PreocupaA�A?o com SeguranA�a do Trabalho deve ser permanente, defende desembargador do TRT-SC

Desembargador-26.10.14DSC_00621a�?PrevenA�A?oa�? A� a palavra-chave que resume os objetivos do Programa Nacional Trabalho Seguro, uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da JustiA�a do Trabalho. A relevA?ncia desta iniciativa justifica-se, infelizmente, pelos dados ainda preocupantes: a�?Temos uma mA�dia de 700 mil acidentes de trabalho por ano, sem contar os acidentes domA�sticos e envolvendo servidores pA?blicosa�?, expA�e o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SC), Amarildo Carlos de Lima, em palestra no Instituto Federal Catarinense (IFC) CA?mpus Videira, na sexta-feira, 26 de setembro.

Criado em 2012 o Programa Trabalho Seguro busca contribuir para a diminuiA�A?o do nA?mero de acidentes de trabalho em todo o Brasil. a�?Estamos aqui para divulgar as diretrizes desse Programa e buscar parceiros na regiA?oa�?, destacou o desembargador, explicando que a aA�A?o A� conscientizadora e nA?o fiscalizatA?ria. a�?O MinistA�rio do Trabalho A� que tem competA?ncia multar as empresas por acidentes do trabalho. Nosso objetivo aqui A� evitar que eles aconteA�am, pois nenhuma aA�A?o judicial vai devolver uma vidaa�?.

O desembargador palestrou para um pA?blico de estudantes e empresA?rios, a quem explicou o contexto de criaA�A?o do Programa, a estrutura e as diretrizes que norteiam o trabalho em todo o paA�s. a�?A OIT, OrganizaA�A?o Internacional do Trabalho, pediu uma campanha global para prevenir acidentes e doenA�as ocupacionaisa�?, explicou enfatizando que as metas de reduA�A?o de acidentes se inserem em um contexto mundial. a�?HA? 20 anos pouca gente usava cinto de seguranA�a. Hoje essa cultura mudou. O nosso trabalho A� como um cinto de seguranA�a, atuamos na reeducaA�A?o, queremos mudar a cultura e salvar vidasa�?.

O desembargador tambA�m destacou o papel do judiciA?rio no combate aos acidentes de trabalho. a�?Hoje se reconhece um judiciA?rio mais prA?-ativo e envolvido com as questA�es cruciais da sociedadea�?, comentou e elogiou a atuaA�A?o do juiz do trabalho de Videira, Luiz Osmar Franchin, que acompanhou a visita do Desembargador A� cidade. a�?Eu fico muito satisfeito em perceber que Videira conta com pessoas comprometidas com a causa do Trabalho Seguroa�?.

A palestra do desembargador foi reforA�ada pela apresentaA�A?o do engenheiro de SeguranA�a do Trabalho da Epagri, Fernando Schlickmann JA?nior, que palestrou no perA�odo da tarde e da noite, e da procuradora do trabalho Bruna Bonfante, que palestrou A� noite.

O foco da apresentaA�A?o de Fernando Schlickmann foi a SeguranA�a do Trabalho no meio rural, apresentando conceitos e caracterA�sticas dos tipos de acidentes e doenA�as neste meio. JA? a procuradora Bruna Bolfante abordou a Norma Reguladora 36 (NR-36) do trabalho em frigorA�ficos, destacando os pontos principais da NR, como a quantidade de movimentos executada pelo trabalhador. a�?A NR traz alteraA�A�es que podem ser consideradas revolucionA?rias. AtA� agora o gargalo tem sido o trabalhador fazer mais movimentos do que seu organismo consegue naturalmente. Essa serA? uma importante adequaA�A?o daqui em diantea�?, afirmou.

Parceria
O Instituto Federal Catarinense CA?mpus Videira A� uma das mais de 30A�instituiA�A�es parceiras do Programa Trabalho Seguro no Estado. A parceria A� feita atravA�s do Curso TA�cnico em SeguranA�a do Trabalho, que promoveu a vinda do desembargador para Videira. A diretora do IFC, Rosangela Aguiar Adam, agradeceu a presenA�a do desembargador e demais autoridades e visitantes. a�?AgradeA�o a disponibilidade do desembargador Amarildo e sua equipe, bem como aos demais palestrantes que contribuA�ram para enriquecer o debate sobre esse importante temaa�?, destacou Rosangela afirmando que o IFC sempre estA? de portas abertas para colaborar no que for preciso.

Visita A� BRF
argumentative thesis statement, generic clomid. videira-segurancaT-1A agenda do desembargador tambA�m contou com uma visita A� BR Foods (BRF), frigorA�fico de grande porte que emprega mais de 3 mil funcionA?rios em Videira. AlA�m do desembargador, participaram da visita a diretora-geral do IFC, Rosangela Aguiar Adam, as professoras do curso tA�cnico em SeguranA�a do Trabalho do IFC, Fernanda Zanotti e MA?rcia SchA?ler, o juiz do trabalho, Luiz Osmar Franchin, e o engenheiro de SeguranA�a do Trabalho da Epagri, Fernando Schlickmann JA?nior.

A equipe foi recebida na BRF pelo diretor da unidade de Videira, Giovani Lazzarin MendonA�a, que juntamente A� sua equipe de gerentes apresentou o Processo SSMA a�� SaA?de, SeguranA�a e Meio Ambiente, iniciativa implantada pela empresa para reduzir acidentes e melhorar as prA?ticas relacionadas ao trabalho.O desembargador Amarildo Lima elogiou a iniciativa. a�?Gostaria de convidar a BRF para ser parceira no Programa Trabalho Seguro. O SSMA tem excelentes prA?ticas que podem ser incorporadas ao a�?Banco de boas prA?ticasa�� que temos no Programaa�?.

videira-segurancaT-2

* Texto e fotos: CECOM/Videira.