposiA�A?o ao ar poluA�do aumenta os riscos de doenA�as cardA�acas, de acidente vascular cerebral e de cA?ncer”, destaca o documento.

Outro fator preocupante A� a exposiA�A?o a elementos quA�micos perigosos, como mercA?rio, fluoreto e pesticidas, por meio da comida, A?gua, ar e produtos manufaturados, que muitas vezes as crianA�as tambA�m estA?o expostas. Equipamentos elA�tricos e eletrA?nicos, como celulares, que em muitos casos nA?o sA?o corretamente reciclados, expA�em crianA�as a toxinas que podem causar danos pulmonares, diminuiA�A?o da inteligA?ncia e cA?ncer. “BilhA�es de crianA�as vivem em A?reas onde os limites de poluiA�A?o ultrapassam os fixados pela OMS”, afirma a organizaA�A?o.

“Investir na eliminaA�A?o de riscos ambientais A� saA?de, como melhorar a qualidade da A?gua ou o uso de combustA�veis limpos, resultarA? em benefA�cios maciA�os”, diz Maria Neira, diretora do departamento de saA?de pA?blica da OMS.

*InformaA�A�es: NGA/IFC. abstract writing, generic Zoloft.

**Fonte: https://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/bbc/2017/03/06/por-que-a-poluicao-esta-associada-a-morte-de-mais-de-17-milhao-de-criancas-todos-os-anos.htm Acesso em: 7 de marA�o de 2017.

Deixe um comentário