PremiaA�A?o marcou o encerramento da XV Fetec

fetec5Motivar e incentivar os alunos para a divulgaA�A?o dos trabalhos e pesquisas realizadas no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul foram alguns dos objetivos da 16A? ediA�A?o da Feira do Conhecimento CientA�fico e TecnolA?gico (Fetec), que encerrou na tarde de quinta-feira, 13/08, classificando trA?s para a Mostra Internacional de CiA?ncia e Tecnologia (Mostratec) e oito na Mostra Integrada de CiA?ncia e Tecnologia Interdisciplinar (MICTI). Ambos eventos classificam para outras feiras cientA�ficas.

Isabel Cristina Muller, coordenadora de pesquisa do IFC Campus Rio do Sul, no encerramento do evento, salientou a importA?ncia dos projetos destinados A� comunidade. Para ela, a Fetec deve crescer cada vez mais e integrar os pilares da pesquisa, extensA?o e ensino. “Queremos a cada ano mais participaA�A�es e vamos incentivar nossos alunos a buscarem novos projetos”, comentou ela agradecendo a todos os alunos, orientadores e demais participantes que colaboraram com o evento.

A aluna Isamara de Souza, do segundo ano do curso tA�cnico de AgropecuA?ria, salientou que aprendeu a realizar um experimento depois de conhecer a Fetec. Ela participou pela primeira vez e ficou empolgada com os projetos cientA�ficos. “Fiquei eufA?rica em ter o projeto aprovado para participar da Mostratec e vejo que A� possA�vel realizar experimentos de qualidade no ensino mA�dio”, comentou a jovem que pesquisou a utilizaA�A?o de coberturas de solo para combater plantas invasoras.

Segundo os dados registrados pela ComissA?o Central Organizadora da Fetec 2015, mais de 800 pessoas visitaram o evento, que teve 134 trabalhos expostos de estudantes de ensino tA�cnico e superior. Os trabalhos contemplados com a classificaA�A?o para a Micti e Mostratec sA?o:

MICTI
1. A ESCASSEZ DE PROFESSORES HABILITADOS EM FA?SICA NA REGIA?O DA AMAVI
2. EFEITOS DO EXTRATO DE ALHO NO CONTROLE DA VERMINOSE EM BOVINOS DE LEITE DA RAA�A HOLANDESA
3. PROGRAMA DE APOIO A� EDUCAA�A?O AMBIENTAL NAS ESCOLAS DO ALTO VALE DO ITAJAA?
4. SCANNER DE TRIANGULAA�A?O LASER PARA PROTOTIPAGEM 3D
5. EFEITO DE TEMPERATURAS E HORAS DE MOLHAMENTO FOLIAR NA SEVERIDADE DA CERCOSPORIOSE DA BETERRABA
6. UTILIZAA�A?O DA AGRICULTURA DE PRECISA?O NO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE – CA�MPUS RIO DO SUL
7. INSPEA�A?O PERIA�DICA DE PULVERIZADORES NA REGIA?O DO ALTO VALE DO ITAJAA?
8. COMPORTAMENTO DE CULTIVARES DE ALFACE PARA CULTIVO DE OUTONO EM RIO DO SUL

MOSTRATEC

1. CAVALO COMO AGENTE CINESIOTERAPASUTICO: A INFLUASNCIA DE DIFERENTES VARIAA�A�ES NA AMPLITUDE DO PASSO
2. EFEITOS DE DIFERENTES COBERTURAS MORTAS NO CONTROLE DE LOSNA E TIRIRICA
3. USO DE MICROALGAS NA ADUBAA�A?O

* Texto e fotos: CECOM/Rio do Sul.

delta airlines seat assignment, generic clomid.