Prêmio Espírito Público contempla os bons profissionais do setor

Primeira edição do Prêmio Espírito Público terá inscrições até 25 de março. O objetivo maior da iniciativa é reconhecer e celebrar um grupo de pessoas tantas vezes esquecido: o de profissionais públicos que, com as suas trajetórias, tenham feito grandes contribuições ao Brasil.

Vencedores serão anunciados em cerimônia a ser realizada no Rio de Janeiro, em agosto. O ganhador em cada uma das quatro categorias fará jus a um prêmio de R$ 50 mil e a uma jornada de aprendizagem, em Londres, para conhecer instituições do serviço público britânico, organizada pelo jornal The Guardian.

Ao final do processo, tanto quanto o reconhecimento dos indivíduos premiados, espera-se ter homenageado toda a categoria e espanado o estereótipo do “funcionário público”, malvisto como quem apenas pendura o paletó na cadeira do trabalho. Os correalizadores do prêmio, o Instituto República e a Associação Agenda Brasil do Futuro, duas organizações sem fins lucrativos, acreditam que a concretização da potencialidade do país passa pela viabilização de projetos que sirvam de exemplo irradiador, aí incluída a premiação de experiências bem sucedidas no setor público.

Candidatos elegíveis de acordo com o regulamento do Prêmio Espírito Público, disponível no site www.premioespiritopublico.org.br, concorrerão nas seguintes categorias setoriais: Educação; Gente, Gestão & Finanças Públicas; Meio Ambiente; Segurança Pública.

Fonte: Assessoria de imprensa – Factoria Comunicação